Bom dia, 16 de Outubro de 2019



Resultado da busca pelo arquivo de "07/2019"

EMBASA: Promotor apura denúncias sobre má qualidade da água em Livramento

Segunda - 29/07/2019 - 07h30
Por: Raimundo Marinho | Mandacaru da Serra
Foto: Alan Rich | Informe Sudoeste

A 1ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, instaurou inquérito civil público para apurar denúncias de má qualidade da água fornecida pela Embasa, no município de Livramento de Nossa Senhora, além de irregularidades na pestação do serviço. O promotor Ruano Fernando da Silva Leite solicitou que a empresa forneça o plano de monitoramento e laudos de avaliação da água dos últimos seis meses, se há presença de agrotóxicos e cópia do contrato de concessão em vigor. Quer saber se a Vigilância Sanitária Municipal tem cumprido a fução de monitorar o serviço; e se há registro na Secretaria Municipal de Saúde de sintomas relacionados ao consumo de água contaminada, inclusive por agrotóxicos. O promotor (Portaria-23/2019) basea o inquérito em relatórios do VIGIAGUA.
(Clique aqui para ler a portaria do Ministério Público)

Livramento: Carro capota próximo ao balneário municipal trecho da BA-148

Segunda - 29/07/2019 - 07h00
Foto: Informe Sudoeste

Na manhã deste domingo (28), um Fiat Uno, de cor vermelha com placas de Abaíra, capotou em uma curva na BA-148 próximo ao balneário municipal Edílson Pontes, trecho do início da subida da Serra das Almas, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações apuradas pelo Informe Sudoeste, por volta das 05:20h da manhã, um homem identificado pelo pre nome Beto, teria saído de uma festa em Rio de Contas com destino a Livramento de Nossa Senhora a procura de um lugar para dormir, quando teria perdido o controle do veiculo vindo a capotar. O condutor teve ferimentos leves sendo socorrido por uma equipe do SAMU 192, e encaminhado para UPA 24h Dr. Marilton Tanajura Matias, onde passa bem. O veiculo ficou destruído interditando parte da pista que posterior foi liberada pela policia Militar.

Veterinário da Adab diz que órgão não vai permitir abate clandestino e venda de carne ao ar livre em Livramento

Segunda - 29/07/2019 - 06h30
Foto: Reprodução | 88FM

Em entrevista ao Jornal da 88FM na última sexta-feira (26), o médico veterinário e inspetor agropecuário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Clemente Fernandes, relatou que o órgão irá combater o abate de animal para venda de carne realizado de forma clandestina em Livramento de Nossa Senhora. “Para realizar a venda de carne a pessoa tem que ter uma empresa. Não se pode vender carne de forma ilegal. Quem vende carne em barraca está praticando um crime”, afirmou o veterinário. No caso da venda de carnes feitas ao ar livre, ou seja, sem a devida refrigeração, o Ministério Público da Bahia, por meio do promotor de Justiça de Livramento, Ruano Leite, oficializou no Diário Oficial da Justiça, que a Adab e a Vigilância Sanitária de Livramento encaminhem um relatório de inspeção realizado no Mercado Municipal e nos açougues de Livramento de Nossa Senhora, no prazo de 10 dias, contados à partir do dia 25 de julho. Clemente, na oportunidade, fez uma alerta a toda população de Livramento: “A carne tem que estar refrigerada, pois caso isso não aconteça, ela se transforma num veículo transmissor de doenças. Muitas pessoas já perderam a vida assim”, chamou à atenção, o inspetor. Para finalizar, Clemente ainda fez um aviso: “amanhã (27), em hipótese nenhuma, leve carne para feira livre, porque vocês poderão ser multados, poderão ter a carne presa, eu poderei chegar com a polícia e recolher tudo  e ainda registrar um boletim de ocorrência contra os senhores”, avisou Fernandes. 

Brumado: Carro roubado em festa de Itaquarai é encontrado parcialmente incendiado

Segunda - 29/07/2019 - 06h00
Foto: WhatsApp | Informe Sudoeste

Na noite do último sábado (27), um veiculo Prisma de cor preta, foi furtado durante os festejos de Nossa Senhora Santana no distrito de Itaquarai em Brumado. Segundo informações passadas ao Informe Sudoeste, o proprietário do veiculo procurou à polícia, informando que havia deixado o veículo estacionado próximo ao local da festa. Ao retornar ao local, percebeu que o carro havia sido furtado. Já no domingo (28), quase 12 horas após o veiculo ser furtado a policia recebeu a informação que o mesmo estaria abandonado em uma estrada vicinal na comunidade de Várzea Queimada, zona rural de Brumado. Em posse dessas informações, a equipe deslocou até o local e constatou a veracidade dos fatos. O veículo foi encontrado com o interior parcialmente queimado, aparelho de som retirado e com os pneus do lado direito estourado. O caso foi registrado na Delegacia de Brumado. A Polícia Civil investiga o caso.

Caetité: Torre de transmissão de energia cai e mata dois operários na zona rural

Sexta - 26/07/2019 - 08h30
Foto: WhatsApp | Informe Sudoeste

Duas pessoas morreram ao cair de uma torre na manhã desta quinta-feira (25), em Caetité, município do Centro Sul baiano. Segundo a Polícia Civil, no momento da queda da torre de transmissão, os dois funcionários trabalhavam em cima da estrutura de aproximadamente 40 metros de altura. Ainda segundo a polícia, as vítimas estavam realizando um trabalho de manutenção da torre na localidade de Lagoa de Félix Pereira, zona rural do município. Segundo o Sudoeste Bahia, a estrutura teria caído após um cabo de sustentação se soltar devido as fortes rajadas de vento. Dois funcionários morreram na hora e vários outros sofreram ferimentos pelo corpo. Eles foram socorridos e encaminhados a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, em Caetité. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos feridos. Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi e ainda não tiveram a identificação divulgada pela polícia. A perícia da Polícia Civil irá investigar as causas do acidente. Em nota enviada à redação, a empresa responsável pela montagem da torre informou que as causas do acidente estão sendo apuradas pela área de engenharia e segurança do trabalho e que toda assistência esta sendo prestada aos funcionários envolvidos e suas respectivas famílias.

Veículo invade posto de gasolina e fere duas pessoas em Feira de Santana

Sexta - 26/07/2019 - 08h00
Foto: Reprodução | Acorda Cidade

Um carro invadiu um posto de combustíveis localizado no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana, na manhã desta quinta-feira (25) e atingiu dois outros veículos, um Corolla e uma motocicleta. Conforme noticiou o Acorda Cidade, uma bomba de combustível ficou inclinada e ofereceu risco de incêndio. O Corpo de Bombeiros foi acionado e tomou as devidas medidas para evitar consequências maiores. Segundo o Sargento Adailton, do 2ª Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), o motorista do carro que invadiu o posto, Daniel Pedro Ramires, informou que a visão ficou muito embaçada e ele perdeu o controle da direção. No incidente, o cliente Sebastião Santos e o frentista Adalberto Filho foram atingidos. As duas vítimas foram conduzidas pelo serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Diocese de Livramento oficializa mudança de alguns Padres Diocesanos

Sexta - 26/07/2019 - 07h30
Por: Radio 88FM
Foto: Reprodução | 88FM

O bispo Dom Armando Bucciol, por meio de comunicado à comunidade católica, informa sobre a transferência de membros do clero diocesano. As mudanças foram oficializadas na última terça-feira, 23. O Padre Gonçalo, até agora, administrador da Paróquia de Barra da Estiva, foi transferido para a Paróquia de Ibitiara.  O padre Ademário, até agora, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento (catedral diocesana), foi transferido para a paróquia de Barra da Estiva.  Padre Adriano, até agora, vigário das paróquias de Érico Cardoso e Paramirim, foi transferido para a Paróquia de Boninal, ficando em Paramirim e Érico Cardoso aos cuidados do Padre Samuel.  Padre Rinaldo, até agora pároco de Dom Basílio, foi transferido para a Paróquia Rio de Contas e diácono Júlio César, em estágio pastoral na Paróquia de Piatã, foi transferido para a Paróquia de Dom Basílio, mesmo antes da sua ordenação que acontecerá num futuro próximo. Para finalizar, o padre Jandir, até agora administrador da Paróquia de Tanhaçu, foi transferido para a paróquia de Nossa Senhora do Livramento, substituindo, por tanto, o padre Ademário. As transferências dos padres será realizada nos próximos meses, onde Dom Armando estará realizando as celebrações de posse.

Aracatu: Brumadense é detido pela Cipe Sudoeste na BA-262 durante rondas

Sexta - 26/07/2019 - 07h00
Foto: Divulgação | Caesg

Em rondas pela cidade de Aracatu, nas proximidades da BA 262, a Guarnição CAESG 03 avistou um indivíduo em atitude suspeita em um ponto de ônibus, que ao avistar a viatura dispensou um volume ao solo. Ao efetuar abordagem o mesmo foi identificado com as iniciais T. R. S., sendo encontrado em poder do mesmo um cigarro de maconha e uma quantia em dinheiro. Indagado, informou que era residente da cidade Brumado e que estava hospedado em Aracatu na casa de sua avó, levando a guarnição até o local. A polícia encontrou no quarto onde o mesmo estava hospedado, em sua mochila de viagem, mais 03 (três) cigarros de maconha e 16 (dezesseis) petecas da mesma. Em diligência continuada, os policiais se deslocaram até a residência do indivíduo em Brumado onde foi apreendida ainda uma espingarda artesanal, tipo cartucheira e diversas embalagens plásticas de "geladinho" utilizadas comumente no acondicionamento de drogas; O indivíduo e todos os materiais apreendidos foram apresentados na DP de Brumado.

Wagner diz que Rui fará novo ato para saudar inauguração de aeroporto em Conquista

Sexta - 26/07/2019 - 06h30
Por: Breno Cunha
Foto: Alan Rich | Informe Sudoeste

O senador Jaques Wagner (PT) revelou que o governador Rui Costa (PT) está preparando uma festa para comemorar a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, no dia 1º de agosto. O evento acontecerá no mesmo dia da inauguração da Policlínica da cidade, segundo Wagner, que conversou rapidamente com jornalistas após a visita ao ex-presidente Lula, na sede da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba. “No dia 1º de agosto, o governador vai inaugurar a Policlínica e vamos fazer uma grande festa popular, como o povo de Conquista merece, para saudar o aeroporto. Infelizmente estamos vivendo um governo que vive da truculência”, disse, se referindo a Bolsonaro. Wagner falou ainda que Rui fez o correto ao convidar o presidente  para a inauguração do último dia 23. “Como ele [Bolsonaro] já tinha dado a mancada de tratar nós nordestinos de uma forma desrespeitosa, ele quiser ir pra lá. O problema é que ele quis tomar conta da festa. Com a redução do pessoal e a tentativa de fazer um palanque político-partidário, nós não fomos”, justificou. O senador ainda comentou a visita a Lula: “Eu gosto de dizer que a luta Lula Livre é igual à luta das mães argentinas, da praça de Maio, que não saíram da praça até saberem o destino de seus filhos. Não vamos sair do acampamento até que a Justiça seja feita”.

Livramento: Lançado edital de licitação para elaboração do plano municipal de saneamento básico

Sexta - 26/07/2019 - 06h00
Foto: Alan Rich | Informe Sudoeste

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) publicou neste mês de julho, no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação visando a contratação de empresa especializada para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), para os municípios de Caculé, Caetanos, Candiba, Cordeiros, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Matina, Mucugê, Nova Canaã, Palmas de Monte Alto, Piripá, Ribeirão do Largo e Tanque Novo. A abertura das propostas do edital está prevista para 20 de agosto de 2019. Conforme estabelecido na lei n° 11.172/2008, que institui os princípios e diretrizes da Política Estadual de Saneamento Básico, o PMSB é um instrumento da Política de Saneamento Básico do município, e a SIHS, por meio de sua Superintendência de Saneamento, elaborou o Termo de Referência para a contratação de empresa especializada, tendo como objetivo a prestação de serviços de assessoria técnica para a elaboração dos planos, visando contribuir com o desenvolvimento dos serviços de saneamento nos municípios. Para o apoio à elaboração desses PMSB, foi aportado um montante de quase R$ 2,5 milhões, oriundos do Ministério da Saúde/Funasa, da ação “Apoio a gestão do Sistema de Saneamento Básico em municípios de até 50 mil habitantes”, beneficiando, ao todo, uma população de mais de 200 mil habitantes. “A meta é a universalização dos serviços de saneamento básico no menor prazo possível e esse apoio às prefeituras só fortalece a prestação dos serviços no estado, promovendo saúde e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida da população”, destacou o titular da SIHS, Leonardo Góes.

Caminhão desengrena e por pouco não atinge condutor na BA-148

Quinta - 25/07/2019 - 11h30
Foto: Reprodução - Luiz Brito | Portal Sudoeste

Na tarde de quarta-feira (24), por pouco uma tragédia não foi registrada na BA-148, nas proximidades da Fazendinha, zona rural de Dom Basílio. Uma carreta modelo LS Volvo, carregada de postes de eletricidade, trafegava na rodovia sentido à Livramento de Nossa Senhora quando o motor "entrada de ar”. O condutor estacionou e ficou embaixo do motor tentando resolver o problema, quando de repente ouviu um estralo momento em que o tranporte começou a descer ladeira abaixo de ré e só parou quando o cavalo e a carroceria do veículo formaram uma espécie de “L”, tomando praticamente toda a via. “Ouvi um estralo e saí rápido de baixo, por pouco tinha atingido minhas pernas”, relatou o motorista à redação da Rádio Portal Sudoeste. Técnicos foram acionados para resolver o problema, que poucas horas depois conseguiram retirar a carreta do local. Apesar do incidente, condutores conseguiram transitar normalmente, usando o acostamento.

Riacho de Santana: Tio é preso suspeito de estuprar sobrinha de 5 anos

Quinta - 25/07/2019 - 11h00
Foto: Divulgação | Polícia Civil

Um homem, identificado como Manoel Alves de Oliveira, vulgo ‘Dedé’, 33 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira (24), suspeito de praticar estupro de vulnerável contra a sua própria sobrinha de 5 anos, em Riacho de Santana (BA). O mandado de prisão expedido pelo juiz Dr. Almir Edson Lélis foi cumprido por agentes da Polícia Civil Segundo o Portal Vilson Nunes, em abril deste ano, o Conselho Tutelar encaminhou um relatório denunciando o estupro contra a menor. Ao ser ouvida, a vítima confirmou a denúncia e relatou com detalhes como os abusos ocorriam. Em seguida, a menor foi submetida a exame de corpo delito e o laudo pericial confirmou a materialidade do crime. Diante disso, na semana passada, o delegado Dr. Antônio Rosélio, responsável pelo caso, representou pela preventiva do investigado, sendo na data de hoje deferida pelo magistrado e cumprido em caráter de urgência. O detido foi apresentado na Delegacia Territorial de Riacho de Santana, onde permanece preso à disposição da justiça. Ele foi interrogado e submetido a exame de corpo delito. Até a publicação desta matéria, a Polícia Civil não forneceu detalhes do depoimento do acusado.

Governo da Bahia afirma que gestão federal não comprou caminhões para aeroporto de Conquista

Quinta - 25/07/2019 - 10h30
Foto: Manu Dias | GOVBA

A Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia afirmou, através de nota, que os dois caminhões de Bombeiros do Novo Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, foram adquiridos pelo Governo Federal em 2014. Segundo a Secom, os veículos foram destinados, à época, para os aeroportos de Feira de Santana e Guanambi. Portanto não procede a informação divulgada pela Presidência da República, que afirmou ter feito o pagamento destes equipamentos na atual gestão. O Ministério da Infraestrutura afirmou, durante a inauguração do equipamento, que liberou dois carros para combater incêndios no Aeroporto Glauber Rocha. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, cada um dos veículos custou R$ 1,5 milhão. Em 2017, afirma o governo Rui, “em resposta a uma solicitação do Governo do Estado para aquisição de novos caminhões, visando atender o Aeroporto de Vitória da Conquista, o Governo Federal decidiu remanejar os veículos de Feira de Santana e Guanambi para Vitória da Conquista”.

Brumado: Homem é morto a tiros e outro fica ferido

Quinta - 25/07/2019 - 10h00
Foto: WhatsApp | Informe Sudoeste

Um homem morreu e outro ficou ferido na noite de quarta-feira (24) em Brumado. Segundo a Polícia Militar, um homem foi morto a tiros dentro de casa, na Rua Cassemiro Meira Sertão, no Bairro Malhada Branca e outro sofreu uma tentativa de homicídio na Rua Rio do Antônio, nº 904, no bairro São Jorge, sendo socorrido e encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto. Ainda segundo a PM, as guarnições ainda estão em operação para identificar e deter os autores dos disparos. Os crimes foram registrados na Delegacia de Brumado. Até o momento, ninguém foi preso.

Policia Civil realiza Operação ELEMENTO 79 Livramento

Quinta - 25/07/2019 - 09h30
Foto: Alan Rich | Informe Sudoeste

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (25) a operação "Elemento 79", onde são cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão em Livramento de Nossa Senhora. Segundo apurou o Informe Sudoeste, a operação contou com apoio da Policia Militar, e até o momento uma pessoa foi presa, e outras três foram conduzidas a delegacia de policia, ainda segundo apurou o site uma pessoa é considerada foragida. A Operação "ELEMENTO 79", acontece em Livramento após uma Joalheria ser arrombada na Praça 6 de Outubro no centro da cidade, onde elemento abriram um buraco na parede levando toda mercadoria das prateleiras, na madrugada do último dia 24 de junho. Dos objetos furtados estão alianças, anéis, correntes em ouro, e outras mercadorias de marcas conhecidas no mercado. A ação contou com o apoio de policiais militares e investigadores da DT de Livramento e da Sede da 20ª  Coorpin, Brumado.

Foto: Alan Rich | Informe Sudoeste