Boa noite, 16 de Julho de 2019

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2019"

Prefeitos Baianos vão a Brasília para incluir municípios na Reforma da Previdência

Quarta - 10/07/2019 - 08h00
Foto: Divulgação

Prefeitos de cidades baianas foram até Brasília participar de uma mobilização que aconteceu ontem (9) e hoje (10). O encontro tem como objetivo a votação de matérias de interesse dos governos locais e foi convocado nacionalmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e na Bahia pela União dos Municípios da Bahia (UPB). Estão entre as prioridades da mobilização, a inclusão dos municípios na Reforma da Previdência, o aumento do 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a partilha das receitas dos royalties do pré-sal com os municípios. Segundo Eures Ribeiro, presidente da UPB e vice-presidente da CNM, votar a reforma sem inclusão dos municípios vai gerar prejuízos. “Como está o texto fere a autonomia municipal. Prejudica quem já possui previdência própria e proíbe a criação de novos Regimes Próprios. Além disso, precisamos garantir que a previdência respeite a realidade local dos municípios pequenos. Mexer nas regras atuais do BPC e aposentadoria rural tem um enorme impacto negativo na vida do povo que mora no interior”, alega. O Congresso Nacional deve votar a cessão onerosa firmada entre o governo e a Petrobras na exploração de petróleo e gás na região do pré-sal. De acordo com Eures, a intenção é que a pauta avance para garantir que o leilão de exploração do pré-sal ocorra no mês de outubro e que os 30% da cessão onerosa sejam repassado aos municípios ao fim de dezembro deste ano. “Seria uma receita significativa para aliviar os cofres municipais no final do ano”, avalia. (BN)

Partiu Estágio: Governador anuncia 461 novas convocações

Quarta - 10/07/2019 - 07h30
Foto: Alan Rich | Informe Sudoeste

O governador da Bahia Rui Costa (PT) anunciou durante o programa Papo Correria, nesta terça-feira (9), a convocação de 461 estudantes para o Partiu Estágio. Serão convocados 408 estudantes para o edital de número 1 (lançado em janeiro deste ano) e 53 estudantes para o edital de número 2 do programa, publicado em março para reforço escolar na rede estadual de ensino. A convocação será feita nesta quinta-feira (11), através de envio de e-mail e SMS para os selecionados. Eles terão dez dias úteis a partir da data de convocação para apresentar a documentação exigida. A lista com os nomes dos selecionados também estará disponível para visualização na quinta, no site da Secretaria da Administração (Saeb).

Livramento: Suspeitos de terem assaltado correspondente bancário em Iguatemi são presos em Brumado

Quarta - 10/07/2019 - 07h00
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Por volta das 21h20min, após informações obtidas do Setor de Investigação da Polícia Civil, dando conta de que uma dupla teria cometido assalto no povoado de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, e que estariam em direção a Brumado,  o GRUPO B do PETO descolou-se à região da Magnesita, onde rapidamente identificou os indivíduos, os quais tentaram evadir, mas tiveram a fuga frustrada pela guarnição, ocasião em que foram encontrados com um revólver calibre .32 municiado, 2 aparelhos celulares marca Motorola e todo o dinheiro (R$ 1.812,75) levado do correspondente bancário do povoado citado. Os meliantes e todo o material apreendido foram levados e apresentados na sede Delegacia de Polícia, em Brumado.

Foto: Divulgação

Consumidores devem ficar alertas durante Liquida Bahia

Quarta - 10/07/2019 - 06h30
Foto: Divulgação

Pesquisar preços antecipadamente e guardar encartes, comprovantes ou folhetos são as melhores formas de garantir que a propaganda seja cumprida durante a 14ª edição do Liquida Bahia – campanha da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia (FCDL) que promete vender produtos com descontos. A promoção iniciada, na segunda feira (8), acontecerá em cerca de sete mil lojas, em todo o estado, até o dia 14 de julho. A Delegacia de Proteção ao Consumidor (Decom), juntamente com outros órgãos de defesa do cliente acompanhará possíveis casos de crimes previstos no Código de Defesa. “Na última edição não tivemos caso de relevância”, relembrou o titular da unidade da Polícia Civil, delegado Marcelo Tanus. O titular da Decom alertou ainda para anúncios com valores muito atrativos. “Produtos com preços excessivamente abaixo dos praticados pelo mercado podem não existir ou ser fruto de roubo. O consumidor deve estar atento para estas fraudes”, revelou Tanus e lembrou ainda que isso acontece frequentemente no ambiente online, em sites sem procedência ou de livre comércio. Até o início do segundo semestre deste ano, 90 consumidores procuraram a Decom para oficializar ocorrência. A maioria dos casos está relacionada a estelionato. Denúncias de delitos contra o consumidor podem ser registradas na sede da unidade, na Rua Carlos Gomes, na região do Dois de Julho.

Motorista morre após capotar carro; motor de veículo foi arrancado

Quarta - 10/07/2019 - 06h00
Foto: Reprodução | BlogBraga

O motorista de um carro morreu após capotar o veículo no KM 25 da BA-460, na região da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, na manhã desta terça-feira (9). Com o impacto da batida, o motor do carro foi lançado para a estrada. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu próximo à divisa com o estado do Tocantins. O motorista morreu ainda no local. A PRE não informou se o motorista estava sozinho, mas disse que não foram localizados outras vítimas do acidente. Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionadas para fazer a perícia e remoção do corpo. Não há informações sobre sepultamento da vítima.

Livramento: Previsão do tempo promete baixar as temperaturas nos próximos dias

Terça - 09/07/2019 - 11h00
Por: Portal Livramento
Foto: Reprodução | Portal Livramento

Depois do forte calor registrado nos últimos dias, a temperatura baixou na madrugada de segunda-feira (08) e promete continuar baixa nos próximos 15 dias, pelo menos durante a noite. Segundo o site Seagri-BA, a mínima varia entre 13º e 17ºC e máxima pode chegar a 31ºC. A amplitude térmica elevada pode causar algumas doenças, sobretudo a gripe.

Foto: Divulgação

Aracatu: Homem é preso pela Caesg com arma e droga

Terça - 09/07/2019 - 10h00
Foto: Divulgação | Caesg

Por volta das 16h do ultimo sábado (06), a Guarnição CAESG 03 realizava rondas pela cidade de Aracatu, nas proximidades da BA 262, quando avistou um indivíduo em atitude suspeita em um ponto de ônibus, que ao avistar a viatura dispensou um volume ao solo. Ao efetuar abordagem o mesmo foi identificado como T. R. S., sendo encontrado em poder do mesmo um cigarro de maconha e uma quantia em dinheiro. Indagado, informou que era residente da cidade Brumado e que estava hospedado em Aracatu na casa de sua avó, levando a guarnição até o local. No quarto onde o mesmo estava hospedado foram encontradas em sua mochila de viagem, mais 03 (três) cigarros de maconha e 16 (dezesseis) petecas da mesma. Em diligência continuada, os policiais se deslocaram até a residência do indivíduo em Brumado onde foi apreendida ainda uma espingarda artesanal, tipo cartucheira e diversas embalagens plásticas de “geladinho” utilizadas comumente no acondicionamento de drogas. Diante dos fatos o indivíduo e todos os materiais apreendidos foram apresentados na DP de Brumado, onde foi autuado em Flagrante Delito pelo Delegado Plantonista.

Homem morre após sofrer queimaduras durante manutenção em caminhão-pipa em Riacho de Santana

Terça - 09/07/2019 - 09h00
Foto: Reprodução

Um homem identificado como Edilson Jesus Martins, 33 anos, morreu no último domingo (7), no Hospital Regional de Guanambi (HRG), em virtude de um acidente de trabalho, ocorrido no sábado (6), no município de Riacho de Santana. Segundo o Portal Vilson Nunes, o jovem se feriu gravemente, após sofrer queimaduras enquanto fazia a pintura do tanque de uma caminhão pipa. A principal suspeita é de que a vítima entrou na parte interna do tanque com uma lâmpada para fazer um serviço no referido local. No entanto, antes de sair do compartimento, teria esbarrado na lâmpada e como havia vapor dos produtos químicos no tanque, gerou fogo e ele acabou sofrendo graves queimaduras. A perícia irá concluir os reais motivos do acidente. O homem foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) à emergência do HRG. A Unidade Hospitalar chegou a conseguir uma vaga para o paciente no Hospital Geral do Estado, em Salvador. Edilson seria transportado em uma UTI Aérea, entretanto, o seu quadro de saúde piorou e não resistiu à gravidade das lesões. A Polícia Civil vai apurar o caso. Até a publicação da matéria não conseguimos uma manifestação do responsável pelo caminhão-tanque.

Livramento: Veterinário diz que carne ao ar livre não é carne, é carniça, é comida de urubu

Terça - 09/07/2019 - 08h00
Foto: Reprodução | Achei Sudoeste

O veterinário Clemente Fernandes, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em entrevista ao Achei Sudoeste, falou sobre o trabalho de inspeção realizado no Mercado Municipal de Livramento de Nossa Senhora, na última semana. Segundo ele, as condições encontradas no local não foram nada agradáveis. “O constatado é lastimável. Eles até que têm câmaras refrigeradas, mas o que se observa são as carnes todas para o lado de fora, penduradas em portais sujos e enferrujados, as câmaras desligadas, as carnes expostas ao ar livre, no chão, em cima de lonas e de plásticos, com temperatura em torno de 30°C. É de doer ver a carne com sangue preto e mosca pra todo lado”, criticou. A questão, segundo ele, é de saúde pública e as inspeções estão sendo feitas no intuito de reverter a situação, com o apoio dos órgãos públicos competentes. Fernandes ainda cobrou um trabalho conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal a fim de promover as condições sanitárias ideais e colocar um ponto final no abate clandestino e na comercialização de carnes e seus subprodutos por pessoas não adequadas. “Não mais teremos o que vimos por lá. Carne ao ar livre não é carne, é carniça, é comida de urubu. Cada um precisa fazer a sua parte. Vamos na ferida”, finalizou.

Petrobras reduz preços da gasolina e do diesel nesta terça-feira (09)

Terça - 09/07/2019 - 07h30
Foto: Informe Sudoeste

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (8) a redução, a partir de terça (9), nos preços da gasolina e do diesel em suas refinarias. O preço médio da gasolina vai cair 4,4%, enquanto o valor médio do diesel vai recuar 3,8%. A informação consta em site da empresa no qual a petroleira detalha preços praticados nos 37 pontos de suprimento do mercado brasileiro, para a gasolina, o diesel S10 e o diesel S500. Com a queda dos preços, o valor médio do litro da gasolina nas refinarias passará para R$ 1,6817. O preço médio do diesel passará a R$ 2,0649 por litro. O mais recente ajuste do preço do diesel ocorreu em 1º de julho, quando foi elevado em 3,92%, enquanto o da gasolina aconteceu em 11 de junho. Desde a adoção de novo formato na política de ajuste de preços em 2017, a gasolina acumula alta de 28,54% de preço, nas refinarias. O diesel acumula aumento de 52,20%.

Batida entre micro-ônibus e caminhão deixa 5 mortos e 13 feridos na BR-324

Terça - 09/07/2019 - 07h00
Por: G1
Foto: Raimundo Mascarenhas | CN

Um acidente com um micro-ônibus que presta serviço para a prefeitura da cidade de Capela do Alto Alegre, a cerca de 235 km de Salvador, deixou cinco mortos e outras 13 feridos, no KM-364 da BR-324, na noite desta segunda-feira (8), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a PRF, o acidente aconteceu entre as cidades de Riachão do Jacuípe e Tanquinho. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe. Informações preliminares apontam que o micro-ônibus prestava serviço para a Secretaria Municipal de Saúde de Capela do Alto Alegre, e que transportava 16 pessoas que foram realizar exames médicos em Salvador. As causas do acidente ainda não foram determinadas, mas PRF suspeita de que o caminhão diminuiu a velocidade para passar em um quebra-mola, quando foi atingido no fundo pelo micro-ônibus. Ainda segundo a PRF, chovia no momento da batida. Com a exceção do motorista do caminhão, que ficou ferido, todas as vítimas são do micro-ônibus. Os nomes das vítimas e o estado de saúde dos feridos ainda não foram divulgados.

Repórter Mauro Naves deixa TV Globo após 31 anos

Terça - 09/07/2019 - 06h00
Foto: Reprodução

O Grupo Globo informou nesta segunda-feira (8) que o jornalista Mauro Naves, 59 anos, não trabalha mais na empresa. Em junho, ele já havia sido, após a emissora divulgar que ele teria tido atitudes que contrariam "a expectativa da empresa sobre a conduta de seus jornalistas". "O Grupo Globo e o jornalista Mauro Naves decidiram encerrar consensualmente o contrato de prestação de serviços que mantinham. O Grupo Globo reconhece a imensa contribuição de Mauro Naves ao jornalismo esportivo e a ele agradece os 31 anos de dedicação e colaboração", afirma a nota de desligamento divulgada pela emissora. O motivo do afastamento em junho, segundo a Globo, foi em razão do repórter ter passado o contato do pai de Neymar a José Edgard Bueno, advogado que trabalhava para Najila Trindade. Ela afirma ter sigo agredida e estuprada pelo jogador do Paris Saint-Germain. Neymar nega, e o caso é investigado pela Polícia Civil. Na ocasião do afastamento, a Globo afirmou que, "em sua defesa, o jornalista disse que se limitou a repassar os contatos do pai do Neymar para o advogado, a quem já conhecia, porque esperava obter a história com exclusividade -e que quando o assunto se tornou público, avaliou que sua participação não teria relevância." Em entrevista ao programa TV Fama, em junho, a atriz Patricia Naves, mulher do repórter, disse que o afastamento causou uma grande dor na família. "Acho que ninguém deveria passar o que o Mauro está passando. Eu preferiria não falar, mas não posso. A dor que todos nós da família estamos passando, não desejaria ao meu pior inimigo", disse.

Caminhão que saiu de Dom Basílio carregado de maracujá tomba na BR-030 em Caetité

Segunda - 08/07/2019 - 08h00
Foto: WhatsApp | Leitor - Informe Sudoeste

Na manhã deste domingo (07), por volta das 05:15h, um caminhoneiro ficou ferido em um acidente na BR-030, nas proximidades da localidade de Peri-Peri, em Caetité, no Sudoeste da Bahia. Segundo apurou o Informe Sudoeste, o motorista identificando como Patrick Maciel Pires de Souza, de 29 anos, perdeu o controle da direção, saiu da pista, invadiu o acostamento e tombou. Ele conseguiu sair sozinho de dentro do veículo, sofreu ferimentos leves e não precisou ser socorrido. O caminhão saiu carregado de maracujá da cidade de Dom Basílio com destino a estado de São Paulo. Após o acidente a carga ficou espalhada pelo acostamento e a pista não precisou ser interditada. O acidente aconteceu em uma curva. A via foi sinalizada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que registrou a ocorrência.

Caminhonete invade contramão e colide com carreta na BA-262

Segunda - 08/07/2019 - 07h00
Foto: WhatsApp | Informe Sudoeste

Uma caminhonete modelo Ranger ficou destruída após colidir com uma carreta na BA-262, no trecho entre os municípios de Brumado e Aracatu, na madrugada deste sábado (06). Segundo informações passadas ao Informe Sudoeste, o veículo teria invadido a contramão e acabou se chocando com a lateral da carreta, que trabalha na manutenção de rodovias da região sudoeste da Bahia, o acidente não deixou feridos. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência.

Brumado: Homem de 51 anos encontrado morto no quintal de casa

Segunda - 08/07/2019 - 06h30
Foto: Arquivo | Informe Sudoeste

Na manhã deste domingo (07), um homem identificando como Damião Mirante Ribeiro, 51 anos, foi encontrado morto dentro de sua residência na Rua Coronel Paulino Chaves, em Brumado. Segundo apurou o Site Informe Sudoeste, uma moradora da residência saiu pedindo socorro assim que encontrou Ribeiro sem vida no quintal da casa. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado e realizou a perícia no local. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência.