Boa tarde, 09 de Julho de 2020

Vasco envia carta à Conmebol por racismo sofrido na Bolívia

Sexta - 21/02/2020 - 09h30
Por: FolhaPress
Foto: Reprodução

O Vasco levou à frente o episódio de racismo sofrido pelos atletas Juninho e Alexander na quarta-feira (19), em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, no empate em 0 a 0 com o Oriente Petrolero que garantiu a classificação na Copa Sul-Americana. Segundo o diretor-executivo de futebol, André Mazzuco, o clube enviou uma carta de repúdio à Conmebol e também contestou o cartão amarelo dado ao zagueiro Ricardo Graça simplesmente por ele ter reclamado das injúrias raciais com a arbitragem "Tomamos todas as medidas. Nosso gerente, o André (Souza), no mesmo momento, contatou o delegado da partida, antes mesmo de finalizar a súmula. E hoje nós enviamos um termo de contestação justamente para reforçar a nossa posição e para contestar o cartão amarelo sofrido pelo nosso atleta. A gente repudia veementemente", declarou no desembarque da delegação no Rio de Janeiro. Mazzuco também comentou as declarações do delegado da partida ao jornal O Globo, que minimizou o episódio e o considerou "pequeno". "Primeiro é importante frisar que é inadmissível ter uma medida de muito ou pouco em caso de injúria racial. Isso não me entra na cabeça, falar que foi muita ou pouco. Isso não existe. Para nós, o ato desrespeitou os nossos atletas. É um problema social", disse o dirigente vascaíno. Os jogadores que sofreram diretamente as injúrias raciais foram orientados a não dar entrevistas no desembarque do Vasco, mas o estafe do volante Juninho se posicionou no Instagram. "Reforçamos aqui todo o nosso apoio ao Juninho e esperamos sinceramente que a Conmebol tome medidas duras para que fique de exemplo e ajude a impedir novos casos tristes como o de ontem.", escreveu.

Livramento: Homem é conduzido à delegacia após ser denunciado por agressão pela companheira

Sexta - 21/02/2020 - 09h00
Foto: Informe Sudoeste

Na manhã da última terça-feira (18), um homem foi preso em flagrante após agredir a companheira. A prisão aconteceu  no Bairro Taquari em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações, a vítima procurou a delegacia sendo seguida e ameaçada pelo acusado. Ao perceber a aproximação do policial, o acusado tentou evadir do local, mas foi localizado duas quadras depois da Delegacia. A vítima alega que ao anunciar o fim do relacionamento foi ameaçada de morte e agredida com um soco. O acusado foi apresentado e ficará a disposição da justiça.

UNEB divulga lista de aprovados no Vestibular 2020

Sexta - 21/02/2020 - 08h30
Foto: Informe Sudoeste

A UNEB divulga o resultado do Vestibular 2020. A relação de candidatos aprovados, para entrada no primeiro semestre letivo, está disponível no site do processo seletivo. Aqueles que optaram pelo sistema de cotas devem ficar atentos ao processo de validação para o acesso às vagas, que acontecerá no departamento onde funciona o curso escolhido, conforme escalonamento para cursos presenciais e para cursos a distância. Nesta edição do certame, 32.620 candidatos concorreram a 6.321 vagas, para cursos de graduação na modalidade presencial (4.021) e na modalidade a distância, ofertados pela instituição (500) e pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), também ministrados pela UNEB (1.800). As opções de curso ofertadas estão distribuídas em todos os territórios de identidade do estado da Bahia. O certame prevê entrada para os semestres 2020.1 e 2020.2. Informações: Centro de Processos Seletivos/UNEB –  tel. (71) 3117-2352 ou e-mail [email protected]

Carnaval 2020: PRE vai intensificar fiscalização no trecho da BA-148 Livramento à Rio de Contas

Sexta - 21/02/2020 - 08h00
Por: Achei Sudoeste
Foto: Divulgação | PRE

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) irá intensificar os trabalhos de fiscalização durante as festas de Carnaval na rodovia BA-148, no município de Rio de Contas. A Operação Carnaval na cidade foi marcada com uma instrução e capacitação teórica e prática a todos os Policiais Militares que trabalharão diretamente no período momesco, e atuarão de forma permanente no processo de fiscalização, checagem de documentos visando coibir veículos com restrições de furto/roubo além de veículos com chassi pinado ou suprimido que são usados de forma costumeira em cidades menores bem como combater o tráfico de drogas e de armas.

Mais de 4.861 Títulos de Eleitores serão cancelados pela falta da biometria em Livramento de Nossa Senhora

Sexta - 21/02/2020 - 07h30
Foto: Informe Sudoeste

O Município de Livramento de Nossa Senhora possui 34.579 eleitores, destes, 29.718 (85,94%) eleitores fizeram o recadastramento biométrico, sendo que 4.861 (14,06%) terão o título cancelado pela Justiça Eleitoral pela falta de biometria, causando vários prejuízos como não poder retirar passaporte, votar nas próximas eleições, fazer matrícula em universidades públicas, tomar posse em concurso público, ter acesso a benefício sociais do governo federal, como o Bolsa Família, entre outros. Contudo, ainda há tempo para regularizar seu título junto à Justiça Eleitoral e estar apto a votar nas Eleições Municipais de 04 de outubro, basta comparecer aos cartórios eleitorais de 27/02 a 06/05, mediante prévio agendamento eletrônico pelo site do TRE-BA ou pelo telefone 0800 071 6505.

Livramento: Obras para implantação da base da Caesg na cidade estão em fase de conclusão

Sexta - 21/02/2020 - 07h00
Foto: Informe Sudoeste

As obras para implantação da Base Operacional da CIPE Sudoeste  em Livramento de Nossa Senhora estão em fase de conclusão. A unidade funcionará no mesmo espaço físico do comando da 46ª CIPM e restam apenas acabamentos (pintura e instalação de móveis) para que a base entre em operação. O Major PM Vandilson Araújo em entrevista ao Ba Hoje, informou que  a base irá abrigar uma guarnição e uma viatura que dará suporte aos policiais da unidade, em especial o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO). “Essa base trará ganhos a sociedade livramentense, e dará suporte aos nossos policiais. Sem dúvidas alguma é um reforço muito bem-vindo a segurança pública da população, agradeço a prefeitura que nos ofertou o apoio estrutural e ao comandante da Cipe Sudoeste”, reforçou  o Major.

Foto: Redação / BA Hoje

Economize comprando na Central das Carnes

Sexta - 21/02/2020 - 06h30
Foto: Reprodução| L12 Sudoeste

A Central das Carnes tem o menor preço para todos os clientes e uma ampla variedade de gêneros alimentícios, produtos de limpeza, um completo açougue, frios e congelados, frutas e verduras fresquinhas todos os dias. Aqui o seu dinheiro é valorizado. Sempre com qualidade, higiene e bom atendimento, nosso açougue conta com diversos cortes de carnes de aves, peixes, bovinas e suínas, além dos tradicionais ingredientes para feijoada. Você poderá optar entre os cortes embalados localizados na geladeira ou se preferir para pedidos de cortes ou quantidades diferenciados, faça o seu pedido para os nossos açougueiros que estarão à disposição e terão o maior prazer em atendê-lo. Contamos com uma equipe treinada e pronta para lhe atender, espaço amplo e climatizado, estrutura moderna e ótima localização. Estamos localizados na Avenida Dr. Nelson Leal, 491, no Centro da Cidade. Telefone: 77 99957-8654. Atendemos de segunda a sábado, das 7h às 20h.

Foto: Reprodução| L12 Sudoeste

Rio de Contas: Ambulância quase tomba em estrada vicinal

Sexta - 21/02/2020 - 06h00
Foto: Júnior Neto | Blog Regional

Na tarde da última quarta-feira (19), uma ambulância que pertence a Secretaria Municipal de Saúde do município de Rio de Contas se envolveu em um acidente e por muito pouco não tombou em uma estrada vicinal. Segundo o Blog Regional, um morador da região disse que o acidente aconteceu em uma curva na via que liga a Comunidade de Bananal a sede do município, mas não sabia o que o provocou. O veículo ficou  no local, inclinado lateralmente e o motorista não foi localizado. Também não há informações se houve feridos. 

Grupo encapuzado toma viatura da Polícia Civil e cerca agentes durante greve em Fortaleza

Sexta - 21/02/2020 - 05h30
Por: BN
Foto: Reprodução

Mais um fato ocasionado com a greve dos policiais militares do Ceará chamou à atenção nesta quinta-feira (20) em Fortaleza.  Um grupo encapuzado cercou e tomou uma viatura da Polícia Civil. O fato ocorreu na Avenida Mister Hull, nas proximidades do 18° Batalhão da Polícia Militar, já ocupado por policiais militares em greve. Em imagens veiculadas pelo jornal o Povo, é possível ver o grupo encurralar o veículo e partir pra cima dos policiais civis. Ainda segundo o jornal, devido à redução de militares nas ruas, a Polícia Civil colocou agentes de segurança nas ruas para reforçar as atividades e garantir a integridade da população. Após a ação, a viatura foi recuperada momentos depois e encaminhada ao 10º Distrito Policial. O governo cearense disse que seguirá com reforço no policiamento ostensivo em Fortaleza e outros municípios do estado.

Caixa anuncia financiamento imobiliário com juros fixos

Sexta - 21/02/2020 - 05h00
Foto: Informe Sudoeste

A Caixa Econômica Federal anunciou hoje (20) o lançamento de uma nova linha de crédito habitacional com taxa fixa. As contratações podem ser feitas a partir de amanhã (21) com juros de 8% a 9,75% ao ano, dependendo do tempo de financiamento e do relacionamento do cliente com o banco. "Vamos permitir que as pessoas tomem empréstimos por 20 anos, 30 anos, sabendo desde o primeiro dia quanto elas vão pagar”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, durante cerimônia de lançamento da nova linha de crédito, no Palácio do Planalto. As condições são válidas para imóveis residenciais novos e usados, com quota de financiamento de até 80% do valor do imóvel. O cliente poderá escolher entre os sistemas de amortização SAC (com parcelas decrescentes), para contratos de até 360 meses, ou Price (parcelas fixas), para financiamento de até 240 meses. No ano passado, o presidente da Caixa havia adiantado a intenção do banco em adotar o crédito habitacional pré-fixado. Nesta quinta-feira, ele explicou que agora, os clientes têm três opções de contratação: com correção pela Taxa Referencial (TR), definida pelo Banco Central; pela inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA); ou sem correção.

Livramentense João Neto é convocado para a seleção Brasileira SUB-17

Quarta - 19/02/2020 - 07h00
Por: Portal Livramento
Foto: Divulgação

O livramentense João Neto, atacante do Fluminense do Rio de Janeiro, foi convocado na tarde desta terça-feira(18) para a Seleção Brasileira Sub-17. O atleta se apresentará ao técnico Dudu Patetuci, para semana de treinamentos na Granja Comary, de 1º a 7 de março, com o objetivo de preparar o grupo para o próximo Sul-americano da categoria, em 2021. Rui Sports, empresário do atleta, recebeu a notícia com muita felicidade, mas sem surpresas, pois sempre confiou no potencial de João Neto, incluive, já havia dito para o Portal Livramento que o livramentense chegaria a Seleção Brasileira e ao futebol europeu. João Neto, está ótima fase tendo conquistado vários títulos e premiações individuais em 2019, no âmbito nacional e internacional. 

Bolsonaro pode sofrer impeachment por xingar repórter

Terça - 18/02/2020 - 16h30
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (18), o Presidente da República Jair Bolsonaro fez insinuações sobre o trabalho da jornalista Patrícia Campos Mello, repórter do jornal 'Folha de S.Paulo', e causou enorme polêmica pelo tom do comentário. "Ela queria um furo. Ela queria dar o furo a qualquer preço contra mim", disse Bolsonaro aos risos na saída do Palácio da Alvorada sobre uma declaração na CPI das Fake News que citava a profissional. O comentário surgiu após um ex-funcionário de uma agência de disparos de mensagens em massa por WhatsApp, Hans River, dizer na CPI das Fake News no Congresso que a jornalista da 'Folha' teria se insinuado sexualmente para obter informações de Bolsonaro. No entanto, o jornal informou que as alegações são falsas e que a profissional teria provas de que River foi quem teria mandado mensagens para a jornalista. Após o xingamento de Bolsonaro, a 'Folha de S.Paulo' emitiu nota informando que "o presidente da República agride a repórter Patrícia Campos Mello e todo o jornalismo profissional com a sua atitude". "Vilipendia também a dignidade, a honra e o decoro que a lei exige do exercício da Presidência", diz o texto. Com a repercussão do caso, o jurista Miguel Reale Jr., autor dos pedidos de impeachment contra Collor e Dilma, comentou o assunto e disse que Bolsonaro pode sofrer impeachment.  Em entrevista para a revista 'Veja', Reale Jr. disse que a forma como Bolsonaro se referiu à repórter fere o decoro presidencial e permite que um processo de impeachment seja aberto contra ele. “Bolsonaro desrespeitou a jornalista, a mulher e o ser humano. É algo que ofende mais profundamente a dignidade humana, e não só o decoro. Sem dúvida, isso se enquadra como crime de responsabilidade”, afirmou. O jurista disse que embora veja a possibilidade de Bolsonaro perder o mandato, que não formulará nenhuma representação contra o presidente. “Já redigi o [pedido de impeachment] do Collor e o da Dilma. Agora quero assistir ao do Bolsonaro”, finalizou.

Homem surta e arranca pedaço de rosto de médico com mordida

Terça - 18/02/2020 - 16h00
Foto: Reprodução

Dois médicos ficaram feridos após um paciente ter atitudes agressivas dentro da Unidade de Urgência e Emergência, em Araçatuba, São Paulo, no último domingo (16). O caso aconteceu quando uma médica plantonista foi examinar o ferimento no braço de um paciente, mas ele reagiu empurrando a profissional, fazendo com que ela caísse no chão. Posteriormente, um médico foi tentar ajudar, e recebeu uma mordida, que resultou em parte do rosto arrancada. De acordo com o hospital, o paciente apresentava sinais de embriaguez. Ainda segundo informações da Santa Casa, o homem passou a correr dentro da unidade, quebrou a porta do banheiro da recepção e agrediu um paciente. O homem, que não teve a identidade divulgada, foi detido e encaminhado pela Polícia Militar. Ele foi atuado por lesão corporal e dano. De acordo com o boletim de ocorrência, o homem alegou que o médico o teria xingado, e por isso o fez “perder a cabeça”. Em nota enviada ao G1, a unidade hospitalar informou que o médico agredido passará por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). A administração da Santa Casa de Araçatuba e a direção clínica ressaltaram que estão tomando as providências legais em relação à responsabilização criminal e civil em relação ao caso.

Bahia tem 15 vítimas por dia de golpe com clonagem do número do WhatsApp, estima polícia

Terça - 18/02/2020 - 15h30
Foto: Reprodução

Golpes financeiros que são feitos por meio da clonagem do número do WhatsApp fazem 15 vítimas por dia no estado, de acordo com reportagem do Correio publicada hoje (18). Ao menos duas pessoas, entre as dezenas que receberam as mensagens, caíram no golpe e fizeram depósitos de R$ 1.500 e R$ 1.850 em nome de Jeffeson Augusto Mariano, em uma conta da Caixa Econômica Federal de São Paulo. “Registramos queixa na polícia, meu WhatsApp já foi desbloqueado, mas até hoje ninguém foi preso. E continuo recebendo ligações. Hoje mesmo [quinta-feira da semana passada] recebi uma ligação de São Paulo com a mesma conversa”, disse uma das vítimas, que trabalha como esteticista de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado.  De acordo com o delegado João Cavadas, coordenador do Grupo Especial de Repressão a Crimes por Meios Eletrônicos, da Polícia Civil da Bahia, os golpes têm se tornado cada vez mais frequentes no estado. No entanto, a Bahia, não há uma delegacia especial para apuração de crimes do tipo. Somente o grupo que Cavadas coordena serve como suporte de orientação para delegados de todo o estado. Nas delegacias, os casos são caracterizados como crimes de estelionato, virtuais ou não. Com isso, não há uma estatística certa de quantos golpes do tipo ocorrem, apenas a estimativa. “Há várias modalidades de crimes virtuais, mas pelo que temos visto a maioria é por meio do envio de um link para o WhatsApp ou e-mail e no qual a pessoa que clica já está fornecendo para o golpista os dados dela, como a senha do WhatsApp”, disse o delegado. A partir da obtenção dos dados das vítimas, o golpista passa a assumir o controle da conta e tem acesso a todos os contatos da pessoa.  Nos contatos, os golpistas questionam se a pessoa está em um banco ou usa aplicativo de banco, e solicita  que faça transferência bancária, usando alguma justificativa para tal. Também há casos em que o golpista faz um depósito bancário falso, com envelope vazio, na conta da pessoa e no mesmo dia entra em contato para pedir que faça o estorno.  “Importante a pessoa que está sendo procurada ligar e ver se a pessoa atende. É necessário também prestar atenção se a conta que está enviando é em nome de outra pessoa”,explica o delegado.

Sudoeste: Quatro são presos após apreensão de 32 celulares roubados em festas

Terça - 18/02/2020 - 15h00
Foto: Divulgação | Polícia Rodoviária Federal

Quatro pessoas foram presas e 32 aparelhos celulares, apreendidos durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-116, trecho de Milagres, na região sudoeste. O caso ocorreu na noite de segunda-feira (17). De acordo com a PRF, os celulares estavam escondidos embaixo do banco do motorista, em sacolas plásticas. Os presos são dois homens e duas mulheres. Questionados, os dois homens informaram ter roubado os aparelhos de pessoas que participavam de festas populares que ocorreram no último fim de semana nas cidades de Lapão e Belo Campo, ambas no interior da Bahia. Segundo a PRF, um dos homens, de 25 anos, tinha um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de estupro, expedido pela Vara Crime de Ribeira do Pombal, cidade no norte da Bahia. Não há mais detalhes sobre o crime. Também foi encontrada maconha no veículo, mas a quantidade não foi detalhada pela polícia. Todos os materiais e os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Itaberaba, para adoção de medidas cabíveis.