Boa noite, 19 de Outubro de 2019



Resultado da busca pelo arquivo de "08/2019"

Goleiro Bruno fecha contrato para atuar pelo Poços de Caldas (MG)

Quarta - 28/08/2019 - 13h00
Foto: Reprodução

O Poços de Caldas confirmou a contratação do goleiro Bruno, 34, para a temporada 2020. O ex-jogador do Flamengo, que cumpre pena por homicídio, conseguiu progressão para o regime semiaberto e foi solto em 19 de julho. As informações do portal UOL. Segundo a publicação, a equipe mineira já havia anunciado um acordo prévio entre as partes, dependendo apenas da liberação judicial para que tudo fosse concretizado. O atleta será apresentado nos próximos dias ao elenco, que começará a preparação para a disputa dos jogos da terceira divisão mineira de 2020. Será a única competição do clube no calendário anual. Time da primeira divisão do futebol cearense e com vaga garantida para disputar a Copa do Brasil de 2020, o Barbalha também tinha interesse na contratação do goleiro. Bruno Fernandes de Souza foi condenado em 2010 por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver de sua ex-companheira Eliza Samudio. A pena imposta foi de 20 anos e 9 meses em regime fechado. Ele, entretanto, obteve o direito de regime semiaberto em julho. Agora, precisa se submeter a uma série de regras, como se recolher em domicílio todos os dias, incluindo domingos e feriados, das 20h às 6h.

Vestibular da Faculdade Pitágoras em Livramento oferece vagas com bolsas de 60%

Quarta - 28/08/2019 - 12h00

Será realizado nesta Sexta-feira (30/08), nos horários das 15h e 19h no Colégio Estadual João Vilas Boas. O Vestibular da Faculdade Pitágoras de Brumado para os Cursos de Engenharia Civil e Direito na modalidade Presencial Noturno. Para os aprovados no Vestibular serão disponibilizadas Bolsas de 60% durante todo o curso. Aqueles que já realizaram Vestibular da Pitágoras em outras edições e já se encontram aprovados ou realizaram o ENEM entre 2010 a 2018 estão dispensados do Vestibular. Basta comparecer no colégio João Vilas Boas com RG e CPF e Boletim do ultimo ENEM realizado para fazer a matrícula. A taxa de matrícula poderá ser paga no valor de R$ 59 reais no boleto ou cartão (crédito ou débito) Garantindo a vaga de 60%. Serão Disponibilizadas no dia apenas 10 vagas. Os interessados devem ligar no telefone fixo da faculdade: 77 3453 1246 ou 77 98124 5622 e realizar a inscrição gratuitamente. A equipe da Faculdade estará realizando as inscrições no comércio da cidade amanhã dia 29/08 e o Diretor Bruno Lacerda de Carvalho dará maiores informações Ao vivo na Rádio 88FM neste mesmo dia ás 11h.

Motorista fica ferido após carreta tombar na BR-242, no oeste da Bahia

Quarta - 28/08/2019 - 11h00
Foto: Reprodução

Um homem ficou ferido após o veículo que conduzia tombar na BR-242, na altura da cidade de Barreiras, no oeste do estado, nesta terça-feira (27). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no km-812. A carreta estava carregada com grãos de algodão. Informações preliminares apontam que o motorista perdeu o controle da direção do veículo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local e prestou socorro ao motorista. Ele foi encaminhado para o Hospital Geral do Oeste (HGO), no entanto não há informações sobre o estado de saúde dele. Ainda segundo informações da PRF, a carreta permanece no local aguardando por um guincho. A previsão é de que o veículo seja retirado nesta quarta-feira (28).

Livramento: Prefeitura irá realizar consulta pública para discutir contrato com a Embasa

Quarta - 28/08/2019 - 10h00
Foto: Informe Sudoeste

O controle social é uma das diretrizes da Lei 11.445/2007 (Lei Nacional de Saneamento Básico) e ele é exercido, também, por meio de consulta pública, quando decisões precisam ser tomadas na gestão dos serviços de saneamento básico nos municípios. Dessa forma a administração municipal de Livramento de Nossa Senhora irá fazer uma consulta pública para discutir com a população o contrato com a Embasa. As sugestões para a melhoria ou ajuste da minuta do Contrato de Programa entre o Município de Livramento de Nossa Senhora e a Embasa devem ser enviadas por meio de formulário disponibilizado pela Prefeitura. O envio de sugestões pode ser feito de 26 de agosto a 03 de setembro de 2019, presencialmente na Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora (endereço: Praça Dom Hélio Paschoal, Nº 94, Centro), ou para o [email protected] Somente serão examinadas as sugestões da consulta pública (em meio físico ou em meio digital) que contenham identificação do signatário (nome, RG / CPF, bairro/localidade).

Mulheres‌ ‌são‌ ‌as‌ ‌que‌ ‌mais‌ ‌sofrem‌ ‌com‌ ‌enxaqueca‌

Quarta - 28/08/2019 - 09h00
Foto: Reprodução/Hospital dos Olhos

Doença neurológica, genética e crônica, a enxaqueca afeta milhares de brasileiros e tem como principal característica a dor de cabeça latejante, sendo considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a sexta doença que mais deixa a população incapacitada. Cerca de 31 milhões de pessoas sofrem diariamente de enxaqueca, na condição crônica. A maioria tem entre 25 e 45 anos. As causas da doença, segundo especialistas, apesar de muitas vezes estarem no dia-a-dia dos brasileiros, são um pouco difíceis. “Mudança no tempo de sono, mudança na alimentação, mudança de rotina que gere estresse. Tudo isso pode provocar a enxaqueca”, explica o neurologista Fábio Guerreiro. Na análise da Sociedade Brasileira de Cefaleia, a “enxaqueca é subestimada, subdiagnosticada e subtratada” e que, mesmo acometendo 1 a cada 7 pessoas no mundo, recebe menos verbas de pesquisa do que qualquer uma outra das doenças mais incapacitantes. Por ser subestimada, segundo Guerreiro, o paciente acaba “amaciando” a doença com analgésicos, o que pode tornar a enxaqueca crônica. “É preciso entender que analgésico só alivia a intensidade da dor, a duração das crises, mas não trata a enxaqueca. O uso excessivo inclusive pode deixar a enxaqueca mais resistente, transformando-a em crônica. Analgésicos com cafeína são quase que ativadores da doença”, afirma.
Sintomas – A enxaqueca é um dos tipos da cefaleia, a dor de cabeça, que geralmente se caracteriza por fortes dores em um dos lados da cabeça, às vezes até nos dois. Em alguns pacientes, há outros sintomas como náusea e vômito, além de sensibilidade à luz e cheiros fortes. Ela começa quando as células nervosas reagem a algum gatilho, como as mudanças citadas acima pelo neurologista, enviando impulsos para os vasos sanguíneos. Esse processo provoca sua constrição, que se expande e libera substâncias inflamatórias que causam a dor. “Após diagnosticada, o que pode ser através de um clínico ou neurologista, a enxaqueca precisa ser tratada com seriedade, porque os danos que ela provoca na vida dos pacientes são muitos, podendo levar até a um quadro de crise de ansiedade. Os medicamentos para controlar a crise dependerão da análise feita pelo médico. Durante as crises a recomendação é procurar um local calmo e com pouca luz para relaxar”, acrescenta Marcelo Guerreiro.
Mulheres – Segundo o Ministério da Saúde (MS), as mulheres estão mais predispostas a serem portadoras da doença. O índice de ocorrência no sexo feminino atinge os 25%, mais que o dobro da manifestação em homens. No entanto, depois dos 50 anos, a taxa costuma diminuir, especialmente nas mulheres, devido a menopausa. De acordo o MS, é muito comum que mulheres portadoras da enxaqueca apresentem dor nas fases pré, durante ou após a menstruação. Muitas delas também têm as crises pioradas a partir do momento que iniciam o uso de anticoncepcionais orais.

Empregado da EMBASA faz paralisação diante de ameaças à assistência médica

Quarta - 28/08/2019 - 08h00
Foto: Informe Sudoeste

Em protesto pela falta de renovação do acordo coletivo e diante de ameaças à assistência médica, trabalhadores da Embasa iniciaram uma nova paralisação de advertência nesta quarta (28). Ela vai continuar até esta quinta, implicando na suspensão dos serviços de ligação e religação de água, ligação e conserto de esgoto, manobras na rede de abastecimento, atendimento ao público etc. Serviços emergenciais ficam mantidos. O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (Sindae) reclama que a direção da empresa tem dificultado o diálogo para renovar o acordo coletivo e pressiona para implantar o modelo de coparticipação na assistência médica. Esse modelo cobra cada procedimento médico efetuado. Se for implantado, alega a entidade, será uma cobrança dupla pelo mesmo serviço, pois o trabalhador já paga mensalmente o plano de saúde. A nova cobrança pelo atendimento médico representará um aumento de 10% nos gastos do empregado, enquanto a empresa oferece R$ 25,00 para compensar. Esse impasse foi discutido até com o Ministério Público do Trabalho, mas não houve solução. Está prevista nova negociação dos trabalhadores com a empresa na próxima sexta (30).

Como se dá o processo de elaboração do Inventário e da partilha

Quarta - 28/08/2019 - 07h00

É muito comum, entre herdeiros, dúvidas a respeito do processo de Inventário e da partilha dos bens do falecido. Inventário é o processo pelo qual se faz o levantamento (ou listagem) de todos os bens que foram deixados pelo falecido, bem como suas dívidas e o reconhecimento de todos os herdeiros. Em outro momento, acontecerá a partilha destes bens entre os herdeiros. O inventário também pode ser feito por via extrajudicial, o que leva menos tempo e diminui custos. No entanto, é preciso que haja concordância entre os beneficiados, e que sejam plenamente capazes. Também é necessária a presença de um advogado e a inexistência de testamento. Entretanto, deve-se observar o caso concreto para que seja feita a melhor escolha. Vale lembrar que o processo de inventário, seja judicial ou extrajudicial, implica na quitação de um imposto, o ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação). Também é válido ressaltar que tem legitimidade concorrente para requerer o inventário o credor do herdeiro, do legatário ou do autor da herança, a fim de que sejam saldadas todas as suas dívidas. O Código de Processo Civil determina que se deve iniciar o processo de inventário e  Partilha em até 60 dias após o falecimento da pessoa. O não cumprimento dessa obrigação pode gerar inúmeras consequências negativas aos herdeiros e sucessores. Diante disso, é indispensável que os herdeiros procurem um advogado para esclarecer dúvidas, orientar quanto ao melhor procedimento de acordo ao caso concreto, além de dar andamento ao processo requerido, seja pela via judicial ou
extrajudicial. 
VLV Advogados - Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos.

Eleições 2020: com apoio de Edmundo e Marizete, PT lança pré-candidatura de Zé Ribeiro a prefeito de Brumado

Quarta - 28/08/2019 - 06h00
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Na noite desta terça-feira (27) em coletiva com a imprensa brumadense o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou a pré-candidatura do vereador José Ribeiro Neves "Zé Ribeiro" a prefeito de Brumado nas eleições de 2020. A coletiva contou com as presenças do ex-prefeito e ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira e ex-deputada, Marizete Pereira. A coletiva foi conduzida pelo presidente da sigla no município, José Luiz Alves Ataíde. Militantes do partido na Capital do Minério também estiveram presentes.

Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Prefeito de Livramento se reúne com moradores do Bairro Recreio para ouvir demandas

Segunda - 26/08/2019 - 09h00
Foto: Divulgação

O Prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardo Ribeiro, esteve na noite da última sexta-feira (23), no Bairro Recreio onde se reuniu com moradores do bairro e proximidades. O assunto foi sobre as obras e serviços que a gestão municipal desenvolve no momento, além de ouvir as demandas das pessoas presentes. ‘’A conversa foi proveitosa e os pedidos foram colocados em pauta para que a administração possa atender o mais breve possível’’. Ressaltou o prefeito.

Foto: Divulgação

INSS começa a pagar hoje a primeira parcela do 13º dos aposentados

Segunda - 26/08/2019 - 08h30
Foto: Reprodução

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta segunda-feira (26) a primeira parcela do 13º salários dos aposentados e pensionistas. A data de pagamento varia de acordo com o número final do benefício. O dinheiro será depositado junto com a folha mensal de agosto.  A antecipação vai beneficiar aqueles que, durante o ano, tenham recebido auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, auxílio-reclusão ou pensão por morte e demais benefícios administrados pelo INSS que também façam jus ao abono anual. A parcela dos 50% restantes será paga no fim do ano. “É o cronograma normal de pagamento. Você recebe sua aposentadoria, ou sua pensão, acrescido dos 50% [do décimo terceiro]”, disse o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, ao anunciar a medida no último dia 5 de agosto, em entrevista à imprensa. Segundo Marinho, o presidente Jair Bolsonaro, ao assinar a Medida Provisória (MP) 891/2019, transformou a antecipação dos pagamentos em regra. Anteriormente, a gratificação em agosto era determinada com assinatura de decreto presidencial a cada ano. “Com a medida, a partir de agora, haverá previsibilidade para que, no futuro, os aposentados e pensionistas do INSS possam se programar, uma vez que terão uma garantia real de que receberão esse adiantamento no mês de agosto. Não dependerão mais do poder discricionário do presidente da República na ocasião”, disse o secretário. A antecipação representará uma injeção de R$ 21,9 bilhões na economia neste terceiro trimestre. Terão direito à primeira parcela do abono anual cerca de 30 milhões de benefícios. Não haverá desconto de Imposto de Renda nessa primeira parcela, que será cobrado apenas em novembro e dezembro, quando for depositada a segunda parte do abono.

Brumado: Acusado de ameaça e dano material, homem é conduzido à delegacia

Segunda - 26/08/2019 - 08h00
Por: Agora Sudoeste
Foto: Informe Sudoeste

Na tarde de sábado (24), policiais da 34ª CIPM se deslocou até a Rua Amâncio Leite, bairro Centro, em Brumado, com o intuito de averiguar uma situação de suposta agressão. Chegando ao local, a guarnição se deparou com um senhor, familiares e populares, o qual informou que após desentendimento com um homem sofreu ameaças. O acusado teria também quebrado o parabrisa do seu caminhão e que após ter avistado a viatura veio a homiziar-se na sua residência. A guarnição se deslocou até as imediações da residência e convidou o suspeito a dar a sua versão dos fatos. Mediante os fatos, a guarnição o conduziu, bem como a vítima para a Delegacia Territorial de Brumado. Os fatos foram registrados permanecendo o indivíduo à disposição da justiça.

Gusttavo Lima anuncia pausa na carreira

Segunda - 26/08/2019 - 07h30
Foto: Informe Sudoeste

Foi no encerramento do seu show na Festa do Peão em Barretos (SP) que veio o anúncio: o cantor Gusttavo Lima dará uma pausa na carreira e vai dedicar o próximo ano a sua família. O sertanejo amanheceu na arena do Parque do Peão pelo terceiro ano consecutivo e serviu até petisco para os fãs que estavam mais próximos do palco.Em seu discurso para anunciar a decisão, que pegou todos de surpresa, o sertanejo lamentou a morte da sua mãe, há quatro anos. “Eu venho tentando superar isso a cada dia e é por isso que quem tem mãe e pai - é um pedido de filho -, valorize seu pai e sua mãe. É a maior riqueza que o ser humano pode ter”, disse. Lima homenageou o pai, Alcino de Lima, e agradeceu o apoio dele na carreira. “Agradeço a Deus por teu meu pai comigo, seu Alcino de Lima, que gosta de viver na roça, com as coisas simples da vida” Ao falar da agenda apertada de shows – o cantor tem feito uma média de 30 shows por mês -, Gusttavo disse que deve reduzir para menos da metade. Segundo ele, a correria do dia a dia o levou “a repensar as atitudes”. E ainda destacou: “Meus filhos já estão com 1 e 2 anos. Nem tudo na vida é trabalho, é dinheiro”.

Livramento: Adab, Vigilância Sanitária e Polícia Militar apreendem carne ao ar livre no Mercado Municipal

Segunda - 26/08/2019 - 07h00
Por: Radio 88FM
Foto: WhatsApp | Informe Sudoeste

Na manhã da última sexta-feira (23), por volta das 11h30, a Adab  junto com a Vigilância Sanitária de Livramento e também com o auxílio a Polícia Militar, estiveram no Mercado Municipal, onde realizaram uma ação de apreensão de carne ao ar livre. Nossa equipe de reportagem esteve lá, e conversamos com  o médico veterinário e fiscal agropecuário da Abab, Clemente Fernandes, que estava coordenando a ação. Clemente disse que de  tudo se tentou para que a ação não fosse ostensiva. “Nós tentamos de tudo. Conversamos e alertamos a todos os comerciantes. Infelizmente tivemos que chegar a esse ponto de apreender carne comercializada ao ar livre”, lamentou o veterinário. Ouvimos também um vendedor de carne do Mercado Municipal, que preferiu não se identificar, que afirmou que existe uma necessidade de melhores condições para que o comércio seja feito no local. E o comerciante fez questão de pedir ainda ajuda às autoridades locais. “Não é todo comércio que está de forma irregular. Muita gente tem uma imagem negativa do ‘mercadão’, mas fazemos de tudo para fazer aquilo que determina a lei. Por isso, pedimos ajuda às autoridades para que nosso trabalho possa ser feito”, ponderou. Em relação ao material confiscado, nem a Abab, nem a Vigilância Sanitária, informaram sobre a quantidade de carne apreendida até o momento de finalização desta matéria.

Carro bate em poste e motorista morre em Luís Eduardo Magalhães

Segunda - 26/08/2019 - 06h30
Foto: Reprodução | Blog do Braga

Uma acidente deixou um motorista morto e cinco pessoas feridas no bairro Vista Alegre, na cidade Luís Eduardo Magalhães, interior do estado. De acordo com informações do portal G1 Bahia,  o condutor bateu em um poste. O caso aconteceu por volta das 17h30 do domingo (25). Segundo a Polícia Militar, o motorista, Antônio Carlos, Alves Barbosa, de 64 anos, morreu na hora. Entre os feridos estão três crianças, que foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo. Uma mulher foi levada para o Hospital do Oeste, na cidade de Barreiras.

Paramirim: Polícia Civil prende foragido do Estado de São Paulo

Segunda - 26/08/2019 - 06h00
Foto: Informe Sudoeste

Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) deslocaram-se ao Povoado de Noruega, zona rural de Paramirim, onde deram cumprimento a mandado de prisão em desfavor de Alexandre Bizerra Castanhare, de 43 anos. Alexandre já respondeu a inúmeros processos pela prática de estelionatos no Estado de São Paulo e afirmou aos investigadores que já cumprira 19 anos de prisão. Atualmente Alexandre estava foragido por ter se evadido do cumprimento de pena por prática do crime de apropriação indébita no município de Votuporanga-SP. O preso permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Paramirim e será recambiado para o Estado de São Paulo em tempo oportuno.