Boa noite, 15 de Julho de 2019

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2019"

Livramento: Promotoria cobra organização da tradicional festa em Louvor ao Bom Jesus do Taquari

Segunda - 15/07/2019 - 14h00
Por: Bahia Notícias
Foto: Informe Sudoeste

O Ministério Público do Estado (MP-BA) recomendou que a prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano, regulamente a festa Louvor do Bom Jesus do Taquari, que ocorre entre 26 de julho e 6 de agosto. A medida, publicada nesta segunda-feira (15), atende um abaixo-assinado assinado por moradores do entorno da Praça Seis de Agosto, no bairro Taquari, onde ocorrem os festejos. A preocupação dos residentes é com excesso sonoro, além de instalações irregulares de barracas, risco na rede elétrica, entre outros incômodos. Autor da recomendação, o promotor Ruano Fernando da Silva Leite, pede que o prefeito José Ricardo Ribeiro adote várias medidas. Entre elas, organização do espaço, com vistas à segurança, à acessibilidade, ao fluxo de trânsito e ao deslocamento de serviços de urgência e emergência. À prefeitura também foi cobrado a organização dos espaços das barracas como da instalação e banheiros em número condizente com o público esperado. 

Licínio de Almeida: Polícia localiza e apreende drogas em bar no Bairro Montanha

Segunda - 15/07/2019 - 12h00
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Um homem de 34 anos, identificado sendo Gilmar Baleeiro, foi preso acusado de tráfego de drogas, na noite da última sexta-feira (12), durante rondas ostensivas pelo Bairro Montanha, na cidade de Licínio de Almeida. Segundo informações passadas ao Informe Sudoeste, após a polícia abordar um indivíduo, que não teve o nome divulgado, e encontrar com ele com uma “trouxa” de machona. O homem teria informado aos policiais que havia  adquirido a droga com Gilmar, proprietário de um bar próximo ao local da abordagem e velho conhecido da polícia por tráfico de entorpecentes. Ao chegar no bar uma revista foi feita onde uma “quantidade expressiva” de drogas análogas à maconha e à cocaína foram encontradas. Os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Caetité, juntamente com todo o material apreendido, onde permanecem à disposição da justiça.

Turismo cresce 11% na Bahia em maio

Segunda - 15/07/2019 - 11h00
Foto: Divulgação

A Bahia ficou na segunda colocação nacional em crescimento do turismo, com 11% em maio, em comparação com o mesmo mês de 2108, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE. O resultado da Bahia é maior do que o dobro do nacional (5,1%), na mesma base de comparação. As variações positivas vieram do Ceará (13,0%), Bahia (11,0%) e São Paulo (8,4%). Em contrapartida, as principais unidades que puxaram o volume para baixo foram: Distrito Federal (-6,6%), Santa Catarina (-4,8%) e Paraná (-1,2%). Pinheiro lembrou ainda que pesquisa do Instituto Datafolha cravou a Bahia como o melhor destino turístico do país, e a capital baiana foi a única cidade brasileira a constar na lista anual do The New York Times, com os melhores lugares a serem visitados em 2019.

Livramento: Maçonaria dá posse à nova diretoria para biênio 2019/2021

Segunda - 15/07/2019 - 10h30
Por: Portal Livramento
Foto: Reprodução | Portal Livramento

A Loja Maçônica Deus, União e Trabalho Livramentense, nº 93, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, deu posse no último sábado, dia 13/07/2019, à sua nova diretoria para o biênio 2019/2021. Presente na solenidade, Roque Tadeu Miranda Cambuí, representante da GLEB, deu posse ao novo presidente, Guto Rodrigues Tanajura, que sucedeu Ivan Teixeira Pires. Na solenidade, também tomou posse os 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente, Nilo Araújo Dourado e Noilton Leite Macedo.

Foto: Reprodução | Portal Livramento

Paramirim: Volume de água na Barragem do Zabumbão está em 20.477.000m³

Segunda - 15/07/2019 - 10h00
Foto: Divulgação

O presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre (CBHPASO), Anselmo Caíres divulgou na última quarta-feira (10), o volume de água atual na Barragem do Zabumbão em Paramirim. O volume é de 20.477.000m3 representando 32,60%, da sua capacidade total. No dia 23 de abril de 2019, fim do período chuvoso a capacidade divulgada foi em 23.446.000m3. 

Livramento: Mulher fica ferida após perder controle de motocicleta e cair no Bairro Taquari

Segunda - 15/07/2019 - 09h30
Foto: Reprodução | Livramento Manchete

Um acidente foi registrado na noite do último sábado (13), por volta das 19:00h, na Rua Geraldo Corrêa, no Bairro Taquari em Livramento de Nossa Senhora. Segundo o site Livramento Manchete, uma mulher identificada sendo Eduarda Cruz Silva Alves, 26 anos,  caiu da motocicleta que conduzia após perder o controle de direção do veículo nas proximidades do Comando da 46ª CIPM. Uma equipe do SAMU 192 prestou os primeiros socorros encaminhando posteriormente para UPA 24h. A Polícia Militar esteve no local para registrar a ocorrência.

Embasa luta por contratos, e tarifas vão para o BNDES

Segunda - 15/07/2019 - 09h00
Por: Raimundo Marinho | Mandacaru da Serra
Foto: Informe Sudoeste

A Embasa resolveu lutar pelos contratos mantidos com 366 municípios, talvez receosa de perdê-los com as novas regras previstas do PL nº 3261/2019, do senador Tasso  Jereissati, já aprovado no Senado. Foi enviado à Câmara e pode virar lei a qalquer momento, prevendo o fim dos “contratos de programas”, como os  da Embasa, e exigindo concorrência na contratação de serviços de saneamento. Prepostos da Embasa estão indo explicar aos municípios sobre a renovação dos contratos vencidos. Em Livramento de Nossa Senhora, a reunião foi no último dia 6, na Câmara de Vereadores. O contrato com o município durou 20 anos e venceu em 2018, mas a empresa continua operando, sem qualquer amparo legal. Enquanto isso, as queixas contra seus serviços aumentam a cada dia. No encontro, foi mostrado que a prestação de serviço poderá continuar através de um convênio, antes da vigência do PL, entre o município e o Estado da Bahia, permitindo a concessão com a empresa. 

O que o usuário paga à Embasa vai para o BNDES | Foto: Informe Sudoeste

A atualização legislativa prevê concorrência, competividade, eficiência e sustentabilidade econômica. A Agência Nacional de Água será a reguladora e fiscalizadora da prestação dos serviços. A Embasa busca firmar contratos de longo prazo, pelas velhas regras, e pode ser obrigada à privativação, ao contrário do que vinha sendo insistentemente negado pelo governador Rui Costa. Na reunião, o prefeito Ricardinho Ribeiro não confirmou a continuidade da Embasa nos serviços, preferindo esperar a evolução do processo, para definição de compromissos e benefícios bilateriais. Ele não descartou a possibilidade de contratar outra prestadora, o que pode levá-lo a esperar a transformação do PL em lei, que traz mais garantias de atendimento às necessidades da população. O projeto de lei estabelece o compartilhamento de riscos e de receitas, entre município e prestadora. Por 20 anos, a Embasa ignorou o saneamento local, pouco investiu e não prestou conta da arrecadação. O que arrecada no município, atualmente, creio que em outros também, vai direto para o BNDES, certamente em consignação por empréstimo não investido no município. Deve ser para a “caixa preta” do banco.

Brumado: Moto furtada é recuperada pela Polícia Militar no bairro Dr Juracy

Segunda - 15/07/2019 - 08h30
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Uma guarnição de Rádio Patrulha da Polícia Militar foi informada pelo CICOM na tarde do último domingo (14), que havia um homem suspeito empurrando uma moto no bairro Dr Juracy, fundo de uma cerâmica, em varredura no matagal foi encontrada a moto supracitada, que na noite anterior teria sido furtada. O veículo apresentado na 1º DT BRUMADO.

Luís Eduardo Magalhães: Homem é preso em flagrante ao filmar partes íntimas de mulher em loja

Segunda - 15/07/2019 - 08h00
Por: G1 Bahia
Foto: Reprodução

Um homem de 42 anos foi preso em flagrante ao filmar as partes íntimas de uma mulher em uma loja de roupas ,no centro de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Conforme informações da Guarda Civil, Lauro José dos Santos Filho estava gravando a vítima com um celular, por volta das 11h35, do sábado (13), dentro da loja, que fica na Rua Pernambuco. O suspeito foi flagrado pelas câmeras de segurança do estabelecimento. Em seguida, os seguranças da loja o abordaram e chamaram a Guarda Civil. De acordo com a Guarda Civil, Lauro José dos Santos Filho foi encaminhado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde está à disposição da Justiça.

Malhada de Pedras: Casal Brumadendese sofre grave acidente na BA-026

Segunda - 15/07/2019 - 07h30
Foto: Reprodução | Destaque Bahia

Por volta das 05:00h na manhã deste domingo (14), um acidente foi registrado na BA-026, trecho entre os municípios de Malhada de Pedras e Brumado. Segundo apurou o Informe Sudoeste, um casal de prenomes, Célia e Sivaldo, estavam em um Gol de cor vermelha, que foi atingido na parte traseira por uma pick-up S10 preta,arremessando o veículo para fora da pista onde ficou completamente destruído. O casal teve apenas escoriações pelo corpo, já os ocupantes da S10 nada sofreram. A Polícia Rodoviária esteve no local registrando a ocorrência e encaminhando os veículos envolvidos no acidente para o pátio da PRE.

Plano de Desligamento Voluntário dos Correios tem adesão de 4,9 mil empregados

Segunda - 15/07/2019 - 07h00
Foto: Informe Sudoeste

O Plano de Desligamento Voluntário (PDV) aberto pelos Correios em maio deste ano teve a adesão de 4.881 empregados. A previsão da estatal era em torno de 7.300 funcionários. Dos cargos atingidos pelo PDV, 95% das adesões foram de atendentes comerciais e operadores de triagem e transbordo. De acordo com o G1, os desligamentos priorizaram os funcionários com maior idade, maior tempo de serviço e maior tempo de aposentadoria. Conforme a publicação, além das verbas rescisórias, a empresa concedeu um incentivo financeiro que variou entre R$ 25 mil e R$ 350 mil. No entanto, o empregado que aderiu ao PDV não teve direito a receber a multa rescisória de 40% do saldo do FGTS nem ao seguro-desemprego, por se tratar de desligamento voluntário. A empresa pública está tentando enxugar sua estrutura administrativa em meio à crise financeira – entre 2015 e 2016, a estatal acumulou prejuízos de R$ 4 bilhões. A estatal só voltou a ter resultado positivo em 2017, com lucro de R$ 667 milhões. Já no ano passado, o lucro foi menor, de R$ 161 milhões. Uma das medidas tem sido fechar agências no país. Em 2017, foram 250 unidades localizadas em municípios com mais de 50 mil habitantes. No ano passado, foram 41 agências fechadas. E, em maio deste ano, foram anunciadas 161 agências com atividades encerradas. Além disso, os Correios reduziram sua parte nos custos do plano de saúde dos funcionários e anunciaram a implantação de unidades compactas dentro de estabelecimentos comerciais.

Vitória da Conquista: Falso cirurgião-dentista é preso por exercício ilegal da profissão

Segunda - 15/07/2019 - 06h30
Foto: Divulgação | CRO-BA

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) em parceria com a Policia Militar conduziu em flagrante, neste sábado (13), Jonivaldo Barros Porto, exercendo ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista no município de Vitória da Conquista, reincidente, sento atuado anteriormente em 27 de março do ano corrente pelo CRO-BA. O falso dentista foi conduzido para delegacia e vai responder pelo exercício ilegal da profissão, cuja pena varia de seis meses a dois anos. Para o presidente do CRO-BA, Dr. Marcel Arriaga, quem incorre em crime que coloca em risco a saúde da população deve sofrer penalidade maior a que ora se atribui a prática do exercício ilegal. Segundo Dr. Marcel a classe odontológica aguarda a aprovação do projeto de lei 3063/08 que em seu texto original agrava a pena de reclusão de 2 a 6 anos e multa, punindo com efetividade aquele que exercer ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista. (Bahia Noticias)

Mulher derruba Padre Marcelo Rossi em missa e é detida pela PM; veja vídeo

Segunda - 15/07/2019 - 06h01
Foto: Reprodução

Após furar o esquema de segurança, uma mulher invadiu o palco e derrubou o padre Marcelo Rossi durante celebração neste domingo, 14. Era o fim do acampamento "Por Hoje Não" (PHN), voltado para jovens, em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo, neste domingo, 14. Cinquenta mil pessoas ouviam Rossi durante a missa. A missa era transmitida ao vivo pela internet. As imagens mostram a ministração do religioso quando, de repente, uma mulher de blusa branca vai em direção do padre e o empurra. Ele cai do palco, enquanto a mulher aparece sorrindo. A câmera muda de posição e mostra os fiéis atônitos. A mulher, de 40 anos, tem transtornos mentais, conforme a caravana da qual ela participava afirmou ao G1. De acordo com a Polícia Militar, a mulher foi retirada do espaço e levada à delegacia. O registro do caso está sendo feito pela equipe da Canção Nova, organizadora do evento. Após o incidente, o padre retornou ao palco e se negou a abrir um Boletim de Ocorrência (B.O.) contra a agressora. 

Livramento: Zio Machado o Faraó do Sertão, completaria 100 anos nesta segunda (15)

Segunda - 15/07/2019 - 00h00
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (15), é celebrado o centenário de Francisco Tanajura Machado, conhecido como Seu Zio ou ainda Faraó do Sertão. O ex-comerciante e fazendeiro ficou famoso por ter construído um túmulo faraônico no sertão baiano, em Livramento de Nossa Senhora (BA). Com mais de 20 mil quilos de cristais, a construção mede 25 metros de altura e tem vários andares decorados com pedras, fotos e documentos sobre a família e a região. O imponente mausoléu é situado no Cemitério Municipal de Livramento. Por seu desejo, ele foi mumificado e enterrado em pé no subsolo do monumento, logo após o seu falecimento em 31 de janeiro de 2017. “Estou fazendo para a posteridade. Para que a nossa civilização atual seja lembrada daqui a milhares e milhares de anos”, declarou Seu Zio sobre a construção, em matéria do Fantástico, em 2011. Nascido em 15 de julho de 1919, filho de Alfredo de Souza Machado e Ester Bela Tanajura Machado, ele foi tropeiro, comerciante, caminhoneiro, vereador, vendedor de pedras preciosas e fazendeiro. Cresceu trabalhando na lavoura do pai, como cortador de cana, carreiro e agricultor. Aos 21 anos, ganhou o mundo. Foi trabalhar como tropeiro, comerciante ambulante e garimpeiro em diversas regiões do país. Vendia esteira de palha, fumo, mudas de coco, artesanato, cereais, dentre outras coisas. Depois, em 1944, retornou a Livramento, onde continuou trabalhando no comércio. Em 1947, montou a “Loja do Compadre”, vendendo tecidos, louças, vidros, brinquedos, roupas, artigos de armarinho e outros artefatos. Também se dedicou ao minério e à pesquisa sobre as riquezas minerais da região, como cristal de rocha, cobre, ferro e manganês. Em 1949, casou-se com a sua prima Maria do Carmo Tanajura, com quem teve 11 filhos, 18 netos e 6 bisnetos. Em 2009, eles completaram Bodas de Diamante pelos seus 60 anos de casamento. Os dois viveram juntos até o seu falecimento. Participante ativo da vida política, social e cultural da cidade, Zio Machado fundou o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em Livramento. Foi também vereador, secretário da Câmara Municipal, delegado de polícia, adjunto do promotor de justiça, dentre outros cargos. Ajudou ainda a fundar diversas organizações sociais e políticas, como a Sociedade dos Trabalhadores de Livramento e o Clube de Campo Caiçara. Foi membro influente da Maçonaria, auxiliando na construção de unidades da Loja Maçônica na região e chegando ao cargo de Venerável Mestre. Por sua atuação, foi homenageado com a Comenda 2 de Julho pela Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia. Também valorizava a educação. Colaborou na criação do Colégio João Villas-Boas, onde veio a estudar o Curso Básico e, não satisfeito, formou-se em Contabilidade, por correspondência. Chegou a publicar dois livros, “Você quer ser feliz?”, com conselhos sobre a vida, e “Minhas andanças”, em que conta um pouco sobre a história da sua vida. Além da sepultura para a família no subsolo, a torre tem seis pisos superiores com fotos e documentos históricos da família e do município, arquivos de moedas brasileiras antigas desde a época do Brasil colonial, imagens de santos e outros ícones religiosos, espaço para meditação e mirante. Do alto, é possível ver a cidade e as serras que circundam o município.

Foto: Divulgação