Boa noite, 16 de Julho de 2019

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2019"

Após brigar por pedaço de madeira; homem mata irmão na zona rural de Riacho de Santana

Sexta - 12/07/2019 - 08h30
Foto: Divulgação

Na noite da última quarta-feira (10), um homem identificado sendo Valdeir de Bastos Santana, 21 anos, foi preso por uma guarnição da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), acusado de matar o próprio irmão, no povoado de Brejo, na zona rural de Riacho de Santana. Segundo o Portal Vilson Nunes, o fato aconteceu por volta das 21h, após um desentendimento por causa de uma pedaço de Madeira. Na confusão, Valdeir atingiu o irmão Aldeir de Bastos da Silva, de 19 anos, com um golpe de faca, que causou a morte da vítima ainda no local. Após o homicídio, populares acionaram a PM, que deslocou rapidamente ao referido local e efetuou a prisão do indivíduo. Valdeir, juntamente com a arma branca (faca), utilizada no crime, foram apresentados na Delegacia de Polícia de Riacho de Santana. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus da Lapa para ser necropsiado. O delegado Antônio Rosélio lavrou o auto de prisão em flagrante. O acusado permanece preso à disposição da justiça.

Cerca de 100 famílias estão desalojadas em Coronel João Sá; moradores fazem relato

Sexta - 12/07/2019 - 08h00
Foto: Reprodução

Uma barragem de terra se rompeu, nesta quinta-feira (11), em um povoado do município de Pedro Alexandre, no nordeste da Bahia, localizado a cerca de 435 km de Salvador. De acordo com a Defesa Civil da cidade, as fortes chuvas que caem na região contribuíram para o rompimento da estrutura. Não há registros de feridos. Segundo a Superintendência de Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), o caso ocorreu por volta das 11h, no distrito de Quati. As informações são do portal G1 Bahia. A coordenadora da Defesa Civil da cidade, Carla Leão, informou que algumas casas que ficam no povoado foram invadidas pela terra, que se misturou com a água da chuva e formou uma lama. Entretanto, ainda de acordo com a coordenadora, não há feridos. O órgão entrou em contato com esses moradores e eles informaram que deixaram as casas antes do rompimento. O povoado está ilhado. Por volta das 12h20, equipes da Sudec, da Defesa Civil local e o Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso estavam fazendo vistorias na cidade. Os órgãos alertam para necessidade dos moradores de Coronel João Sá, vizinha à Pedro Alexandre, deixarem as casas. Coronel João Sá está na rota que a lama seguirá, explicou Carla Leão. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pedro Alexandre tem cerca de 16.695 moradores. Já Coronel João Sá tem uma população que chega a 17.066. As cidades são separadas por 33 km. Coronel João Sá
Segundo informações da prefeitura, os bairros que podem ser atingidos na cidade de Coronel João Sá são: Beira Rio, Bonfim, José Antônio dos Santos, Santo Antonio (Rua Velha), Galo, Barroquinha, além dos que estão próximos ao Rio do Peixe. A orientação é que as famílias procurem a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Por volta das 12h30, o prefeito Carlinhos Sobral divulgou no perfil oficial no Instagram as escolas que estão disponíveis para acolher a comunidade. As pessoas podem procurar abrigo no Colégio Municipal Maria Dalva, no Ruy Barbosa, Juracy Magalhães e no Paraíso Infantil.

Foto: Reprodução

Barra da Estiva: Passageiros denunciam descaso de empresa de transporte rodoviário

Sexta - 12/07/2019 - 07h30
Foto: Reprodução | Jornal da Chapada

Em Barra da Estiva, passageiros que fazem uso dos serviços de transporte rodoviário prestados pela Viação Novo Horizonte reclamam da qualidade e segurança dos veículos. Um deles, que preferiu não se identificar, disse que já foi lesado, desrespeitado e maltratado pela empresa. Segundo o usuário, os ônibus quebram nas estradas, atrasam e ainda não oferecem condições de higiene e conforto aos passageiros. De acordo com o Jornal Chapada, ele vai denunciar o descaso à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Ele ainda pede que outros passageiros também façam suas denúncias a fim de que a empresa tome providências urgentes.

Cães ganham bebedouro e comedouro na Avenida Botuporã em Paramirim

Sexta - 12/07/2019 - 07h00
Por: Blog Regional
Foto: Divulgação

O amor pelos cães inspirou um grupo de pessoas a buscar um projeto para a cidade de Paramirim, no intuito de garantir que os animais que moram na rua tenham algo para comer e beber. Há dois anos, alguns moradores da avenida Botuporã se uniram para prestar assistência voluntária para os cães de rua do seu bairro. Diariamente eles realizam pequenas tarefas como abastecimento de água, ração e o monitoramento das condições de cada animal. Com o passar do tempo outros vizinhos também se engajaram no projeto e passaram a colaborar com a manutenção de ração. No mês de junho foi feito uma vaquinha no valor de R$ 188,00 para a compra de um bebedouro e um comedouro para cães. No dia 10 de julho foi inaugurado o primeiro bebedouro e comedouro público da cidade de Paramirim. Ele foi instalado no jardim da fachada da Insofti, localizado na Avenida Botuporã. Qualquer pessoa pode fazer doação de ração, para isso basta ir até o local e abastecer o comedouro. Se alguém estiver interessado em adquirir os mesmos equipamentos para seu bairro basta entrar em contato pelo Zap (77) 99924-1314. “A verdadeira solidariedade começa quando não se espera nada em troca.”

Bolsonaro participará de inauguração no novo aeroporto em Vitória da Conquista

Sexta - 12/07/2019 - 06h30
Foto: Informe Sudoeste

Em sua primeira visita à Bahia, o presidente Jair Bolsonaro marcará presença na inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista no Sudoeste da Bahia, próximo dia 23 de julho (terça-feira). O novo campo de aviação substituirá o antigo, o Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, e tem 93,47% de recursos do governo federal. O terminal terá capacidade para atender cerca de  500 mil passageiros.

Livramento: Antigo Projeto Sertanejo começa a ser demolido; local será limpo

Sexta - 12/07/2019 - 06h00
Foto: Divulgação | Ascom

Na manhã da última quarta-feira (10), a construção do antigo Projeto Sertanejo começou ser demolida e o terreno passará por uma limpeza pela Prefeitura Municipal de Livramento. Há anos o Projeto Sertanejo, que era um programa da Embrapa, para desenvolvimento da região semiárida do Nordeste, foi desativado. A construção, que existe no local, esquina da Av. Dr. Nelson Leal e Rua Francisco Otaviano Tanajura, foi usada para diversos outros fins quando, nos últimos anos, foi totalmente abandonada, com isso, os moradores e comerciantes da região, próxima ao imóvel, passaram a sofrer com transtornos causados por insetos, ratos, além do matagal e escombros que causava uma péssima aparência em pleno Centro da cidade.

Foto: Divulgação | Ascom

Ao invés de presentes, senhora de 90 anos pede doações para Casa do Idoso

Sexta - 12/07/2019 - 05h35
Foto: Divulgação

A aposentada Maria do Carmo Tanajura Machado decidiu usar o seu aniversário de 90 anos para arrecadar doações para a Casa do Idoso em Livramento de Nossa Senhora. No lugar de presentes, ela pediu que os convidados dessem qualquer valor para a instituição. “Eu pensei o que vou fazer com tanto de coisa que vão me dar no meu aniversário? Para que eu quero tantos presentes?”, diz Dona Carmem, como é conhecida na cidade. Foi daí que surgiu a ideia de pedir doações. A instituição escolhida não poderia ser outra. “Como estou fazendo 90 anos, decidi ajudar idosos que precisam muito mais do que eu”, explica ela. Durante a festa, R$ 5 mil foram arrecadados para a caridade. As doações vão ajudar na construção da Casa do Idoso de Livramento. A entrega dos donativos vai ocorrer no domingo (14/7), às 16h. Na ocasião, a instituição fará uma confraternização aberta para convidados, doadores, parceiros e pessoas interessadas em conhecer o projeto.

Foto: Divulgação

Brumado: Homem é preso com drogas no bairro São Jorge após deúncia

Quinta - 11/07/2019 - 07h00
Foto: Divulgação | Policia Militar

Uma guarnição de Rádio Patrulha com apoio da SOint e sob comando do oficial de operações Ten PM Maciel, em rondas pelo bairro São Jorge, as GU’s receberam, na noite desta quarta-feira (10), uma denúncia de populares de que naquele bairro estaria ocorrendo intenso tráfico de drogas.  Após isso os policiais depararam-se com um elemento em atitude suspeita, que ao avistar a viatura, tentou evadir-se deixando cair dois papelotes com substância análoga a cocaína. As guarnições acompanhou o indivíduo de nome Islan conseguindo abordá-lo próximo a sua residência. Ao ser indagado sobre a quantidade de droga que havia dispensado, ele confirmou a existência de mais entorpecentes em sua residência. De forma imediata e em pronto emprego, as GU’s realizaram buscas no imóvel onde foi apreendida a seguinte quantidade de entorpecentes: 01 tabletes de aproximadamente 500g e 19 papelotes com substâncias análogas à cocaína, 07 porções menores de substância análoga à cocaína; 03 papelotes contendo substância análoga  à  maconha; 01 balança de precisão. Além disso, foram encontrados 02 recipientes contendo um líquido desconhecido. Diante disso, a guarnição da RP conduziu o suspeito para a Delegacia Territorial de Brumado, onde foi lavrado o BO e termo de apresentação e apreensão.

Palmas de Monte Alto: Homem fica ferido após colisão entre carro e motocicleta na BR-030

Quarta - 10/07/2019 - 11h00
Foto: Grupo Whatsapp


Na noite da última terça-feira (09), por volta das 19h, um homem identificado como Giuvan da Silva Gonçalves, 34 anos, ficou ferido, após colisão entre uma motocicleta Honda CG e um automóvel Chevrolet Prisma, na BR-030, em Palmas de Monte Alto. Segundo informações apuradas pelo Informe Sudoeste, o carro colidiu com a traseira da moto, levando condutor ao solo. Uma equipe do SAMU 192, foi acionada e conduziu Giuvan para o Hospital Municipal Milton Farias Dias Laranjeira, onde foi atendido e não corre risco de morte, o condutor do carro não sofreu ferimentos. A policia militar esteve no local e  encaminhou a motocicleta para a delegacia de policia. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Resultado do Fies está disponível na internet

Quarta - 10/07/2019 - 10h00
Foto: Divulgação

O resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) juro zero e do P-Fies já está disponível para consulta na página do programa na internet e nas instituições de ensino superior participantes. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação nesta terça-feira, 9, por volta das 20h. Nesta edição, foram ofertadas 46,6 mil vagas a juro zero. Os estudantes selecionados no P-Fies devem comparecer à instituição de ensino para validar as informações prestadas na hora da inscrição a partir desta quarta-feira (10). Já os selecionados na modalidade Fies devem complementar a inscrição no período de quarta, 10, a sexta, 12. Quem não foi selecionado na modalidade Fies juro zero pode ainda participar da lista de espera, entre os dias 15 de julho e 23 de agosto. Não há lista de espera do P-Fies. A pré-aprovação do financiamento na modalidade do P-Fies é de responsabilidade exclusiva dos agentes financeiros operadores de crédito que tenham relação jurídica estabelecida com instituições de ensino participantes.

Bahia enfrenta o Grêmio em jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil

Quarta - 10/07/2019 - 09h30
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (10), o Bahia entra em campo após quase um mês por conta da parada da Copa América, para enfrentar o Grêmio, em jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, na Arena do Grêmio, às 19h15. O Esquadrão tenta avançar a fase semifinal da competição pela primeira vez na história. Com hérnia de disco, o zagueiro Ernando não reúne condições de atuar, então o técnico Roger Machado vai escalar Jackson para formar dupla de zaga com Lucas Fonseca. No meio-campo, com a saída de Douglas Augusto para o futebol grego, o comandante tricolor deve colocar o garoto Ramires na posição.
GRÊMIO
O jogo contra o Bahia na Arena será o primeiro de sete partidas em 23 dias, até o jogo de volta contra o Libertad, pelas oitavas de final da Libertadores, no dia 1º de agosto. O técnico Renato Gaúcho agradeceu a parada para a Copa América, pois, o zagueiro Kanneman e o lateral Bruno Cortêz se recuperaram de lesão e estão à disposição. Além deles, o atacante Éverton Cebolinha fez uma excelente competição pela seleção brasileira e chega ao tricolor gaúcho cheio de moral
FICHA TÉCNICA: Grêmio x Bahia - Quartas de Final da Copa do Brasil (Jogo de ida)
Data: 10 de julho de 2019 (Quarta-feira)
Horário: 19h15
Local: Arena do Grêmio
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)

Rio de Contas receberá encontro de sanfoneiros entre os dias 26 e 28 de julho

Quarta - 10/07/2019 - 09h00
Foto: Divulgação

Acontece entre os dias 26 e 28 de julho a primeira edição do Encontro de Sanfoneiros de Rio de Contas. O evento que ocorrerá na cidade da Chapada Diamantina reunirá em seus três dias atrações como Targino Gondim, Del Feliz, Roberto Dantilly, Luizinho do Acordeon, Black do Acordeon, Hugo Luna dentre outros artistas regionais. O festival ocorrerá na Praça do Landim, local onde o projeto paisagístico se harmoniza com os elementos da natureza. Além das apresentações musicais, o evento terá artesanato, concursos e boa comida. Rio de Contas está localizada ao sul da Chapada Diamantina na Bahia. O município é considerado o mais antigo da região, tendo sido fundado há 296 anos, em 1723 por bandeirantes paulistas, do norte de Minas e Goiás, que buscavam ouro pelo Sertão.

Morre Paulo Henrique Amorim aos 77 anos

Quarta - 10/07/2019 - 08h30
Foto: Divulgação

O jornalista Paulo Henrique Amorim morreu na madrugada desta quarta-feira (10) aos 77 anos. Amorim morreu em casa, no Rio de Janeiro, quando sofreu um infarto fulminante — informação confirmada pela mulher dele. Paulo Henrique Amorim estava na Record TV desde 2003 e deixa um legado para o jornalismo brasileiro, uma vez que passou por diversos jornais, revistas e emissoras de televisão do país. Paulo Henrique estreou no jornal A noite, em 1961. Depois foi trabalhar em Nova York, como correspondente internacional da revista Realidade e, posteriormente, da revista Veja. Na televisão, passou pela extinta TV Manchete e pela TV Globo, também como correspondente internacional. Em 1996, foi para a TV Bandeirantes, onde apresentou o Jornal da Band. Depois, foi para a TV Cultura. Em 2003, foi contratado pela TV Record, onde apresentou o Jornal da Record. Ajudou a criar a revista eletrônica Tudo a Ver na emissora. Depois, assumiu a apresentação do Domingo Espetacular, onde ficou até junho deste ano. Amorim deixa uma filha e a mulher, Geórgia Pinheiro.