Bom dia, 16 de Outubro de 2019



Resultado da busca pelo arquivo de "07/2019"

BA-142: Carro pega fogo na entrada do distrito de Sussuarana em Tanhaçu

Terça - 23/07/2019 - 06h30
Foto: WhatsApp | Leitor - Informe Sudoeste

Por volta de 17h do último domingo (21), um acidente foi registrado na BA-142, na entrada do distrito de Sussuarana, na zona rural da cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Achei Sudoeste, no local, um veículo Renault Oroch verde, com placa GPA-5471, pegou fogo. O condutor, identificado como Jeverson Perin, disse que sentiu cheiro de queimado e, quando parou para verificar o que estava acontecendo, já saía fogo debaixo do carro. O motorista não se feriu e a ocorrência foi registrada pela polícia.

Ônibus da Novo Horizonte capota na região de Seabra; passageiros ficam feridos

Terça - 23/07/2019 - 06h00
Por: Jornal da Chapada
Foto: WhatsApp | Informe Sudoeste

Mais um acidente envolvendo a empresa Viação Novo Horizonte foi registrado. Dessa vez, o caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira (22), por volta das 2h da manhã, na BR-242, entre o povoado Saquinho e o posto de combustível ‘Carne Assada’, na região do município de Seabra, na Chapada Diamantina. Segundo informações, o ônibus saiu da pista, desceu uma ribanceira e capotou. “Fomos acionados por volta das 2h22 para atender um acidente com um ônibus na BR. A equipe que estava de plantão rapidamente foi para o local do sinistro”, afirmam os brigadistas Anjos da Chapada, em nota na rede social. No interior do veículo havia no total 15 passageiros, sendo que desse total há o registro de duas crianças. Não tem informações de vítimas em estados grave apenas com escoriações. Todos os ocupantes do ônibus foram encaminhados para o Hospital Regional da Chapada, que fica em Seabra. De acordo com dados de populares, supõe-se que o acidente pode ter sido provocado por causa do motorista ter dormido ao volante. Neste mês, já é o segundo caso de acidente com a empresa de transporte. O último acidente ocorreu no dia 16 de julho do ônibus que saiu de Piatã, na Chapada Diamantina, e pegou fogo em Minas Gerais. Existe ainda denúncias de precariedade no transporte de passageiros pela empresa Nova Horizonte.

Foto: WhatsApp | Informe Sudoeste

Rui Costa diz que não vai a inauguração de aeroporto com Bolsonaro

Segunda - 22/07/2019 - 15h40
Por: Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta segunda-feira, 22, que não vai participar da inauguração do aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, que contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro nesta terça. Ele usou as redes sociais para dizer, em vídeo, que o evento se transformou em uma "convenção político-partidária" e que não está de acordo com isso.  "A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso. Por isso, não vou comparecer à inauguração do aeroporto que o povo da Bahia construiu, que o Governo do Estado construiu", afirmou ele. Confira a íntegra do texto do governador da Bahia: "Olá, meus amigos e amigas. Quero reafirmar o orgulho de ter nascido na Liberdade. O meu profundo orgulho de ser baiano, de ser nordestino. Nordestino que acima de tudo é um resistente, um trabalhador. Como o povo da região de Vitória da Conquista, que trabalhou muito durante anos para tornar esse sonho realidade, o novo aeroporto da região.Exercitando o que aprendi com a minha família, a gratidão, quero aqui reconhecer aqui o papel fundamental do ex-governador Jaques Wagner que iniciou esta grande obra. Do ex-secretário de infraestrutura, Otto Alencar, que também participou de forma decisiva. Reconhecer o papel da presidenta Dilma Rousseff, que assinou os dois convênios. O primeiro, da pista, no ano de 2012, e o segundo, do terminal de passageiros, já no ano de 2015. E quero agradecer também ao ex-governo Temer, que pagou a última parcela, em novembro de 2018. Exercitando a boa educação que aprendi, convidei o Governo Federal a se fazer presente no ato de inauguração, nesta grande festa. Infelizmente, confundiram a boa educação com covardia, e desde então, temos presenciado agressões ao povo do Nordeste e ao povo da Bahia. A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso. Por isso, não vou comparecer à inauguração do aeroporto que o povo da Bahia construiu, que o Governo do Estado construiu. Porque entendo que o Brasil precisa de paz para crescer e para gerar emprego. Quero pedir a Deus e ao Senhor do Bonfim que continue iluminando meus passos, me dando serenidade e saúde para que eu continue trabalhando pelo povo da Bahia, pelo povo do Nordeste e pelo povo brasileiro. Que Deus nos abençoe".

Carreta bate em ambulância e veículo cai sobre uma pessoa na BR-116

Segunda - 22/07/2019 - 10h00
Foto: Reprodução | Blog do Anderson

Uma pessoa morreu em um acidente, na BR-116, na Rodovia Santos Dumont, em Vitória da Conquista neste domingo (21). Segundo informações Blog do Anderson, a vítima estaria levando a mudança do seu padrasto sobre um caminhão guincho para uma residência na Zona Rural e acabou parando no KM 812, trecho da Lagoa das Flores, para prestar socorro a um carro que caiu no barranco na noite do último sábado (20); uma ambulância da ViaBahia que estava de passagem, ao parar no local foi atingida por uma carreta, e em seguida caiu sobre a vítima. Ocupantes da viatura tiveram  leves ferimentos. O corpo foi identificado por familiares e encaminhado para o Necrotério do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.

Número de pacientes com hepatite cresce 20% em 10 anos no Brasil

Segunda - 22/07/2019 - 09h30
Por: Agência Brasil
Foto: Reprodução

O número de pacientes notificados com casos de hepatites virais no Brasil aumentou 20% de 2008 a 2018, de acordo com o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais 2019, divulgado hoje (22) pelo Ministério da Saúde. Em 2008, foram registrados 35.370 casos. Dez anos depois, esse número saltou para 42.383. Apesar do aumento, o levantamento apontou queda de 9% no total de mortes, saindo de 2.402 em 2007 para 2.184 em 2017. A hepatite é a inflamação do fígado. Ela pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. De acordo com o Ministério da Saúde, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia.

TJ-BA mantém proibição do aumento de salários do prefeito, secretários e vereadores

Segunda - 22/07/2019 - 09h00
Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu, por unanimidade, não autorizar o aumento dos salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores de Caetité, no Centro-Sul da Bahia. As informações foram publicadas, no último dia 15. A Justiça considerou ilegal a aprovação do projeto de lei que indicava o aumento dos subsídios dos agentes políticos do município. A lei foi sancionada em outubro de 2016, pelo então prefeito José Barreira.A decisão acontece após uma ação popular que pediu à Justiça que não autorizasse o aumento das remunerações, alegando que a proposta feria a Lei Orgânica Municipal, que proíbe a aprovação de leis que concedam aumentos de subsídios e salários em período inferior a 30 dias das eleições municipais. O presidente da Câmara de Vereadores de Caetité, Álvaro Montenegro (PR), disse que o setor jurídico do legislativo já recorreu da decisão. Um novo julgamento do processo acontece no dia 23 de agosto. Atualmente, o prefeito Aldo Ricardo Cardoso Gondim (PSB) recebe mais de R$ 24 mil. Já os vereadores, recebem R$ 6.400.

Livramento: Câmara Vereadores se reuniu extraordinariamente para discutir e votar convênio de adesão para o novo contrato com a EMBASA

Segunda - 22/07/2019 - 08h30
Por: Alan Rich | Informe Sudoeste
Foto: Informe Sudoeste

Na última sexta-feira (19) a Câmara Municipal de Vereadores se reuniu extraordinariamente. A reunião foi convocada pelo seu Presidente, Aparecido Lima, para discutir e deliberar sobre o Projeto de Lei Nº 11/2019, de autoria do Executivo Municipal, que “Autoriza firmar Convênios de Cooperação entre Entes Federados celebrado entre o Município de Livramento de Nossa Senhora-Bahia e o Estado da Bahia, autorizando a gestão associada de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.”, como diz a ementa. Em três sessões, realizadas sucessivamente, o projeto foi aprovado com 11 votos favoráveis e a abstenção do vereador João de Ogum – nas votações que exige maioria simples o Presidente não vota, a menos que seja para desempatar. Após a sanção do Projeto, com a promulgação da lei, o prefeito estará autorizado a assinar convênio com o estado da Bahia para realizar estudos com o objetivo de assinar posterior contrato de programa entre o município e a embasa, para a gestão da distribuição de água e coleta e tratamento de esgotos.  Vencido a mais de um ano o antigo contrato não pode ser renovado por falta do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) no Município. Com a assinatura do convênio, o município terá a assessoria técnica de empresa a ser contratado pelo Governo de Estado, conforme edital de licitação, na modalidade “tomada de preço”, publicado no Diário Oficial do Estado, de 16 de julho, para a elaboração do seu PMSB. Na discussão do PL nº 11 o Vereador Jozemar Mirando disse votar pela autorização da assinatura do convênio e afirmou: “quero deixar bem claro, senhor presidente, que a gente vai ficar atento é ao Contrato de Programa e à sua minuta, pois é nele que nós vamos ver o que está direcionado, quais são as verdadeiras obrigações da embasa, enquanto empresa prestadora de serviço”.  Já o vereador João de Ogum absteve-se de votar afirmando que “quando a gente começa um relacionamento que não dá certo a gente tenta novamente e tem medo. Então eu tenho muito medo, confesso que tenho muito medo dessa embasa, que não tem coragem e talvez ela não vá assumir aquilo que Livramento merece”. O Vereador Paulo Lessa lembrou que a tarifa de uma empresa publica é sempre menor, principalmente para os mais necessitados, pois o estado cobro com subsídios e, se vier uma empresa privada, o município não terá condições de subsidiar, o que provocará tarifas mais caras para todos. O contrato de programa com a embasa deve ser assinado até uma possível promulgação, pelo Presidente da República, do PL nº 3.189/2019, que estabelece um novo marco regulatório do saneamento básico nacional e proíbe empresas públicas de saneamento serem contratadas diretamente por dispensa de licitação.

Livramento: Motociclista fica gravemente ferido após colisão com carro na Av. Leônidas Cardoso

Segunda - 22/07/2019 - 08h00
Foto: WhatsApp | Leitor - Informe Sudoeste

Por volta das 12:30h da tarde deste domingo (21), um acidente envolvendo um carro e uma moto foi registrado na Av. Leônidas Cardoso em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações passada ao Informe Sudoeste, o motociclista identificado como sendo Bruno José Santos e o passageiro Marco Antônio Novaes, colidiram na lateral do veículo gol, e com o impacto da colisão, eles foram  arremessado ao solo. Bruno bateu a cabeça no meio fio e ficou gravemente ferido, sendo socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado a UPA 24h. Já o garupa Marco Antônio sofreu apenas ferimentos leves. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência.

Sudoeste: Motorista de carro morre durante acidente; grávida e criança ficam feridas

Segunda - 22/07/2019 - 07h30
Por: G1 Bahia
Foto: Reprodução | Blog do Anderson

Um motorista morreu e duas pessoas - uma grávida e uma criança - ficaram feridas após o carro onde estavam se envolver em um acidente na cidade de Condeúba, região sudoeste da Bahia, no sábado (20). Segundo a Polícia Militar, o caso ocorreu por volta das 16h30. Não há detalhes do que provocou o acidente. Ainda de acordo com a polícia, as vítimas, que não tiveram as identidades reveladas, foram atendidas pelo Samu e encaminhadas para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, na mesma região. Não há informações sobre o estado de saúde delas. Já o corpo do homem que morreu foi encaminhado para Instituto Médico Legal (IML) da região.

UNEB convoca aprovados na 2ª chamada do SISU 2019.2 para matrícula

Segunda - 22/07/2019 - 07h00
Foto: Informe Sudoeste

A UNEB convoca para matrícula, em segunda chamada (lista de espera), os aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso no semestre letivo 2019.2, nos cursos de graduação presencial oferecidos pela universidade. Aqueles que optaram pelo sistema de cotas devem ficar atentos ao processo de validação para o acesso às vagas, que acontece entre os dias 22 e 23 de julho (ver escalonamento), no departamento onde funciona o curso escolhido. A lista de documentos solicitados está disponível no site do SISU/UNEB. As matrículas de todos os candidatos selecionados (cotistas e não cotistas) ocorrerão nos dias 26 e 29 de julho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, na coordenação acadêmica do curso em que foi selecionado. O Sistema do MEC realiza a seleção dos inscritos de acordo com o desempenho que obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. A Gerência de Seleção Discente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) orienta os aprovados a lerem com cuidado o edital de matrícula e a terem atenção com a data de matrícula e a documentação solicitada.

Livramento: Festa dançante do Bom Jesus do Taquari será em nova praça

Segunda - 22/07/2019 - 06h30
Foto: Alan Rich | Informe Sudoeste

Com a organização da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, foi divulgada na noite deste sábado (20), o novo local onde acontecerão as festas dançantes do Bom Jesus do Taquari.  A festa que antes aconteceria na Praça 06 de agosto, agora passa ser realizada, na Praça Manoel Mesquita Ramos ao lado da Delegacia de Polícia. Com uma nova estrutura, o local do evento terá Praça de Alimentação, Barracas de Bebidas, Banheiros, Segurança e Profissionais de saúde com ambulância. A Prefeitura Municipal informa que interessados em colocarem barracas deverão procurar o setor de tributos.

Foto: Divulgação

Livramento: Morre homem que teve 80% do corpo queimado durante acidente no Bairro Benito Gama

Segunda - 22/07/2019 - 06h00
Foto: Informe Sudoeste

Faleceu na madrugada dessa segunda-feira (22), Marivaldo Lima de Oliveira, 27 anos, conhecido como "Manchinha de Vado". Ele teve grande parte do corpo queimado, durante uma colisão que aconteceu na tarde deste domingo (21), Rua A no Bairro Benito Gama, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Segundo apurou o Informe Sudoeste, “Manchinha”, ficou gravemente ferido, após um galão que ele carregava com gasolina explodir e causar um incêndio, espalhando chamas pelo corpo todo. Populares conseguiram conter as chamas, uma equipe do SAMU 192 foi acionada e o encaminhou para UPA Dr. Marilton Matias em Livramento. Com o estado de Saúde considerado grave ele não resistiu ao ferimentos vindo a falecer. O Informe Sudoeste apurou junto a família e corpo está sendo velado, em sua residência na Rua Piatã no Bairro Taquari em Livramento, ao mesmo tempo convidar a todos para celebração de corpo presente hoje às 16 horas e logo após o seu sepultamento.

Petrobras baixa gasolina em R$ 0,03 e diesel em R$ 0,04

Sexta - 19/07/2019 - 06h00
Foto: Informe Sudoeste

A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (18), uma redução no preço do litro da gasolina de R$ 0,0360 e no litro do diesel de R$ 0,0444. Os valores são referentes aos preços médios dos combustíveis vendidos pelas refinarias aos distribuidores e valem a partir da meia-noite desta sexta-feira (19). O presidente Jair Bolsonaro informou, em sua conta no Twitter, que a redução [média] foi de 2,1% na gasolina e de 2,2% no diesel.

A terceira Lei de Newton e a Física dos Relacionamentos

Quinta - 18/07/2019 - 09h00
Por: Por: Ulisses S. S. Filho - Igreja Apostólica Internacional Portal da Fé

Lucas 6631. Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles. - Bíblia
O Brilhante físico e cientista Isaac Newton estudou e revelou a Lei da Ação e Reação, conhecida como Terceira Lei de Newton. De acordo com essa Lei toda ação provoca uma reação na mesma intensidade no sentido contrário. Então, qual a relação dessa Lei com os relacionamentos e com o texto bíblico? Jesus Cristo afirma que o que desejamos e esperamos que as pessoas façam conosco devemos fazer
a elas. Quer um abraço, abrace, quer um sorriso, sorria, precisa de amor, ame. A Terceira Lei de Newton, pode e deve ser aplicada aos nossos relacionamentos. O que funciona na física, pode funcionar também na experiência familiar, social, e na convivência com as pessoas. Qual o tom de voz que você usa com seu parceiro? Assim como acontece com o eco, recebemos de volta a reação ao nosso grito, estresse, nervosismo e atitude violenta. No entanto, também recebemos resposta ao carinho, amor e afetividade que liberamos para as pessoas com as quais convivemos. Jesus Cristo entregou sua própria vida como prova de amor na cruz para que possamos dedicar a nossa vida ele em adoração e amor.  Os ensinamentos bíblicos de Jesus e a Terceira Lei de Newton nos fazem refletir sobre nossas ações diante dos nossos relacionamentos, com Deus, com as pessoas , com a vida e até com nós mesmos. Não podemos esperar uma reação maior, menor ou melhor do que as nossas atitudes e ações praticadas em nossa existência. Para chegar ao ponto de estabelecer a Lei, Newton fez varias experiências, faça uma experiência, comece a dar para receber, abraçar para ser abraçado, amar para ser amado, respeitar para ser respeitado, ouvir para ser ouvido. Que Deus nos ajude e abençoe! 
Lucas 6631. Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles. - Bíblia

Ulisses S. S. Filho
Pastor, Teólogo, Radialista, Apóstolo da Igreja Apostólica Internacional Portal da Fé