Bom dia, 26 de Janeiro de 2020


Brumado: Faculdade Pitágoras emite nota sobre fim dos cursos de engenharias Mecânica, Civil e Produção

Terça - 14/01/2020 - 07h08
Foto: Reprodução | Wilker Porto - Agora Sudoeste

Estudantes dos cursos de engenharias Mecânica, Civil e Produção vieram a público externar a indignação quanto a descontinuidade dos cursos na Faculdade Pitágoras, em Brumado. Após a repercussão negativa do assunto na cidade, a instituição de ensino emitiu nota sobre o fato. "A Pitágoras esclarece que a descontinuidade dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia de Produção na unidade de Brumado foi um ajuste pontual no portfólio de cursos ofertados na unidade, sem prejuízo aos estudantes matriculados, uma vez que os mesmos poderão dar continuidade aos estudos no ensino superior na modalidade EAD, com grade similar à que estava em andamento com a mesma qualidade e certificação. Seguimos com nosso propósito de levar qualidade de ensino e inovação ao ambiente de aprendizagem e fortalecer os serviços educacionais já prestados com excelência. A Pitágoras reitera seu compromisso com a educação acessível e de qualidade para todos os brasileiros".

Policiais participam de festa de criança que sonha em ser PM

Segunda - 13/01/2020 - 13h00
Por: Acorda Cidade
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Fardada e com direito a festa com o tema Polícia Militar, Maria Letícia completou seus 5 anos no sábado (11), em Feira de Santana. Ela, que é fã da PM, ficou emocionada quando os policiais das Rondas Especiais (Rondesp/Leste) e das 65ª E 66ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM/Feira de Santana) chegaram nas viaturas em sua festa. "Quando eu crescer quero ser polícia. Espero conquistar isso no futuro", disse Maria Letícia, de apenas 5 aninhos. Segundo sua mãe, Mirianice de Jesus, desde os 2 anos ela diz que quer ser policial, e a cada dia esse desejo vem se tornando maior, por isso escolheu esse tema para a festa. "Só tenho a agradecer a surpresa dos PMs em terem vindo para a festa, ela amou", disse. Para o comandante da Rondesp Leste, major Átila de Jesus do Carmo, receber o carinho das crianças é gratificante. "É muito bom saber que crianças tem admiração pela atividade policial e pais que incentivam essa ideia, tanto no sentido de valorizar nosso trabalho quanto de sonhar se tornar um PM", disse emocionado. Ainda segundo ele, em Feira de Santana, é notável a admiração da população com as guarnições policiais. "Eu credito isso às boas ações que a Polícia Militar tem realizado no município", disse 

Prefeito de Rio de Contas dança 'na boquinha da garrafa' em evento na zona rural

Segunda - 13/01/2020 - 12h00
Foto: Reprodução | Mandacaru da Serra

Nas redes sociais, um vídeo do prefeito da cidade de Rio de Contas, Cristiano Azevedo (DEM), e de sua esposa dançando a música “Na boquinha da garrafa” tem causado grande repercussão. Ambos estariam em uma festa no Povoado de Marcolino Moura, zona rural do município. Bastante animado, o prefeito requebra até o chão e parece organizar a diversão. As pessoas presentes aplaudem e se divertem com o episódio. De acordo com o Mandacaru da Serra, Cristiano Azevedo é médico e está em seu primeiro mandato no comando da cidade.

Bahia registra queda de 26% no número de roubos a bancos em 2019, afirma SSP-BA

Segunda - 13/01/2020 - 11h30
Foto: Divulgação

A Bahia registrou queda de 26% no número de roubos a banco no ano passado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (13), pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). De acordo com o órgão, em 2019, teve 17 casos a menos do que no ano anterior, quando aconteceram 48 ocorrências. Ainda segundo a SSP, no interior baiano, houve uma queda de 42%, já na capital foi de 14%. Segundo a instituição, é o quinto ano consecutivo de redução. A média do crime caiu de 23 ataques por mês para quatro. Na Região Metropolina de Salvador, no entanto, o crime cresceu 300%. Foram registrados, no ano passado, oito contra dois em 2018. A secretaria informou ainda que houve uma queda de 8,6% nos crimes contra o patrimônio. Já os roubos a ônibus foram 73 casos no ano passado, uma redução de 3,6%, conforme sempre a SSP-BA. As ofensivas contra estabelecimentos comerciais apresentaram redução de 34%, sendo registrados menos de 655 ocorrências, de acordo com o órgão.

Duas pessoas morrem e uma fica gravemente ferida em acidente na BA-265

Segunda - 13/01/2020 - 11h00
Foto: Reprodução | Informe Cidade

Um acidente ocorrido na tarde do último sábado (11) na BA-265, trecho que liga as cidades de Tremedal e Condeúba, causou a morte de duas pessoas e deixou uma terceira gravemente ferida. O acidente aconteceu próximo à cidade de Piripá e envolveu um veículo de passeio, com placa de Cordeiros, e um caminhão baú. Um dos ocupantes do veículo de passeio foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado para o Hospital Municipal Maria Pereira Barbosa, em Piripá, e logo em seguida transferido para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Um casal que estava no mesmo veículo morreu no local. A Guarnições do 2º Pelotão da Companhia Independente de Polícia Rodoviária e o Departamento de Polícia Técnica foram acionados e estiveram no local. Os corpos das vítimas foram encaminhados pela o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista.

Livramento: Condutor de Corolla colide em traseira de outro veículo e evade do local

Segunda - 13/01/2020 - 10h30
Foto: Divulgação | Polícia Civil

or volta das 07:00h, na manhã deste domingo (12), foi registrado um acidente de trânsito na Avenida Presidente Vargas, em Livramento. Segundo informações passadas ao Livramento Manchete, um veículo de passeio modelo Toyota Corolla, de cor prata, colidiu bruscamente na traseira de uma caminhonete Strada. Um passageiro que estava no exterior da caminhonete registrou o momento da batida. No vídeo mostra o automóvel Corolla trafegando pela via em alta velocidade e de repente acontece a colisão. Após o acidente o motorista evadiu se do local e segue em destino ignorado. Por sorte ninguém ficou ferido. Os ocupantes da caminhonete foram à Delegacia Territorial de Polícia de Livramento, acompanhados da Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrência. Já o condutor do Corolla não foi localizado.

50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos e 10% não têm religião, diz Datafolha

Segunda - 13/01/2020 - 10h00
Foto: Reprodução

Pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira (13) pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta que 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos, e 10% não têm religião. Ainda de acordo com o levantamento, as mulheres representam 58% dos evangélicos e são 51% entre os católicos.A pesquisa foi feita nos dias 5 e 6 de dezembro do ano passado, com 2.948 entrevistados em 176 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 
Religião dos brasileiros
Católica: 50%
Evangélica: 31%
Não tem religião: 10%
Espírita: 3%
Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%
Outra: 2%
Ateu: 1%
Judaica: 0,3%
Religião por sexo
Católicos:
Mulher: 51%
Homem: 49%
Evangélicos:
Mulher: 58%
Homem: 42%
Religião por cor
Católicos:
Parda: 41%
Branca: 36%
Preta: 14%
Amarela: 2%
Indígena: 2%
Outras: 4%
Evangélicos:
Parda: 43%
Branca: 30%
Preta: 16%
Amarela: 3%
Indígena: 2%
Outras: 5%
Religião por idade
Católicos:

16 a 24 anos: 13%
25 a 34 anos: 17%
35 a 44 anos: 18%
45 a 59 anos: 26%
60 anos ou mais: 25%
Evangélicos:
16 a 24 anos: 19%
25 a 34 anos: 21%
35 a 44 anos: 22%
45 a 59 anos: 23%
60 anos ou mais: 16%
Religião por escolaridade
Católicos

Fundamental: 38%
Médio: 42%
Superior: 20%
Evangélicos
Fundamental: 35%
Médio: 49%
Superior: 15%
Renda
Católicos

Até 2 salários mínimos: 46%
De 2 a 3 salários mínimos: 21%
De 3 a 5 salários mínimos: 17%
de 5 a 10 salários mínimos: 9%
Mais de 10 salários mínimos: 2%
Evangélicos
Até 2 salários mínimos: 48%
De 2 a 3 salários mínimos: 21%
De 3 a 5 salários mínimos: 17%
de 5 a 10 salários mínimos: 7%
Mais de 10 salários mínimos: 2%
Região do país
Católicos

Sudeste: 45%
Sul: 53%
Nordeste: 59%
Centro-Oeste: 49%
Norte: 50%
Evangélicos
Sudeste: 32%
Sul: 30%
Nordeste: 27%
Centro-Oeste: 33%
Norte: 39%

Solange Almeida termina casamento e desabafa: 'Tive que me escolher mesmo amando alguém'

Segunda - 13/01/2020 - 09h00
Foto: Reprodução

A cantora Solange Almeida terminou o casamento de 3 anos com o empresário Leandro Andriani. O casal estava junto desde 2017, quando oficializou a união civil 6 meses após o início do namoro. Os fãs suspeitaram da separação e questionaram a cantora após Solange aparecer em público sem aliança. No último domingo (12), Solange publicou uma foto em seu perfil do Instagram, e utilizou um texto para fazer um desabafo. “A cada dia que passa eu aprendo mais sobre o amor. Tive que partir de gente que amei por amor a mim. Tive que me escolher mesmo amando alguém. Porque aprendi que amar não é o suficiente, precisa fazer bem. Ciclos de encerram, pessoas se vão… mas a gente permanece. Sempre”, escreveu.

Brumado: Faculdade Pitágoras encerrará atividades dos cursos das engenharias Civil, Mecânica e Produção

Segunda - 13/01/2020 - 08h00
Foto: Reprodução | Wilker Porto - Agora Sudoeste

A Faculdade Pitágoras encerrará as atividades dos cursos das engenharias Civil, Mecânica e Produção no início deste semestre. Conforme informações de um estudante do curso de Engenharia Civil, passadas ao Agora Sudoeste, a instituição de ensino alega que a relação custo-benefício com a  procura pelos cursos diminuiu bastante, não sendo vantajoso para a instituição mantê-los. De acordo com o estudante, a Faculdade deu como opções para os estudantes a devolução integral do valor pago em mensalidade até a presente data, ingresso em outra unidade Pitágoras da região ou continuar o curso na modalidade EAD por meio da UNOPAR. “Não é nem a questão dos valores que seremos ressarcidos. Tem a questão do tempo que nós alunos perdemos, nosso comprometimento, nossos projetos futuros, isso tudo influencia bastante. Fora o desgaste e custo com transporte de pessoas que vinham todos os dias de cidades como Aracatu, Livramento, Dom Basílio e outras localidades. Estamos sem saber o que fazer, nunca imaginaria que uma Faculdade deste porte faria isso com Brumado”, disse o estudante.

Planalto: Jovem morre após carro capotar na BR-116

Quinta - 09/01/2020 - 08h30
Foto: Divulgação | PRF

Um jovem de 21 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (8), após o carro que ele dirigia capotar na BR- 116, trecho da cidade de Planalto, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na altura do Km-780. Ainda não há informações das causas do capotamento, mas a suspeita é de que o jovem cochilou ao volante. Ainda segundo a PRF, ele não usava cinto de segurança. A vítima estava acompanhada de uma mulher, entretanto ainda não informações se há grau de parentesco entre eles. A mulher não teve identidade e idade divulgadas. Ela foi encaminhada para o Hospital de Planalto com ferimentos leves. A PRF informou que a placa do carro era de Santa Catarina, mas os passageiros eram de Planalto.

Eunápolis: Mãe de detento é presa ao tentar entrar com droga no presídio

Quinta - 09/01/2020 - 08h00
Foto: Reprodução | TV Bahia

A mãe de um detento foi presa ao tentar entrar com droga no Conjunto Penal de Eunápolis, na manhã desta terça-feira (07). Conforme informação do portal Radar 64, Cósmia Castro da Cruz Ramos, de idade não divulgada, escondeu tabletes de maconha em um rolo de barbante que seria utilizado para a confecção de artesanato. O material foi descoberto ao passar por um scanner. A droga seria entregue para o filho da suspeita, Vagner Castro Ramos, de 35 anos, que está preso desde janeiro de 2019. Ele, que é conhecido como "Tracknick", cumpre pena por homicídio. Cósmia é moradora do bairro Baianão, em Porto Seguro, e foi autuada em flagrante por tráfico de drogas. O entorpecente foi apreendido.

BA-142: Trecho entre Barra da Estiva e Ibicoara está cheio de buracos

Quinta - 09/01/2020 - 07h30
Por: Achei Sudoeste
Foto: Reprodução | Informe Barra

Um trecho da pista entre as cidades de Barra da Estiva e Ibicoara, na BA-142, está cheio de buracos e as condições de trafegabilidade são precárias. Com as últimas chuvas, a situação só piorou e os veículos que trafegam pelo trecho estão sofrendo diversas avarias. De acordo com o Informe Barra, além dos transtornos e danos materiais, os motoristas são expostos aos riscos de acidente por conta da rodovia esburacada. A escoação de produtos agrícolas, o turismo e outras áreas que movimentam a economia da região da Chapada Diamantina também têm sido prejudicados. Há anos, a BA-142 não passa por uma reforma significativa e a trafegabilidade em muitos trechos é comprometida. Diversos protestos e manifestações já foram realizados no intuito de exigir do Governo do Estado a solução do problema.

Bolsonaro sanciona lei que institui carteira nacional do autista

Quinta - 09/01/2020 - 07h00
Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta (8) a lei que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, de expedição gratuita. Com o documento, essa população passa a ter prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. O Projeto de Lei (PL) 2.573/2019, que criou a carteira, foi aprovado pelo Congresso Nacional no dia 11 de dezembro do ano passado. A proposta foi apresentada pela deputada federal Rejane Dias (PT-PI) e alterou dispositivos da Lei 12.764, de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O PL ficou conhecido como Lei Romeo Mion, que é portador de autismo e filho do apresentador de TV Marcos Mion, um dos principais entusiastas da medida. Em postagem divulgada no Twitter  para informar a sanção do projeto, o presidente Jair Bolsonaro aparece em foto ao lado do apresentador e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.“Sancionada hoje a Lei 13.977 (Romeo Mion), que cria Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A referida carteira é gratuita e garante prioridade nas áreas de saúde, educação e assistência social”, escreveu Bolsonaro. A sanção deverá ser publicada na edição desta quinta-feira (9) do Diário Oficial da União.

Prefeitura de Aracatu rebate acusações da APLB Sindicato: 'levianas'

Quinta - 09/01/2020 - 06h30
Por: BN
Foto: Reprodução

A prefeitura de Aracatu, em nota encaminhada ao Bahia Notícias, rebateu as alegações de professores da rede municipal, ligados à APLB Sindicato. “As levianas acusações são desprovidas de suporte probatório e não resistirão à mínima confrontação com a verdade", diz o comunicado. Os servidores alegaram ao BN que a gestão municipal, liderada por Sérgio Maia (PSD), não pagou o auxílio-transporte de dezembro e que os salários têm sido pagos sempre com atraso. 
Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Aracatu:
“É com enorme surpresa que se toma conhecimento da matéria divulgada por esse respeitável jornal, informando sobre possibilidade de greve no município de Aracatu. Inicialmente, cumpre dizer que o Município conta com 168 professores em atividade, além de 157 trabalhadores em outras funções vinculados à pasta da educação, totalizando 357 profissionais e, curiosamente, menos de 20 pessoas participaram do movimento citado na matéria. E mais: tal movimento foi programado originariamente para o dia 03/01, não obtendo a adesão esperada pela organizadora, razões óbvias. Isso mostra a fragilidade do movimento, que misteriosamente apenas apareceu justamente em ano eleitoral para trazer pontos que facilmente seriam resolvidos numa simples consulta do servidor ao Setor Pessoal. Rebatendo os pontos um a um, primeiro há que se falar que não há qualquer atraso salarial dos professores e/ou profissionais da educação. O pagamento é feito impreterivelmente até o quinto dia útil de cada mês. A gestão do Município desconhece a origem das afirmações feitas pela representante da APLB, contudo, coloca-se à disposição de seus servidores para avaliar cada caso, individualmente, esclarecendo eventuais dúvidas. As levianas acusações são desprovidas de suporte probatório e não resistirão à mínima confrontação com a verdade. A matéria é facilmente comprovada documentalmente, bastando simples conferência das datas de pagamento mês a mês. Quanto ao pagamento do terço de férias, bastaria simples pedido de informações no Setor Pessoal para descobrir que está programada sua liberação junto ao salário do mês de janeiro. Sobre o auxílio-transporte, tal benefício foi pago enquanto durou o calendário escolar do município; óbvio que encerrando o período letivo seria encerrado o pagamento. Novamente afirma-se que se houve alguma inconsistência, o servidor que se sentir prejudicado deve procurar o Setor Pessoal, demonstrando efetiva prestação de serviço no período para que seja regularizada a contraprestação. Se houve casos dessa natureza certamente foram situações excepcionais.  Quando às deduções do INSS, a contabilidade municipal segue à legislação nacional em vigor. Sobre a escolha dos servidores que ocupam cargos de liderança nas escolas, a indicação é feita de acordo com o previsto em lei municipal, que teve ampla participação da classe na sua elaboração. Assim, entende por satisfeitos os questionamentos apresentados, colocando-se á disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Contudo, não admitirá que informações que deturpam a verdade possam macular a gestão municipal, ainda mais quando a intenção é de buscar holofotes para as eleições vindouras.”

Suspeitos de furtar caminhão em Ilhéus são detidos em Dom Basílio

Quinta - 09/01/2020 - 06h00
Por: Agora Sudoeste
Foto: Divulgação

Investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior ( 20ª Coorpin) recuperaram BA-148, próximo à entrada de Dom Basílio, um caminhão de placa GNC-8G32 furtado na cidade Ilhéus. A ação aconteceu nesta segunda-feira (06). O referido veículo já estava sendo monitorado, sendo parado pelos policiais naquela região através de uma barreira, bem como outro que escoltava o caminhão. À polícia, o motorista do caminhão disse que adquiriu o veículo por R$ 6 mil em Jequié e estava conduzindo-o até a cidade de Seabra, de onde o caminhão seria encaminhado para o Pará. Na delegacia, a polícia descobriu que o motorista tem diversas passagens por tráfico, roubo e porte ilegal de arma de fogo.