Boa noite, 22 de Novembro de 2019


Resultado da busca pelo arquivo de "07/2019"

Bahia: Estudo aponta mais de 7 mil casamentos infantis são registrados no estado

Quarta - 31/07/2019 - 08h00
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (30), ocorreu no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores de Salvador dados sobre o casamento infantil no Brasil e na Bahia. “Tirando o Céu – Estudo Sobre Casamento Infantil no Brasil”,  foi apresentado no Centro Cultural da Câmara Municipal, no Centro, e visa entender melhor as causas e as principais consequências dos casamentos infantis. O Brasil é o quarto país no ranking dos 20 países com maior número absoluto de casamento de meninas, perdendo apenas para a Índia, Bangladesh e Nigéria, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Também está entre os cinco países com os índices mais altos de casamento infantil na América Latina, segundo a Girls Not Brides, Exploratory Research: Child Marriage in Latin American. O estudo considerou, em termos quantitativos, a realidade em todo o país e, qualitativamente, de quatro cidades: Salvador, Camaçari e Mata de São João, na Bahia; e Codó, no Maranhão. Nas cidades baianas da amostra pesquisada, os casamentos e as uniões foram motivados por quatro causas principais: gravidez, perda da virgindade, saída de lares conflituosos e desejo/amor. A Plan teve como base de estudo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde. Em 2016, na Bahia, o instituto registrou 60 mil casamentos, 7.770 tinham entre um dos conjugues crianças e adolescentes.

Susto! Aldair Playboy dá Salto Mortal no palco e cai em cima do público

Quarta - 31/07/2019 - 07h30

O cantor Aldair Playboy assustou a plateia que compareceu, neste fim de semana, ao show na cidade de Alcântaras, no interior do Ceará. Conhecido nacionalmente por conta do hit ‘Amor Falso’, gravado com Kevinho e Wesley Safadão, o artista caiu do palco após dar um salto ‘mortal’. Aldair cantava a música Trip do Boyzinho quando resolveu executar a acrobacia. No entanto, o salto não terminou com um final feliz e o artista de 23 anos se desequilibrou, caindo do palco. Apesar do susto, o paraibano passa bem. Veja o vídeo

Prefeito de Barra da Estiva é punido por irregularidades em licitação

Quarta - 31/07/2019 - 07h00
Foto: Reprodução | Facebook

Na sessão desta terça-feira (30/07), o Tribunal de Contas dos Municípios votou pela procedência parcial de termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Barra da Estiva, João Machado Ribeiro, por irregularidades em processo licitatório realizado para contratação de clínicas e diversos profissionais da área da saúde, no exercício de 2017. O relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, multou o gestor em R$5 mil. A relatoria constatou a existência de falhas formais no procedimento adotado pela prefeitura para a escolha e contratação das pessoas físicas e jurídicas que viriam a prestar os serviços na área da saúde, especialmente no que diz respeito à forma de escolha dos prestadores e sua remuneração. O Credenciamento nº 001/2017 não observou adequadamente os requisitos legais exigidos dos procedimentos licitatórios, haja vista que estabeleceu, desde o início, critérios que não combinam com o instituto do credenciamento, a exemplo de número de vagas, remuneração mensal e carga horária para os prestadores de serviço. “Tais critérios não são admissíveis, já que a sistemática do credenciamento pressupõe a pluralidade de interessados e a indeterminação do número exato de prestadores suficientes para a adequada prestação do serviço e do atendimento do interesse público, de forma que quanto mais particulares tiverem interesse na execução do objeto, melhor será o atendimento ao interesse público”, destacou o relator. Para o conselheiro José Alfredo Dias, os parâmetros próprios do sistema de credenciamento são os quantitativos de procedimentos realizados, ou seja, remuneração por serviço efetivamente prestado, mediante tabela previamente estabelecida quando da deflagração do procedimento licitatório, adotada com base em estudos de valores de mercado, de forma a comprovar a vantajosidade para a administração. Também foi considerada irregular a designação de três profissionais contratados por meio do referido processo de credenciamento para assumirem funções de coordenadores nas áreas de saúde da prefeitura, tendo em vista que a coordenação de atividades do serviço público é própria de cargos de direção e chefia, funções de confiança que devem ser providas por meio da designação de servidor público do quadro efetivo ou por cargos em comissão. Em relação a não apresentação do processo licitatório, o gestor encaminhou, mesmo que de forma intempestiva, cópia completa do procedimento de credenciamento em março de 2017. Cabe recurso da decisão.

Brumado: Faculdade Pitágoras oferece Curso presencial de Direito com condições especiais até dia 31/07

Terça - 30/07/2019 - 17h51

A Faculdade Pitágoras de Brumado está com condições especiais até quarta-feira 31/07 para o curso presencial de Direto. As aulas são 100% presenciais, de segunda a sexta-feira das 19:00h às 22:00h. Os cursos de graduação disponíveis na unidade são; Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Segurança Privada. Faculdade Pitágoras de Brumado, rua Eugênia Dantas Araújo, 55 - Birro Hospital (Próximo a Igreja Santa Rita). Confira também descontos exclusivos para servidores públicos, militares, empresas parceiras da CDL de Brumado e Livramento. Na Pitágoras você ainda conta com um financiamento privado. Para mais informações ligue (77) 3453-1246 ou (77) 98124-5622.

Projeto prevê revitalização de praça em Jussiape

Terça - 30/07/2019 - 09h00
Foto: Divulgação

Um projeto, que deverá ser executado na atual gestão, deverá reunir novos elementos do paisagismo e urbanismo, que tem como principal objetivo tornar a praça Dr. Procópio Pereira de Alencar, na região central da cidade, um espaço de permanência, que ofereça convívio para a população. O projeto foi anunciado nesta quarta-feira (24) à imprensa. A proposta inclui um modelo com atividades na área completa da nova praça, como apresentações artísticas e canteiros para privilegiar as árvores. Além disso, o projeto inclui bancos no que pretende ser uma área de convivência para atrair mais moradores que transitam pelo local. A ideia é tornar uma praça para que a população se aproprie e cuide, se tornando, então, um espaço livre para recreação e lazer, com acessibilidade por piso tátil e rampas, em uma parte da cidade que atualmente está sem investimentos urbanísticos. Na última segunda-feira (24), o secretário de Administração e Governo de Jussiape Everton Novais oficializou com a Construmendes, empresa responsável pela execução da obra, uma ordem de serviços para a construção da nova praça, conforme previsto pelo Ministério da Cidade. A obra é oriunda de recursos obtidos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Cláudio Cajado (PP).

UNEB convoca para matrícula aprovados em 2ª chamada no Vestibular 2019

Terça - 30/07/2019 - 08h00
Foto: Informe Sudoeste

A UNEB convoca para matrícula os candidatos aprovados no Vestibular 2019, em segunda chamada, nos cursos da modalidade presencial nos campi da capital e do interior do estado, com entrada para o segundo semestre. Aqueles que optaram pelo sistema de cotas devem ficar atentos ao processo de validação (ver escalonamento) para o acesso às vagas, que acontece nos dias 2 e 5 de agosto, no departamento onde funciona o curso escolhido. Os modelos de declaração e demais documentos comprobatórios para o acesso ao sistema de cotas na UNEB está disponível no site do certame. Todos os aprovados (cotistas e não cotistas) devem realizar a matrícula, entre os dias 8 e 9 de agosto, na coordenação acadêmica do Departamento/Campus onde funciona o curso de sua opção das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, munido de todos os documentos exigidos no edital de convocação. A universidade informa que a ausência do candidato na data e horário estabelecido para sua matrícula ou a não apresentação da documentação requerida implicará na perda do direito à vaga. 

Polícia encerra investigação por estupro e não pede indiciamento de Neymar

Terça - 30/07/2019 - 07h30
Foto: Reprodução | Agência Brasil

A delegada Juliana Lopes Bussacos, da 6ª Delegacia de Defesa da Mulher em São Paulo, concluiu na tarde desta segunda-feira (29) o inquérito que apurava as acusações de estupro e agressão feitas pela modelo Najila de Souza contra Neymar. Segundo o jornal O Globo, a polícia decidiu não indiciar o jogador pelo crime. O Ministério Público Estadual de São Paulo (MP-SP), que também acompanhou a investigação, ainda não se manifestou. As promotoras do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica do MPSP têm 15 dias para dar andamento ao caso. As alternativas são: pedido de arquivamento, indiciamento ou novas apurações. Após a manifestação do MP-SP, a Justiça define se o processo segue em curso. A delegada solicitou o acesso às imagens das câmeras de segurança do hotel em Paris, na França, onde supostamente teria ocorrido o estupro. O inquérito, que começou 31 de maio, foi prorrogado durante o mês de julho para obtenção das imagens . O Ministério Público pediu as cópias dos inquéritos de extorsão, do suposto furto no apartamento de Najila e da divulgação de imagens íntimas da mulher, em apuração no Rio. Cosme Araújo, advogado de Najila Trindade, disse que ainda não foi comunicado oficialmente da conclusão do inquérito e que aguarda a manifestação do MP-SP e do judiciário. De acordo com o portal UOL, Neymar e seu estafe afirmaram que não se manifestarão sobre a decisão.

TJ-BA aprova desativação de 16 comarcas no interior

Terça - 30/07/2019 - 07h00
Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) aprovou nesta segunda-feira, 29, com 43 votos a 11, a desativação de comarcas de 16 municípios.  Grande parte dos desembargadores seguiram o voto do relator, que optou pela desativação das unidades de Antas, Cipó, Governador Mangabeira, Ibirataia, Igaporã, Itabela, Itajubá, Itaúna, Laje, Maragogipe, Pindobaçu, Presidente Jânio Quadros, Sapeaçu, Tanhaçu, Taperoá e São Félix. Foi decidido pelos desembargadores que devem ser criados Centros de Conciliação Extrajudicial nas cidades que tiveram as comarcas desativadas. Além disso, foi sugerido também que fossem criadas varas itinerantes, como existe na Justiça do Trabalho.

Rio do Antônio: Motorista bate carro em muro de residência e abandona veículo

Terça - 30/07/2019 - 06h30
Foto: WhatsApp | Informe Sudoeste

O motorista de um carro colidiu conta uma residencia, no último domingo (28), no município de Rio do Antônio. Segundo apurou o Informe Sudoeste um Gol verde escuro, com placa de Brumado, ficou com a frente destruída após colidir com a frente de uma residência. Com impacto da batida partes do muro ficaram espalhadas pelo passeio. Em apelo o proprietário da residencia postou diversas mensagens nas redes sociais "Quem for o dono, por favor compareça para que seja resolvido de forma amigável", "Uma boa conversa resolve tudo", "Não precisava abandonar o veículo" disse o proprietário do Imóvel. Ao tomar conhecimento das mensagens o motorista entrou em contato com dono do imóvel e se comprometeu a retirar o carro e concertar o muro. Não ah informações sobre o que teria motivado o acidente.

Colisão entre ônibus escolar e caminhão mata duas crianças e deixa 15 feridas

Terça - 30/07/2019 - 06h00
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (29), duas crianças morreram e 15 ficaram feridas em uma colisão entre um ônibus escolar e um caminhão na cidade de Itapeva (SP). As informações são da Folha de S.Paulo. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o ônibus escolar bateu de frente com um caminhão que transportava madeira. O motorista do transporte escolar ficou preso entre as ferragens. De acordo com a Polícia Rodoviária, os feridos foram encaminhados à Santa Casa da região. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Bahia: Jovem é morta após ser esganada durante relação sexual

Segunda - 29/07/2019 - 10h30
Foto: Reprodução | Giro Ipiaú

Uma mulher foi morta pelo namorado enquanto mantinha relações sexuais com ele na noite deste domingo (28), na cidade de Itagi, sul da Bahia.De acordo com a Polícia Militar, após negar envolvimento com o caso, Joseph Antuann Santos Torres, 21 anos, afirmou que esganou e bateu em Adriele Santos Borges, 19 anos, que ficou desacordada e morreu em seguida. Segundo o suspeito, o casal tinha costume de praticar violência mútua durante o sexo, em comum acordo. O crime ocorreu por volta das 23h, na Rua Geraldo Chagas, no bairro Baixa da Colina, na casa onde a jovem morava com o namorado e a família dele. A vítima teria passado o domingo em casa com o namorado, além da cunhada e sogro. A polícia informou que já foi efetuado o levantamento cadavérico, e que, além do suspeito, algumas testemunhas foram ouvidas. O corpo de Adriele foi encaminhado para o IML da cidade de Ipiaú.

Livramento: Prefeito Ricardinho visita comunidades no interior do município

Segunda - 29/07/2019 - 10h00
Foto: Divulgação

O Prefeito do município de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho Ribeiro, esteve neste domingo (28) visitando a comunidade de Veredinha. Em seguida o mesmo esteve na comunidade de Tamboril, onde está sendo implantado um reservatório de água para abastecer a comunidade. Seguindo sua agenda, o Prefeito foi até a comunidade de Pedrinhas, onde em uma reunião com moradores aproveitou para ouvir as demandas daquela localidade.

Caetité: Homem morre atropelado após parar para ver acidente na BR-030

Segunda - 29/07/2019 - 09h30
Foto: WhatsApp | Informe Sudoeste

Um homem de 25 anos morreu após ser atropelado na noite deste domingo (28), após parar para ver uma colisão na BR-030, em Caetité, no Centro Sul baiano. Segundo o site Sudoeste Bahia, dois carros seguiam pela rodovia quando um foi atingido na traseira. Os condutores pararam os veículos às margens da rodovia e iniciaram uma discussão. Segundo testemunhas, Odair Lino da Silva parou para ver o acidente e acabou sendo atingido por um veículo modelo Fiat Strada que seguia pela via. Com o impacto, Odair foi lançado a vários metros de distância e sofreu múltiplas fraturas pelo corpo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado e constatou a morte no local. Segundo a Polícia Militar, o motorista do veículo responsável pelo atropelamento não parou para prestar socorro e fugiu. O veículo foi encontrado abandonado momentos depois próximo a um posto de combustíveis. Após perícia, o corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi onde passará por exames necroscópicos. Não há informações sobre o velório e sepultamento. A Polícia Civil instaurou procedimento para investigar o caso. Odair deixou uma filha recém-nascida e era primo de Janílson da Silva Fernandes, de 19 anos, que morreu após colidir com um ônibus interestadual no início da tarde da última sexta-feira (26), na BR-430, em Caetité

Livramento: Tribunal de Justiça transfere Juízes

Segunda - 29/07/2019 - 09h00
Foto: Alan Rich | Informe Sudoeste

Os juízes Dr. Antonio Carlos do Espírito Santo Filho e Dr. João Lemos Rodrigues foram transferidos da comarca de Livramento de Nossa Senhora, após decretos no diário oficial da justiça. O Juiz de Direito Antonio Carlos do Espírito Santo Filho, titular da 1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais, Registros Públicos e Acidentes de Trabalho da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, de Entrância intermediária, foi transferido para a 2ª Vara Criminal da Comarca de Barreiras, de Entrância Final. E Juiz de Direito João Lemos Rodrigues, titular da Vara Criminal, Júri, de Execuções Penais e Infância e Juventude da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, de Entrância intermediária, para a 1ª Vara Criminal da Comarca de Vitória da Conquista, de Entrância Final. Por determinação do Tribunal de Justiça da Bahia.

PRB tem contas rejeitadas e terá que devolver R$ 317 mil aos cofres públicos

Segunda - 29/07/2019 - 08h30

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) na Bahia teve as contas das eleições de 2018 rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e terá que devolver R$ 317.955,61 aos cofres públicos. A decisão foi publicada na sexta-feira (26) no Diário de Justiça do TRE-BA, porém as publicações só passam a fazer efeito na segunda-feira (29). O órgão aponta aplicação irregular de recursos do fundo especial para campanhas, que na época a legenda era presidida pela ex-deputada federal Tia Eron. Na decisão o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano alega que o partido só apresentou as contas referente a campanha para a Justiça após o prazo exigido pelo TRE-BA. O valor a ser devolvido pelo PRB-Ba é equivalente a 3% de tudo que o partido gastou na campanha.