Bom dia, 21 de Outubro de 2020

Chapada Diamantina: Homem é preso com mais de 160 kg de maconha

Quarta - 16/09/2020 - 17h00
Foto: Repodução

Cento e sessenta e três quilos de maconha, distribuída em sacos e tabletes, além de cinco balanças de precisão, uma balaclava, material para embalar a droga e três máquinas de cartão foram apreendidos por investigadores da Delegacia Territorial (DT), de Seabra, na manhã desta quarta-feira (16). Um homem foi preso em flagrante, por tráfico de drogas e está à disposição da Vara Criminal. O material vai seguir para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será periciado. A ação foi resultado de um cumprimento de mandado de busca e apreensão, deferido a partir do trabalho realizado pelo Serviço de Investigação (SI) da unidade.

Eleições 2020: Confirmado Prefeito Ricardinho para disputar reeleição de Livramento

Segunda - 14/09/2020 - 20h00
Foto: Reprodução

A chapa para a disputa da majoritária nas eleições de Livramento de Nossa Senhora já está definida. Neste domingo (13), o atual prefeito do município, Ricardinho Ribeiro (Rede), definiu seu nome, junto com a atual vice-prefeita, Joanina Sampaio (PL), a fim de pleitear a reeleição. Durante o ato político foram confirmados o nome dos 40 vereadores aliados e o apoio dos partidos: PL, Rede Sustentabilidade, Podemos, PSB e PCdoB. Ao encerrar a convenção, Ricardinho e Joanina fizeram uma live para, junto ao povo, comentar algumas de suas propostas e agradecer o apoio dos últimos quatro anos de mandato. A live está disponível no canal oficial do pré-candidato no YouTube. Confira Aqui.

Contas de água são entregues no momento da leitura em Livramento de Nossa Senhora

Sexta - 11/09/2020 - 10h00
Foto: Divulgação

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou, em Livramento de Nossa Senhora o novo processo de emissão e entrega das contas de água no momento da leitura do consumo mensal. O procedimento valerá para as contas com vencimento datado em 07, 11 e 21 de outubro de 2020. Neste novo processo, a Embasa faz a leitura e emite a conta imediatamente com o auxílio do microcoletor portátil, aparelho que utiliza tecnologia de informática desenvolvida pela própria empresa. Além de agilizar o processo de entrega das contas, evitando atrasos e extravios, a metodologia permitirá também que os usuários possam acompanhar e fiscalizar a leitura de consumo no momento de recebimento da conta. O novo sistema de leitura não altera o calendário existente e nem as datas de vencimento. Os usuários receberão as contas com até 20 dias de antecedência ao vencimento, o que possibilitará maior prazo para o pagamento. 

Bahia perde para o Grêmio em Pituaçu com Mano Menezes na arquibancada

Sexta - 11/09/2020 - 09h30
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Mano Menezes já viu que terá muito trabalho no Bahia. Sob olhares do novo técnico, em Pituaçu, o Tricolor desperdiçou chances, voltou a abusar dos erros defensivos e acabou derrotado pelo Grêmio por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (10). Alisson e Darlan marcaram os gols do time gaúcho, que foi aos 11 pontos ganhos, ultrapassou o Tricolor baiano e subiu para a 10ª colocação. Já o Esquadrão, com seus nove pontos, caiu para 14º e ficou ainda mais próximo da zona de rebaixamento, com apenas um ponto a mais que o Coritiba, primeiro do Z-4. Com Mano na beira do campo, o time baiano volta a campo no próximo domingo (13), diante do Atlético-GO, novamente em Pituaçu.

Cipe Sudoeste apreende drogas em estabelecimento comercial no centro de Ibiassucê

Sexta - 11/09/2020 - 09h00
Foto - Divulgação / Caesg

Durante abordagem num estabelecimento que aglomerava considerável número de pessoas consumindo bebidas alcoólicas, na noite dessa quinta-feira (10), em Ibiassucê, a guarnição Cipe Sudoeste encontrou nas dependências do local 01 tablete com substância semelhante à maconha e 8 porções contendo substância análoga à maconha, prontas para comercialização O indivíduo que se apresentou como proprietário do local, juntamente com os materiais apreendidos, foram apresentados na 22ª Coorpin/Guanambi.

Transporte intermunicipal é suspenso em Érico Cardoso e Rio do Pires

Sexta - 11/09/2020 - 08h30
Foto: Reprodução

Mais duas cidades do interior da Bahia terão o transporte intermunicipal suspenso a partir deste sábado (12). Foi publicado em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (11) a suspensão do transporte em Érico Cardoso e Rio do Pires. Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a chegada e a saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Brotas de Macaúbas e Macaúbas, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Caixa paga nesta sexta-feira auxílio emergencial para nascidos em maio

Sexta - 11/09/2020 - 08h00
Foto: Divulgação

A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (11) cota do auxílio emergencial para 4 milhões de beneficiários nascidos em maio. Trata-se do ciclo 2, que começou pelos beneficiários nascidos em janeiro, e vai até 27 de outubro. Terão direito a receber três grupos de beneficiários: trabalhadores que fizeram o cadastro nas agências dos Correios entre 2 de junho e 8 de julho; trabalhadores que fizeram a contestação pelo site da Caixa ou App Caixa Auxílio Emergencial de 3 de julho a 16 de agosto e foram considerados elegíveis; beneficiários que tenham recebido a primeira parcela em meses anteriores, mas que tiveram o benefício reavaliado em agosto. No caso das reavaliações, o benefício foi liberado novamente para 148 mil pessoas. Os recursos podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem. Com ele é possível pagar boletos e fazer compras na internet e nas maquininhas em mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais. O calendário de pagamentos do auxílio emergencial é organizado em ciclos de crédito em conta poupança social digital e de saque em espécie. Os beneficiários recebem a parcela a que têm direito no período de acordo com o mês de nascimento. Para os beneficiários nascidos em maio, os saques e transferências serão liberados no dia 3 de outubro. (Com informações da Agência Brasil)

Governo da Bahia diz que parceria prevê produção de 50 milhões de doses da vacina russa

Sexta - 11/09/2020 - 07h30
Foto: Divulgação

O governo da Bahia afirmou nesta quinta-feira (10) que a parceria para testar vacinas da Rússia contra a Covid-19 prevê a produção de 50 milhões de doses. A previsão é de que as doses da Sputnik V comecem a ser entregues em novembro deste ano, desde que haja aprovação por parte dos órgãos reguladores no Brasil. A Bahia é o segundo estado brasileiro a firmar um acordo com a Rússia para a produção de vacina. De acordo com o G1, o primeiro foi o Paraná. Os testes da parceria devem começar em outubro, mas ainda dependem da Anvisa. O G1 entrou em contato com o Fundo de Investimento Direto Russo, (RDIF), que informou que um anúncio sobre o acordo será feito na sexta-feira (11). O acordo de confidencialidade com o governo da Rússia estabelece ainda que todas as informações científicas da vacina sejam repassadas para a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico (Bahiafarma). Na prática, o acordo marca um avanço nas negociações entre o país e o estado, que a partir de agora poderá ter acesso à tecnologia usada na produção do imunizante. De acordo com o governador Rui Costa, o próximo passo é a instituição decidir se vai dar seguimento no projeto. Primeiro, o protocolo do governo russo será submetido ao comitê de ética do Instituto Couto Maia, depois ao Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conepe), em Brasília, além da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caso haja aprovação de todos os envolvidos no processo, o governo pretende iniciar o estudo da vacina russa na Bahia dentro de um mês. A intenção é fazer o teste clínico em 500 participantes.

Dólar fecha em alta cotada a R$ 5,31

Sexta - 11/09/2020 - 07h00
Foto: Divulgação

O dólar fechou em alta na última quinta-feira (10), com a moeda ganhando tração especialmente durante a tarde conforme os mercados de risco no exterior pioraram o sinal. A informação foi divulgada pelo portal G1. A moeda norte-americana subiu 0,37%, cotada a R$ 5,3190. No Brasil, alta recente de preços de alguns produtos, como alimentos; postura do governo de "fiscalizar" supermercados sobre essas elevações; percepção de um enfraquecido ministro da Economia, Paulo Guedes, e receios sobre a capacidade de financiamento do Tesouro Nacional têm se somado ao viés externo mais cauteloso.

Homem é detido acusado de tráfico de drogas em Livramento

Quarta - 09/09/2020 - 14h00
Por: Agora Sudoeste
Foto - Divulgação / CAESG

Após informações de populares sobre um possível tráfico de entorpecentes, a guarnição da Caesg se deslocou nessas terça-feira (08) até o bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora, onde ao avistar a aproximação das viaturas um indivíduo empreendeu fuga, pulando diversos muros e invadindo algumas casas, sendo detido posteriormente por populares e entregue as guarnições. Ao proceder com a abordagem, foi encontrado no bolso do indivíduo 03 (três) petecas de substância análoga a maconha. Em seguida, ao realizar uma busca na residência onde o elemento evadiu, foi encontrada mais 38 (trinta e oito) petecas de substância análoga a maconha, embaixo de um colchão. Diante dos fatos,  o  indivíduo e todo material apreendido foi conduzido até a delegacia de Brumado, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Estudante brasileira que cursava Medicina em Buenos Aires morre ao cair em poço de elevador

Quarta - 09/09/2020 - 13h00
Foto: Reprodução

Uma estudante brasileira de 22 anos morreu em Bueno Aires, na Argentina, onde morava e cursava medicina. Segundo a família, Ana Karolina Lara Ferreira Fernandez caiu no poço de um elevador quando estava no prédio de amigos. Parentes e amigos iniciaram uma campanha nas redes sociais para arrecadar dinheiro e trazer o corpo para ser sepultado em Chapadão do Céu, no sudoeste de Goiás, onde a família vive. Ana Karolina morreu na última sexta-feira (4). De acordo com a empresária Silvana Lara Ferreira, mãe da jovem, a família ainda tem poucas informações confirmadas do que aconteceu. A jovem se mudou para o país vizinho há quatro anos para fazer faculdade de medicina, que era seu grande sonho. A família era natural de São Paulo, mas se mudou quando Ana tinha 6 anos para a cidade goiana. Lá ela viveu até os 18, quando foi para a Argentina. Silvana contou que está providenciando documentos para enviar ao país vizinho e conseguir a liberação do corpo, o que ainda não tem previsão de acontecer. Ela disse que está recebendo apoio logístico tanto do Itamaraty quando do Governo de Goiás. “Não sabemos ainda [quando ocorrerá a liberação do corpo]. Com a pandemia tudo se torna mais difícil”, afirmou. O desejo dela é sepultar a filha em Chapadão do Céu. Para isso, ela disse que precisa juntar o montante de 5 mil dólares – na cotação desta terça-feira (8), R$ 26,8 mil. Por isso, duas frentes de doação foram criadas: amigos da cidade goiana criaram uma “vaquinha” online, já colegas dela da Argentina postaram contas bancárias para depósitos com o fim de ajudar no traslado.

Homem que mora na zona rural de Iuiú procura pelos pais em Brumado

Quarta - 09/09/2020 - 12h00
Foto: Reprodução

Um homem de 42 anos procura pela família na cidade de Brumado. Fernando José da Silva atualmente reside no distrito de Pindorama, zona rural de Iuiú. De acordo com o agente de Saúde Iromar Fernandes da Silva, o maior desejo de Fernando é reencontra seus familiares, mas ele acabou perdendo o contato de todos. Segundo o Folha do Vale, natural de Brumado, Fernando é filho de Jesuíno José da Silva e Emilia Maria da Silva. Fernando sofre de transtorno mental, entretanto, é acompanhado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Paramirim: Homem que tentou matar o próprio irmão no Povoado do Gama é preso

Sábado - 29/08/2020 - 10h00
Por: Achei Sudoeste
Foto: Informe Sudoeste

A Polícia Militar prendeu na última sexta-feira (28) um homem suspeito de tentar matar o próprio irmão no Povoado do Gama, na cidade de Paramirim. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o fato foi registrado por volta das 09h10. A motivação do crime se deu em decorrência da vítima ter ajudado a sua irmã a retirar algumas mobílias da casa de sua mãe. Após o fato, o autor esfaqueou o seu irmão com golpes na região do abdômen. As mobílias foram danificadas com um machado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e a vítima foi encaminhado para o Hospital de Paramirim. A unidade de saúde ainda não divulgou um boletim sobre seu estado de saúde. O autor do crime, que confessou as agressões, foi detido pela polícia militar e está preso à disposição da justiça.

Livramento: Homem morre após tentar atacar policial civil

Sábado - 29/08/2020 - 09h00
Por: Blog Regional
Foto: Informe Sudoeste

Na manhã desta sexta-feira (28), um homem foi alvejado após tentar atacar um  policial civil com uma faca, durante ocorrência em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações da polícia, o homem havia tentado contra a vida de uma pessoa que transitava com sua motocicleta, na estrada vicinal que da acesso ao Recreio. O policial civil que foi solicitado, tentou intervir para mediar a situação. Descontrolado, o homem também atacou o policial com a faca, o qual revidou deflagrando um tiro contra o agressor. O homem chegou a ser socorrido e encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Ainda segundo a polícia, o agressor possuía várias passagens na delegacia por diferentes delitos. A suspeita é que ele possuía problemas psicológicos.

Governo da Bahia prorroga proibição de aulas e eventos até 13 de setembro

Sábado - 29/08/2020 - 08h00
Foto: Alan / Informe Sudoeste

O Governo da Bahia prorrogou hoje (29) do decreto que proíbe aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e eventos com mais de 50 pessoas até o dia 13 de setembro, em todo o estado. Medida era válida até amanhã. O decreto proíbe atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, entre outros. O prolongamento envolve ainda a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em cidades baianas com registros recentes de coronavírus. Seguem suspensas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.