Bom dia, 29 de Maio de 2020

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2020"

Conmebol planeja volta de Libertadores e Copa Sul-Americana em setembro

Quinta - 28/05/2020 - 08h30
Foto: Reprodução

Após dois meses e meio de paralisação, a Conmebol tem uma estimativa de retorno para suas duas principais competições de clubes, a Libertadores e a Copa Sul-Americana. Em entrevista à “TyC Sports”, uma emissora argentina, o secretário-geral da entidade, Gonzalo Belloso, disse que eles trabalham uma possível volta em setembro. “Estamos organizando reuniões com todos os governos. O futebol é uma indústria de tantas que estão sofrendo com a pandemia. O problema mais difícil que enfrentamos é a da migração das equipes e os aeroportos. Queremos voltar em setembro a jogar as Copas. De pouco a pouco, vamos tratando de cumprir nosso papel e estamos escutando aos especialistas “, afirmou. O mandatário ainda falou que a vontade do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez , é que as duas competições terminem em campo, além de não ter seus formatos alterados, com a mesma quantidade de partidas. Gonzalo Belloso, no entanto, falou sobre a possibilidade dos torneiros serem finalizados em 2021 não é visto como um problema para a Conmebol. “Se tiver que terminar ano que vem, que termine ano que vem. Não há nenhum problema terminar em janeiro. ambém temos que levar em consideração todos os calendários locais para que possam jogar os torneios locais em seus países. Trabalhamos paralelamente com os países para ver o que eles planejam”, ressaltou. A Libertadores de 2020 foi paralisada após a disputa da segunda rodada da fase de grupos. A Sul-Americana teria sua segunda fase disputada nos dias 20 e 27 de maio. A Conmebol espera a abertura de todas as fronteiras no continente para ter um cenário favorável ao retorno de suas competições.

Criança morre em Brumado após botijão de gás explodir. Vítima foi identificada

Quinta - 28/05/2020 - 08h00
Foto: Reprodução | Whatsapp

Na tarde desta quarta-feira (27), uma criança morreu após ter o corpo queimado em uma explosão em uma casa na comunidade de Lapinha, zona rural de Brumado, no Sudoeste da Bahia. De acordo informação, a menina de 9 anos estava próximo a um fogão, quando o botijão de gás explodiu. A criança sofreu graves ferimentos e morreu ainda no local. A mãe dela e outra criança estavam do lado de fora da residência no momento do acidente. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar preservou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo foi levado ao IML-Instituto Médico Legal de Brumado para realização de exame de necropsia.

Aneel anuncia bandeira tarifaria verde até dezembro de 2020

Quinta - 28/05/2020 - 07h30
Foto: Informe Sudoeste

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira verde acionada até o dia 31 de dezembro deste ano. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26), em  reunião da Diretoria do órgão. Trata-se de mais uma medida emergencial da Agência para aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio ao cenário de pandemia da Covid-19. Os valores das bandeiras tarifárias são atualizados todos os anos e levam em consideração parâmetros como estimativas de mercado, inflação, projeção de volume de usinas hidrelétricas, histórico de operação do Sistema Interligado Nacional, além dos valores e limites do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD). Em 10 de março – um dia antes do anúncio de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) –, a Aneel havia proposto a discussão para o ciclo 2020/2021 dos valores adicionais. A proposta ficou em Consulta Pública no período de 12 de março a 27de abril. No entanto, os impactos da pandemia no consumo de energia e nas atividades econômicas alteraram de forma significativa os estudos e parâmetros utilizados na proposta da Agência. De acordo com análise dos técnicos da Aneel, que também levou em conta as contribuições à consulta pública, o cenário de redução de carga e as perspectivas de geração de energia tornam possível o acionamento da bandeira verde nos próximos meses. Além disso, os custos cobertos pelas Bandeiras Tarifárias estão contemplados na chamada Conta-Covid -  empréstimo ao setor elétrico feito junto a bancos públicos e privados, com o objetivo de aliviar os impactos da atual crise no setor elétrico. Assim, a Agência decidiu suspender o acionamento das bandeiras até o final do ano.

Lula admite que PT pode lançar Rui Costa como candidato à presidência em 2022

Quinta - 28/05/2020 - 07h00
Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu que o partido avalia lançar o nome do governador da Bahia, Rui Costa (PT), como candidato à presidência da República em 2022. “A única coisa certa nesse momento é que não vou disputar as eleições em 2022 por causa da minha idade. Contudo, podemos lançar o Rui Costa ou apoiar outro nome como o governador do Maranhão, Flávio Dino, sem nenhuma dificuldade. Estamos aqui para conversar”, disse hoje (27), em entrevista à rádio Jovem Pan Aracaju. Na ocasião, Lula contou que independentemente do nome escolhido, ele vai participar como cabo eleitoral do candidato apoiado pela sigla.  “Independente de quem seja escolhido, estarei no palanque como bom cabo eleitoral que sou e pela força do PT hoje o maior partido do Brasil”.

Covid-19: Bahia consegue diminuir taxa de transmissão para 3,3% nos últimos dias

Quarta - 27/05/2020 - 10h00
Foto: Reprodução

Se em Salvador o “feriadão” ainda não surtiu efeito, em toda a Bahia o número é positivo. Nos últimos cinco dias, a taxa de transmissão foi de 3,3%, conforme disse o secretário de Saúde do Estado, Fabio Vilas Boas, ao Metro1. Mais cedo, o governador Rui Costa afirmou que a Bahia atingiu um platô de contaminação do coronavírus, que é um nível estável precedente do declínio da curva de contágio. Segundo o petista, se o dado se mantiver por mais quatro dias, há um indicativo de convergência das curvas de contágio e curados.  As últimas 24h a queda de casos ativos foi de 0,1% e nas últimas 48h foi de 0,7%, o que confirma uma estabilidade de casos de coronavírus no Estado. Em Salvador, a média de transmissão da doença é de 5,9% nos últimos cinco dias. Na semana passada esse número era 5,7%.

Dom Basílio: Oposição lança atual presidente da Câmara como pré-candidato a prefeito e vereador Edy Frutas contrapõe: “teremos três candidatos”

Quarta - 27/05/2020 - 09h30
Por: Blog Regional
Foto: Reprodução | Blog Regional

O município de Dom Basílio, região Sudoeste da Bahia, poderá ter três candidatos a prefeito nas eleições de 2020, segundo apurou a reportagem do Blog Regional. O atual prefeito Roberval Meira, que vem se destacando por fazer diversos trabalhos dentro do município será o candidato natural da situação para a reeleição. Na tarde da última segunda-feira (25), o médico e ex-prefeito Alfredo Machado Matias em entrevista à Rádio Portal Sudoeste, declarou que o candidato da oposição será João Marcos Almeida Oliveira, o Marcão, atual presidente da Câmara de Vereadores. “Estou escolhendo um filho do lugar, que conhece toda a realidade do município, e dessa vez, um agricultor, que trabalha mesmo na enxada, que confere a bomba pra irrigar sua terra e plantar sua roça, e sabe mesmo o que o agricultor precisa, porque Dom Basílio é movido pela agricultura”, disse Alfredo. Porém, quem não ficou satisfeito foi o vereador Edy Frutas que, em áudio compartilhado nas redes sociais, disparou dizendo que Dom Basílio terá três candidatos a prefeito, desejando boa sorte ao ex-prefeito Alfredo Matias e ao colega Marcão. Seguiu dizendo que o povo de Dom Basílio está cansado de ter um candidato que é “mandado” por pessoas que não reside no município, fazendo referência ao médico que possui residência e atividade profissional no município de Livramento de Nossa Senhora. Mesmo com Alfredo declarando que Marcão não será manipulado por ele, Edy Frutas rebateu dizendo: “Boa sorte, vamos ter três candidatos, teremos a terceira via, o eleitor terá a opção de votar no candidato Edy Frutas pela liberdade do povo de Dom Basílio, desejo tudo de bom. Se o senhor pode tomar um rumo, também tomarei o meu”. A menos de cinco meses para as eleições de 2020, a briga pela prefeitura de Dom Basílio se acirra e já causa racha no principal grupo de oposição que pode se enfraquecer nas eleições de 2020, levando o atual prefeito Roberval Meira, que é Franco favorito, a um caminho mais fácil para seu segundo mandato.

Conquista tem mais de 3 mil casos suspeitos de dengue nos primeiros cinco meses do ano

Quarta - 27/05/2020 - 09h00
Foto: Reprodução

O município de Vitória da Conquista registrou 3.342 casos suspeitos de dengue nos primeiros cinco meses do ano, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 22 de maio. De acordo com o boletim, até o momento, foram confirmados 319 infecções e duas pessoas já morreram por dengue hemorrágica. Até a última sexta (22), o Centro de Controle de Endemias já registrou em Vitória da Conquista  481 casos suspeitos de Zika notificados, apenas três pessoas tiveram resultados confirmados laboratorialmente, 38 foram descartados e 71 apresentaram diagnóstico inconclusivo em relação à doença. Outras 369 pessoas notificadas com suspeita aguardam resultado laboratorial. Também foram notificados 301 casos suspeitos de Chikungunya, sendo três casos confirmados laboratorialmente e 298 que ainda aguardam resultado laboratorial. O aumento no número de ocorrências de casos durante este ano de 2020 já era previsto pelo Ministério da Saúde desde 2019, quando sinalizou que, no Nordeste e nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, haveria um aumento significativo de notificações de Dengue, Zika e Chikungunya, por conta do vírus do tipo 2 que está circulando nessas regiões. Esse tipo ainda não havia circulado nessas regiões e, por isso, uma vez que as pessoas não tiveram contato com ele, a possibilidade de contaminação é grande.

Inscrições no Enem terminam nesta quarta (27)

Quarta - 27/05/2020 - 08h30
Foto: Reprodução

Termina às 23h59 desta quarta-feira (27)  o prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta os interessados que não deixem para a última hora e lembra que quem solicitou a isenção da taxa de inscrição precisa se inscrever, assim como os demais participantes. Os dados declarados pelos candidatos devem ser conferidos e apenas alguns deles podem ser modificados na página do participante, durante o acompanhamento da inscrição. No caso da escolha do município para fazer a prova, por exemplo, o Inep pede cuidado reforçado, porque, após o encerramento do prazo, não será possível trocar. Além disso, é necessário memorizar a senha ou anotá-la e guardá-la em local seguro, porque é com ela que o participante irá acompanhar todas as etapas de execução do exame. Feita a inscrição, o pagamento do boleto, no valor de R$ 85, só pode ser feito até amanhã. De acordo com o último balanço divulgado pelo Inep, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2020.
Data das provas: Por causa da pandemia do novo coronavírus, no fim de junho será feita uma enquete com os estudantes inscritos, na Página do Participante. As datas do exame serão definidas após a consulta.

Targino Gondim sofre acidente de carro na Linha Verde

Quarta - 27/05/2020 - 08h00
Foto: Reprodução

O forrozeiro Targino Gondim sofreu um acidente nesta terça-feira (26), no Km 169 da BA-099, mais conhecida como Linha Verde. De acordo com informações obtidas pelo BNews, havia muita água na pista no momento do acidente, o que fez o veículo aquaplanar e em seguida capotar duas vezes. O veículo tem placas de Belo Horizonte (MG). Segundo a assessoria de imprensa do cantor, o acidente aconteceu no sentido Salvador. Targino viajava sozinho no carro e não teve ferimentos.

Coelba anuncia que pagamento de conta de luz pode ser feito com cartão do auxílio emergencial

Quarta - 27/05/2020 - 07h30
Foto: Informe Sudoeste

Foi anunciado pela Companhia Elétrica da Bahia (Coelba) que o pagamento de contas de beneficiários do auxílio emergencial pode ser efetuado com o Cartão Virtual da Caixa Econômica Federal. A Coelba informou que incorporou a modalidade à plataforma de pagamento no site da distribuidora e, com isso, os clientes podem quitar, inclusive, faturas de meses anteriores caso estejam em aberto. De acordo com a companhia elétrica, a nova medida irá beneficiar clientes de baixa renda, que estão cadastrados na Tarifa Social que ultrapassem 220 kwh, limite de isenção da tarifa estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O cartão de débito virtual é gratuito e deve ser emitido por meio do Internet Banking ou do aplicativo Caixa. Para efetuar o pagamento da fatura de energia, é necessário acessar o site da Coelba.

Rio de Contas: Barragem Luiz Vieira passará por reforma

Quarta - 27/05/2020 - 07h00
Foto: Kal Comunicação

O Departamento Nacional de Obras Contra Secas (DNOCS) deve iniciar em breve as obras de reforma da Barragem Luiz Vieira em Rio de Contas. Na manhã do último sábado (23), autoridades do município se reuniram com representantes do órgão e da empreiteira responsável a fim de tratar sobre o início das obras. Em julho do ano passado, a Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa da Bahia, esteve em Rio de Contas para fazer uma avaliação da barragem. O motivo da fiscalização foi por conta do relatório emitido, à época, pela Agência Nacional das Águas (ANA), que apontava a Barragem Luiz Vieira como um dos dez açudes baianos, construídos pelo DNOCS, que apresentava potencial risco de rompimento. A reforma era uma reivindicação antiga dos moradores das cidades de Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, que temiam por um rompimento. 

Caetité: Cidadãos podem ser multados em R$ 100 devido ao não uso de máscara

Segunda - 25/05/2020 - 10h00
Foto: Reprodução

Com o avanço do coronavírus pela região sudoeste, o prefeito Aldo Gondim (PSD) endureceu as medidas de combate à proliferação do vírus na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Publicado no Diário Oficial, o decreto nº 044/2020 prevê multa de R$ 100 para quem for flagrado sem máscara em estabelecimentos comerciais do município. Na primeira ocorrência, os fiscais da prefeitura irão advertir o cidadão, que, em caso de reincidência, será multado. O documento estabelece ainda que o comércio poderá ser fechado e ter o alvará cassado na hipótese de permitir a entrada dos clientes sem máscara. O gestor também impediu o funcionamento de alguns tipos de comércios nos sábados e domingos a partir da semana que vem. Já o funcionamento de bares nos dias de sábado e domingo já ficam proibidos. As barreiras sanitárias nas entradas da cidade serão reforçadas.

Auxílio de R$ 600 pode ser pedido por Correios

Segunda - 25/05/2020 - 09h00
Foto: Informe Sudoeste

A partir de junho, o auxílio emergencial do Governo Federal poderá ser solicitado em agências dos Correios. Os R$ 600 (R$ 1.200 para mães solteiras), pago a pago a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados, foi criado para conter os danos causados pela crise de coronavírus. Em nota, os Correios confirmam que irão apoiar o cadastramento de pessoas no auxílio a partir de junho, mas não anunciaram uma data específica. Segundo eles, “as agências estão, nesse momento, em processo de adaptação dos sistemas para realização do serviço”, mas que maiores informações sobre o serviço serão divulgadas pelos canais de contato da estatal.

Ibicoara: vereador cassado tem recurso negado pelo TJ-BA

Segunda - 25/05/2020 - 08h30
Por: Informe Barra
Foto: Reprodução

Em setembro de 2018, na ocasião vereador e vice – presidente da Câmara de Ibicoara, Neilton Amorim Ferreira (PTB) teve o seu mandato cassado pela  Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Ibicoara, acusado de uso e tráfico de drogas. O vereador negou as acusações e alegou perseguição política. Ele impetrou recurso em decorrência da decisão, mas teve o pedido negado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), conforme decisão publicada nesta quarta-feira (20) pela desembargadora Rosita Falcão de Almeida Maia.

Caesg aprende drogas durante ação em Barra da Estiva

Segunda - 25/05/2020 - 08h00
Foto: Reprodução

Na última quinta-feira, 21, a guarnição  Caesg realizava policiamento tático móvel, juntamente com uma guarnição da 34ª CIPM, pelo bairro Alto do México, na cidade de Barra da Estiva, quando avistaram um indivíduo em atitude suspeita e ao proceder com a abordagem, foi encontrado em seu poder, 01 (uma) peteca de substância análoga à cocaína ,momento em que o mesmo informou que em sua residência. no mesmo bairro, existia uma quantidade da mesma substância. No local indicado, onde foi franqueada a entrada na residência pelo padrasto do mesmo, foi encontrado em um cômodo dentro de uma sacola plástica 52 petecas de substância análoga a cocaína. Dando continuidade a diligencia foi informado pelo indivíduo que em outra residência existia outro homem que praticava ilícito de tráfico de drogas, o qual foi localizado, sendo encontrado em sua posse dois tabletes de substância análoga à maconha, balança de precisão e a quantia em espéciede R$ 20,00. Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos indivíduos, os quais foram conduzidos até a delegacia  de Brumado onde foi lavrado flagrante.