Bom dia, 16 de Outubro de 2019



Barra da Estiva: Polícia Civil elucida latrocínio e prende suspeito

Quarta - 07/08/2019 - 09h40
Foto: Alan Rich | Informe Sudoeste

Equipes da Polícia Civil de Barra da Estiva (20ª COORPIN) prenderam na tarde de ontem, 05/08/2018, o nacional Rafael dos Santos Batista, de 30 anos de idade , natural de São Francisco do Conde-Ba. Rafael é suspeito de ter baleado Erivelton Souza Carvalho, de 20 anos e ter assassinado o senhor Fidelcino José de Carvalho, de 50 anos de idade, pai de Erivelton, fato ocorrido no dia 30 de abril de 2019, aproximadamente às 22 horas, na Fazenda Paraguaçu, zona rural de Barra da Estiva-Ba. Conforme apurado nas investigações, Erivelton reagiu e foi baleado, após o suspeito ter lhe apontado uma arma de fogo e exigir que passasse seu telefone celular. Seu pai Fidelcino foi ao seu socorro, sendo em seguida atingido com um tiro no rosto. Após o ocorrido Erivelton reconheceu o suspeito por fotografias, o que possibilitou que o Delegado Joildo dos Humildes representasse ao Juiz pela decretação da sua prisão. Vale salientar que Erivelton ficou paraplégico após ser vítima do mencionado crime. O preso permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia da Delegacia de Brumado até ulterior deliberação judicial.

Rio de Contas: mais de 6 mil títulos podem ser cancelados pela Justiça Eleitoral

Quarta - 07/08/2019 - 09h00
Foto: Arquivo | Informe Sudoeste

Mais de seis mil eleitores do município de Rio de Contas poderão ter seus títulos cancelados. Na cidade, que está em fase de revisão biométrica obrigatória, 6.625 cidadãos ainda não atenderam a convocação da Justiça Eleitoral. Conforme o TRE baiano, a suspensão do documento provoca outras diversas penalidades, a exemplo do impedimento de tirar passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargo público e ter acesso a programas sociais. O prazo para regularização é 18 de fevereiro de 2020. Em Rio de Contas, dos 11.850 eleitores aptos ao voto, apenas 5.225 (44,09%) realizaram a coleta dos dados. No decorrer deste ano, o TRE da Bahia realizou uma série de audiências públicas para alavancar o recadastramento eleitoral em 24 municípios do estado. O objetivo é realizar as Eleições Municipais de 2020 com eleitorado 100% biometrizado. O agendamento, pode ser realizado por meio de site (agendamento.tre-ba.jus.br) ou telefone 0800 071 6505. Para agendar, o número do título será solicitado. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, o eleitor deve informar número do CPF, data de nascimento e nome completo dos pais.

Brumado: homem morre após colidir moto contra baú no trevo da BR-030

Quarta - 07/08/2019 - 08h30
Foto: WhatsApp | Informe Sudoeste

Na tarde desta terça-feira (06), por volta das 16h30m, um homem identificado com o prenome Valdinei conhecido pelo apelido de “Bidei”, morador da comunidade do Espinheiro, morreu após a motocicleta que conduzia colidir contra a lateral de um caminhão.  O acidente foi na BR-030, em Brumado, no anel viário que liga a BA-262 à Vila Presidente Vargas. Conforme a PRE, o motorista do caminhão não sofreu ferimentos e foi conduzido à Delegacia para esclarecimentos. A motocicleta envolvida no acidente tinha placa de São Paulo e pode ter indícios de irregularidades. Ainda segundo a PRE, o motociclista não tinha CNH. A Polícia Rodoviária Estadual controlou o tráfego e fez o levantamento dos dados para apurar as causas do acidente. 

Desembargadores decidem hoje anulação de júri que absolveu Kátia Vargas

Quarta - 07/08/2019 - 08h00
Foto: Reprodução

Vinte desembargadores decidem hoje (7), sob coordenação do desembargador relator, Lourival Almeida, se anulam ou não a absolvição da oftalmologista Kátia Vargas, de acordo com o Correio. A médica havia sido acusada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) por homicídio doloso, pelas mortes dos irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes Dias, no bairro de Ondina, em Salvador, em 2013. A sessão, que já havia sido adiada outras duas vezes, acontece no Fórum Ruy Barbosa a partir das 8h30. Ainda não há prazo para terminar. Kátia foi absolvida em um júri popular em dezembro de 2017, quando sete pessoas entenderam que ela não causou a batida que terminou com a morte dos jovens e seria, portanto, inocente. A Segunda Turma da Câmara Criminal do TJ-BA decidiu, em agosto do ano passado, no entanto, anular o júri popular que terminou com a absolvição da médica. A defesa recorreu da decisão e os embargos do recurso serão então decididos nesta nova sessão de hoje.

Homem que tentou fugir de presídio vestido de mulher é encontrado morto

Quarta - 07/08/2019 - 07h30
Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (6), o traficante Clauvino da Silva, 42 anos, que foi pego tentando fugir da Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino, em Bangu, vestido de mulher neste fim de semana foi encontrado morto dentro da cela em que estava. De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), ele teria tirado a própria vida com um lençol. O órgão também informou que todas as celas onde ele estava são individuais. A Seap ainda divulgou que abriu uma investigação sobre o caso: "O Corpo de Bombeiros foi acionado e será realizado o registro de ocorrência. Também será instaurada uma sindicância para apurar os fatos", disse, em nota.

Livramento: Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito na festa do Bom Jesus do Taquari

Quarta - 07/08/2019 - 07h00
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Por volta das 19:20 desta terça-feira (06), uma guarnição PM recebeu denúncia sobre um elemento possivelmente armado na Festa do Bom Jesus do Taquari, ao efetuar a abordagem e proceder revista pessoal foi encontrada uma pistola calibre .32 com numeração suprimida na posse de Filipe Mendes Santos. Foi dado voz de prisão ao autor e apresentado a Delegacia Territorial de Livramento ao Delegado Titular  Antônio Cláudio, que ratificou a voz de prisão e o autuou por porte ilegal de arma de calibre restrito com a numeração raspada.

Rio de Contas: Barragem Luiz Vieira corre risco de rompimento

Quarta - 07/08/2019 - 06h30
Por: Pedro Vilas Boas | BNews
Foto: Alan Rich | Informe Sudoeste

A barragem Luiz Vieira, localizada no município de Rio de Contas, é mais uma na Bahia que corre risco de rompimento, caso continue sem manutenção. A avaliação foi exposta durante sessão da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa do estado (AL-BA), desta terça-feira (6). De acordo com o relatório, apresentado na sessão pelo deputado estadual José de Arimatéia (PRB), presidente da comissão, os engenheiros analisaram e constataram que, caso não haja uma manutenção emergencial na barragem, existe o risco de rompimento. A barragem Luiz Vieira abastece diversas cidades baianas, como Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas e Dom Basílio.

Dom Basílio: mais de 6 mil títulos podem ser cancelados pela Justiça Eleitoral

Quarta - 07/08/2019 - 06h00
Foto: Alan Rich | Informe Sudoeste

Mais de 6 mil eleitores do município de Dom Basílio poderão ter seus títulos cancelados. Na cidade, que está em fase de revisão biométrica obrigatória, 6.767 cidadãos ainda não atenderam a convocação da Justiça Eleitoral. Conforme o TRE baiano, a suspensão do documento provoca outras diversas penalidades, a exemplo do impedimento de tirar passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargo público e ter acesso a programas sociais. O prazo para regularização é 18 de fevereiro de 2020. Em Dom Basílio, dos 9.772 eleitores convocados, apenas 3.005 (30,75%) realizaram a coleta dos dados. No decorrer deste ano, o TRE da Bahia realizou uma série de audiências públicas para alavancar o recadastramento eleitoral em 24 municípios do estado. O objetivo é realizar as Eleições Municipais de 2020 com eleitorado 100% biometrizado. O agendamento, pode ser realizado por meio de site (agendamento.tre-ba.jus.br) ou telefone 0800 071 6505.

Traficante tenta fugir de presídio vestido de mulher; veja vídeo

Segunda - 05/08/2019 - 08h00
Foto: Divulgação

Um traficante de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, foi flagrado por agentes penitenciários neste sábado, 3 tentando fugir da prisão disfarçado de mulher. Clauvino da Silva estava detido no presídio de Bangu 3, zona oeste da capital fluminense, e teria aproveitado visitas para preparar um disfarce mirabolante e tentar escapar. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a filha do detento, Ana Gabriele Leandro da Silva, é suspeita de ajudar o pai na fuga – a roupa que ele vestia teria sido fornecida por ela. Além de Ana, outros oito visitantes são suspeitos de dar suporte ao plano, incluindo uma mulher grávida. Os agentes penitenciários perceberam a atitude e interromperam a tentativa de fuga por volta das 16h. O traficante foi encaminhado para a Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino, também no complexo de Bangu, e sofrerá sanções disciplinares. A corregedoria da Seap informou ainda que vai instaurar uma sindicância para apurar os fatos.

Bahia vence Flamengo por 3x0 na Arena Fonte Nova

Segunda - 05/08/2019 - 07h00
Foto: Reprodução

O Bahia voltou a fazer as pazes com a torcida ao vencer o Flamengo neste domingo (4), por 3 a 0, na Arena Fonte Nova. Gilberto assinalou todos os tentos do jogo ainda no primeiro tempo. Decretado o triunfo, o tricolor chega agora aos 19 pontos, em 10º lugar, no Campeonato Brasileiro. Já o Flamengo segue com 24 pontos, na terceira posição. O revés joga águas nos planos do time rubro-negro de encostar no Palmeiras, segundo colocado. No próximo domingo (11), o Esquadrão visita o Palmeiras, na Arena Palmeiras; no sábado (10), o Flamengo recebe o Grêmio, no Maracanã. Fim de jejum
O atacante Gilberto foi o destaque da partida. Ele fez três gols —todos ainda no primeiro tempo— e foi o nome do triunfo do tricolor. O jogador pôs fim a um jejum de quatro partidas sem balançar a rede.

PC e PF evitam extorsão de meio milhão de reais em Conquista

Segunda - 05/08/2019 - 06h00
Foto: Divulgação | SSP

Uma ação conjunta entre unidades da Polícia Civil (Draco, Depin e DHPP) e da PF, em Vitória da Conquista, evitou a extorsão de meio milhão de reais. Eliseu Dias Morais foi preso, na noite de sexta-feira (2), depois de ações de acompanhamento e de inteligência. O caso tem envolvimento com uma apreensão de 750 kg de maconha, na cidade de Ponta Porã, no estado do Mato Grosso do Sul e a prisão de um dos envolvidos com a carga. Eliseu, sabendo que o detento tinha parentes em Vitória da Conquista, passou a fazer ameaças para a família, exigindo R$ 550 mil. Ele dizia pertencer a uma facção e que o dinheiro seria para amenizar a dívida do homem preso em Ponta Porã. Sabendo da tentativa de extorsão, o caso passou a ser investigado e Eliseu terminou capturado. Com ele foram apreendidos celulares com as conversas determinando o pagamento dos R$ 550 mil e um veículo de luxo, modelo Azera. "O trabalho continua, pois sabemos que outras pessoas participaram deste crime", contou o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis.

Faculdade Pitágoras de Brumado terá Aulão para novos alunos de Direito e Engenharias para conhecer a instituição

Sábado - 03/08/2019 - 12h00

A Faculdade Pitágoras de Brumado preparou um Aulão para que os calouros de Direito e Engenharias fiquem por dentro de tudo o que a Faculdade Pitágoras oferece. Quer tirar dúvidas sobre a modalidade e sistema de ensino, aprender como acessar o portal do aluno, conhecer os canais de atendimento, serviços como carteirinha e muito mais? Anote na agenda e participe: 12 de Agosto Aula inaugural das novas turmas 2019/2 na Faculdade Pitágoras de Brumado. Rua Eugênia Dantas Araújo, 55 - Bairro Hospital em Brumado-BA, mais informações entre em contato pelos telefones: 77 3453 1246 ou 77 98123 9486 (WhatsApp)

Barra da Estiva: MP recomenda que prefeitura anule mais de 300 contratações irregulares

Sábado - 03/08/2019 - 10h00
Foto: Reprodução

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que a prefeitura de Barra da Estiva, no Centro-Sul da Bahia, anule mais de 300 contratações temporárias que não atendam às normas constitucionais de previsão legal, prazo predeterminado, caráter temporário, excepcional interesse público e necessidade indispensável. Além disso, que não se contrate novos temporários e realize um levantamento identificando os cargos efetivos vagos para realização de concurso público. A recomendação feita por meio da promotora de Justiça, Maria Salete Jued Moyses, leva em conta informações levantadas em inquérito ministerial junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e à própria administração municipal que revelaram que atualmente existem 333 trabalhadores temporários exercendo atividades que, por lei, competem a servidores efetivos, como auxiliar administrativo, motorista, auxiliar de enfermagem e técnico de enfermagem.  Segundo a promotora, a prefeitura já havia firmado, em 2006, um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Trabalho se comprometendo a regularizar a situação dos trabalhadores temporários, mas não cumpriu o acordo.

Dos cigarros vendidos no Brasil neste ano, 57% são ilegais

Sábado - 03/08/2019 - 09h00
Foto: Reprodução

O mercado ilegal de cigarros cresce pelo sexto ano consecutivo no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo Ibope aponta que 57% dos maços consumidos em 2019, até o momento, foram obtidos de modo irregular. A pesquisa mostra que a maioria dos produtos foram contrabandeados, principalmente do Paraguai. Já 8% foram fabricados nacionalmente. Em 2018, o percentual correspondia a 54%. Com a alta deste ano, o número absoluto de cigarros ilegais é de 63,3 bilhões. 

Preço do gás de cozinha é reduzido e novo valor entra em vigor na próxima segunda-feira (5)

Sábado - 03/08/2019 - 08h00
Foto: Informe Sudoeste

A Petrobras reduziu o preço do gás de cozinha (GLP) vendido nas refinarias às distribuidoras para botijões de 13 quilos de R$ 26,20 para R$ 24,06. O novo preço entra em vigor na próxima segunda-feira nas unidades da empresa. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), a queda do GLP residencial oscilará entre 6,5% e 12% nas refinarias. De acordo com a Petrobras, para ser comercializado em botijões de 13 quilos, o gás de cozinha tem o preço de venda formado pela média das cotações dos gases butano e propano no mercado europeu, mais uma margem de 5%. Os reajustes passaram a ser trimestrais em janeiro do ano passado. Segundo a companhia, o preço do GLP vendido para as indústrias e o comércio caiu 13%. O Sindigás informou que a redução do GLP empresarial ficou entre 11% e 17%, dependendo do polo de suprimento. A redução do GLP empresarial também entra em vigor na segunda-feira. Em nota, o sindicato informou que o ágio praticado pela Petrobras está em cerca de 31% em relação ao preço do mercado internacional. “Esse ágio vem pressionando ainda mais os custos de negócios que têm o gás liquefeito de petróleo entre seus principais insumos, impactando de forma crucial, empresas que operam com uso intensivo de GLP”, diz o Sindigás.