Boa tarde, 20 de Janeiro de 2021


Aracatu confirma mais dois óbitos de coronavírus e total chega a cinco

Quinta - 10/12/2020 - 15h30
Foto: Reprodução | Achei Sudoeste

O município de Aracatu, a 36 km de Brumado, confirmou na última quarta-feira (09), mais dois óbitos em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus. O número de mortes no município chegou a cinco. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na cidade já foram notificados 898 casos suspeitos, sendo que 11 estão sendo investigados, 35 aguardam resultado e 519 foram descartadas. De acordo com a secretaria de saúde, 333 foram confirmados, 301 se recuperaram, um hospitalizado e 26 seguem em tratamento contra a doença.

Livramento: Candidatos eleitos são diplomados durante cerimônia via videoconferência

Quinta - 10/12/2020 - 13h00
Por: Blog Regional
Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Foram diplomados nesta quinta-feira (10), o prefeito eleito de Livramento de Nossa Senhora José Ricardo Assunção Ribeiro, (REDE), e a vice-prefeita Joanina Batista Silva Morais Sampaio (PL), os 13 vereadores eleitos em 2020 e suplentes. A cerimônia aconteceu através de videoconferência e foi presidia pelo Juiz Eleitoral da 101ª Zona, Gleison dos Santos Soares,  Promotora de Justiça Guiomar Miranda e transmitda pelo canal oficial do prefeito no Youtube. A diplomação é o ato solene que declara quem são os eleitos e os suplentes. Durante a cerimônia são entregues os respectivos diplomas, devidamente assinados pelo juiz eleitoral. Por conta da pandemia do novo Coronavírus, diplomados terão que se dirigir até o Cartório Eleitoral para a retirada do mesmo. O documento legitima o eleito a tomar posse do cargo para o qual foi escolhido em 01 de Janeiro.

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Ricardinho Ribeiro venceu as eleições em Livramento com 14.550 votos, o equivalente a 53,59% dos votos válidos. De acordo com a Justiça Eleitoral, em segundo ficou o ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista (PSD), com 45,65%, o equivalente a 12.395 votos. Foram Diplomados: Prefeito; José Ricardo Assunção Ribeiro, Vice-prefeita; Joanina Batista Silva Morais de Sampaio; Vereadores: Cidão Aracatu (PL), Batata (REDE), Huga de Lafaiete (REDE), Paulo Lessa Filho (REDE), Vitalmir Moura (REDE), Zé Pinha (REDE), Kinka (PL), Deca de Dionisio (PL), Alan de Goncalinho (PSD), Juscélio Pires (PSD), Zé de Vital (PSD), Professor Zemar (PSD) e Osvânio da Barrinha (PSD). Suplentes: Hugulino Da Silva Lima Neto (REDE), João Batista Pereira dos Santos (PL) e José Santos Miranda da Silva (PSD).

Xuxa é vetada de amigo secreto da Record após aparições na Globo, diz site

Quinta - 10/12/2020 - 10h00
Foto: Reprodução

A apresentadora Xuxa Meneghel não estará presente em uma das tradições natalinas da Record TV. A loira foi excluída ado especial Família Record de 2020. Segundo o site ‘Na Telinha’, a apresentadora está prestes a deixar a emissora onde trabalha desde 2015. O adeus da eterna Rainha dos Baixinhos acontece no próximo dia 21 de dezembro, com a exibição do Cannta Comigo All Stars. Outro motivo que teria deixado a Record chateada seria a constante aparição da loira em programas do Grupo Globo. Nos últimos meses, Xuxa apareceu no Conversa com Bial, Lady Night, Altas Horas, Cartas Para Eva da Globoplay e no Fantástico. A apresentadora também será estrela de um documentário no serviço de streaming da emissora, ‘Em Nome de Deus’, que contará a história do médium João de Deus, acusado de abusar e estuprar mulheres ao longo da carreira.

46ª CIPM dá dicas durante a Operação 'Fim de Ano em Paz'

Quinta - 10/12/2020 - 09h00
Foto: Informe Sudoeste

O aumento da circulação de dinheiro no comércio, aos finais de ano, permite que muitas pessoas, principalmente, consumidores e comerciantes manuseiem com rapidez, as cédulas e moedas. Por isso, a 46ª CIPM informa que é nesse momento que o cidadão pode estar sendo enganado em receber dinheiro falso. “Fique atento para que você tenha um fim de ano em paz!”, reforça a companhia.

Morre humorista Rodela aos 66 anos após contrair covid-19

Quarta - 02/12/2020 - 21h30
Foto: Reprodução

O humorista Luiz Carlos Ribeiro, de 64 anos, conhecido pelo personagem Rodela, morreu nesta quarta-feira, 02. A informação foi confirmada pelo diretor do Programa do Ratinho, Murilo Bordoni, que compartilhou um comunicado em suas redes sociais. "Acabo de receber a triste notícia do falecimento do querido amigo , Rodela", publicou nos Stories de seu Instagram. Ele completa: "Segundo a esposa, ele passou por uma hemodiálise e teve três paradas cardíacas. Estou arrasado", lamentou. Murilo segue dizendo: "Falava quase que diariamente com ele, meu sinceros sentimentos à Vera e aos filhos", finalizou.

Estudantes de Livramento são premiadas em Feira Científica e conquistam credenciais para eventos fora do país

Quarta - 02/12/2020 - 19h00
Foto: Divulgação

Os estudantes da rede estadual de ensino estão tendo cada vez mais destaque nas feiras científicas nacionais e internacionais. Dois projetos, desenvolvidos por estudantes de Salvador e Livramento de Nossa Senhora, foram premiados na 16ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), que aconteceu no período de 24 a 28 de novembro, em Recife, Pernambuco. Com isto, foram credenciados a representar a Bahia e o país em eventos internacionais. Com o projeto “Implantação de uma mini usina de compostagem a partir de materiais recicláveis”, o estudante Jackson Menezes, 19, 3º ano, do Colégio Estadual da Bahia (Central) e do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, ganhou três prêmios. São eles: credenciamento para apresentar o projeto na Youth Science Meeting, Encontro de Ciência da Juventude, que acontecerá em Coimbra, Portugal; segundo lugar da área de Ciências Agrárias; além da premiação por votação popular. O projeto também foi selecionado para ser apresentado no evento Jóvenes Científicos por Puerto Rico, que acontecerá em 2021, em Porto Rico. 
“Agradeço ao CJCC e ao Colégio Central pela oportunidade de conhecer os caminhos para fazer ciência e às minhas professoras e orientadoras Solange Rodrigues e Sueli Menezes pelo empenho nos momentos de orientação. Fico muito grato com a conquista dos prêmios, pois, para nós, estes prêmios representam a valorização da educação pública. Acredito que este projeto tem uma grande relevância para o mundo biológico e social. Através dele, eu posso transmitir conhecimento à sociedade sobre a problemática do lixo e, também, mostrar a outros estudantes que podemos mudar o mundo através da educação pública”, afirmou Jackson. Já as estudantes Julya Pires da Silva, Tainá Larissa Nascimento, ambas com 17 anos, 3º ano, do Colégio Estadual João Vilas Boas, localizado em Livramento de Nossa Senhora, conquistaram o primeiro lugar na área de Meio Ambiente e o credenciamento para participar da MILSET Expo-Sciences Asia, que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 2022. Elas são autoras do projeto “Lima-da-pérsia como solução alternativa e natural para a desinfecção da água”, orientado pela professora Ana Paula da Rocha. O projeto também será apresentado durante a Feira Científica-Tecnológica Mariscal Estigarribia (FECIMAR), que acontecerá em 2021, no Paraguai. Para Julya, este reconhecimento é gratificante. “Estamos muito felizes com esta conquista, pois realmente queríamos criar uma solução eficaz e de baixo custo e isso é fruto de muito estudo e dedicação. Tivemos a oportunidade de apresentar o projeto em outro estado e isso é muito bom. Agradeço a todos que nos ajudaram para participar da feira”, disse, entusiasmada.

Brumado: Polícia investiga PM após denúncia de racismo contra jovem negro

Quarta - 02/12/2020 - 17h00
Foto: Informe Sudoeste

A delegacia de Polícia Civil da cidade de Brumado, no sudoeste da Bahia, abriu investigação para apurar denúncia de racismo que teria sido cometido por um policial militar contra um jovem de 24 anos. O caso ocorreu na madrugada de segunda-feira (30) e foi registrado na unidade policial no mesmo dia. Segundo a ocorrência policial, o PM e o jovem foram discutiram após o policial ter dito que o rapaz, que foi aprovado no concurso da PM, em 2019, “não é digno de ser um policial militar, por causa da cor da sua pele”. De acordo com a delegacia local, uma equipe da PM foi acionada após denúncia de briga entre duas pessoas, em uma lanchonete da cidade que fica localizada ao lado da Praça Coronel Zeca Leite. Ao chegar ao local, a equipe encontrou os dois envolvidos na briga, que foram levados à delegacia. Já na unidade policial, os dois homens foram ouvidos e liberados em seguida. Foram também expedidas guias de lesão corporal para exames de perícia. Ainda segundo o boletim, a ocorrência foi registrada como caso de injúria. O G1 tentou contato com os dois envolvidos no caso, mas até a publicação desta reportagem, não conseguiu. A reportagem aguarda um posicionamento da Polícia Militar sobre o caso.

Wesley Safadão é acusado por músico, que quer R$4,5 mil de indenização

Quarta - 02/12/2020 - 16h00
Foto: Reprodução

Segundo o colunista Leo Dias, o compositor Jonnas Alves entrou com um processo contra o cantor Wesley Safadão por danos morais e materiais. Na ação, Jonnas alega que Safadão não lhe pagou nada pela composição da música Vaqueirinha Maltrata, lançada em 2018. “Sempre tive muito carinho por ele, e a nossa amizade era boa até então. Já gravou 8 músicas minhas, mas, em 2018, resolveu gravar Vaqueirinha Maltrata para o CD Diferente Não, Estranho e não fez o acerto comigo”, disse Alves. “Procurei a empresa dele mais de três vezes e nada. E é claro que, depois disso, procuraria os meus direitos, né? Fiz de tudo para resolver as coisas na paz, mas o Safadão não quis agir assim”, completou o compositor.

Livramento: Major pede atenção redobrada à segurança dos idosos neste final de ano

Quarta - 02/12/2020 - 15h00
Por: Achei Sudoeste

A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, lançou a Operação Fim de Ano em Paz (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste Achei Sudoeste, a Major Cleise Costa, comandante da companhia, destacou que a operação visa intensificar o policiamento ostensivo na área comercial dos 9 municípios de abrangência. Segundo destacou, nos últimos três anos, a PM registrou um aumento significativo de roubos e furtos em áreas de comércio, nesse período de final de ano, quando há uma maior circulação de pessoas nas cidades do interior em razão dos festejos de natal. “Temos um número populacional de idosos muito relevante nesses nove municípios e os idosos costumam sair às ruas sozinhos. São autossuficientes para buscar os seus salários nos caixas eletrônicos nos bancos, pedindo ajuda a uma e outra pessoa na hora de fazer o saque. Isso é uma preocupação, pois eles estão em uma situação de vulnerabilidade e suscetibilidade ao crime”, salientou. Nesse sentido, a Major pediu atenção redobrada quanto aos idosos nesse período de fim de ano. 

Guanambi : Mulher com transtorno mental é atropelada na BA-938

Quarta - 02/12/2020 - 09h00
Foto: Reprodução

Uma mulher de 40 anos foi atropelada na noite de terça-feira (1º) em Guanambi, no Sudoeste da Bahia. Kativana da Silva que é portadora de transtorno mental foi atingida por uma motocicleta na BA-938. O acidente ocorreu por volta das 19h50, após Marcelo Souza, 29 anos, atropela mulher enquanto andava pela rodovia. Conforme informação da equipe do RAT- Registro de Acidentes Trânsito, Kativana e Marcelo foram encaminhados ao Hospital Geral de Guanambi (HGG), pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Kativana teve uma lesão na cabeça, enquanto Marcelo sofreu uma lesão na boca e comprometeu os dentes. Ele ainda fraturou o maxilar.

46ª CIPM lança Operação ‘Fim de Ano em Paz’

Quarta - 02/12/2020 - 09h00
Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (30),  a 46ª CIPM lançou a Operação ”Fim de Ano em Paz”, cujo objetivo é a intensificação do policiamento ostensivo durante o final de ano, na área comercial dos 09 municípios de responsabilidade da CIPM. A Operação “Fim de Ano em Paz” se pauta na ação do policiamento ostensivo, na prevenção e combate às ações delituosas como: furtos e roubos a pessoas e veículos, extorsões, arrombamentos e vias de fato, os quais, comprovadamente costumam acontecer nos finais de ano, quando há uma maior circulação de pessoas, de bens vendidos e comprados, de serviços  e de dinheiro na área comercial dos municípios. Entre os motivos que ensejam esse momento de maior preocupação com o policiamento na área comercial estão: a visitação de pessoas aos seus familiares no fim de ano, o recebimento do 13º salário e a euforia de pessoas durante as compras que as transformam em vulneráveis e desatentas, tornando-as possíveis vítimas desses delitos.  A partir da segunda semana de dezembro até o dia 31/12, o policiamento da 46ª CIPM será fortalecido com patrulhamento em viaturas e motocicletas, além do policiamento a pé, principalmente nos dias de maior movimento comercial e feiras livres, onde em alguns municípios acontecem as segundas-feiras e sextas-feiras, sendo a maioria aos sábados. O planejamento dessa operação trabalha em consonância aos objetivos estratégicos da Instituição, promovidos pelo Comando Geral da PMBA, na busca e manutenção da gestão de qualidade, promovendo ações que fortalecem a manutenção da segurança e ordem pública. O lançamento da Operação nesta segunda-feira contou com a presença de autoridades públicas e representantes do comércio dos municípios de Livramento, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape. Na próxima quinta-feira, 03/12 será a vez de lançar a Operação *Fim de Ano em Paz*, no município de Paramirim, onde se reunirão as autoridades públicas e representantes do comércio dos demais municípios que compõem a área de responsabilidade da 46: Paramirim, Érico Cardoso, Caturama, Botuporã e Rio do Pires.

Conquista: Polícia intercepta R$ 750 mil em pasta base de cocaína

Domingo - 08/11/2020 - 11h00
Foto: Divulgação | SSP

A Operação Arrebol da Polícia Militar, promovida semanalmente na cidade de Feira de Santana, interceptou 750 mil reais em tabletes de pasta base de cocaína. A carga do entorpecente foi encontrada, na noite de sábado (7), dentro de um veículo com placa de Brasília. Guarnições realizavam ações preventivas, no entorno de Feira de Santana, quando um carro modelo Hylux fugiu de uma barreira, na BR-116. Militares da 66a e 67a CIPMs, Esquadrão Asa Branca e 4° BPM iniciaram a perseguição. Os criminosos acessaram a BR-324 e depois seguiram pela BR-101 até a cidade de Conceição do Jacuípe. Em frente a uma pousada, às margens da rodovia federal, o carro foi abandonado e os ocupantes conseguiram fugir pela mata. Com ajuda de um cão farejador da PM, as equipes encontraram 30 tabletes de pasta base de cocaína dentro do automóvel. Todo o material e documentos do condutor do veículo foram apresentados na Central de Flagrantes de Sobradinho, em Feira de Santana.

Morre aos 73 anos cantora Vanusa

Domingo - 08/11/2020 - 08h02
Foto: Reprodução

Acantora Vanusa faleceu na madrugada deste domingo (8), na casa de repouso em Santos (SP), onde estava morando há mais de 2 anos. Por meio de nota, a assessoria de imprensa da artista disse que um enfermeiro percebeu que Vanusa estava sem batimentos cardíacos por volta das 5h30 da manhã. Imediatamente chamaram uma unidade móvel de pronto atendimento (UPA) que constatou insuficiência respiratória como a causa da morte.

Desembargador do Tribunal de justiça da Bahia suspende efeitos da liminar conseguida por Carlão

Quarta - 04/11/2020 - 21h03
Por: Livramento Hoje
Foto: Informe Sudoeste

O Desembargador substituto José Luiz Pessoa Cardoso, da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia, atendeu pedido da Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora e cassou a decisão liminar que suspendia os efeitos do Decreto Legislativo 02/2013 que rejeitou as contas públicas do ano de 2011 de Carlão. O relator do recurso no TJ/BA entendeu que o efeito suspensivo da decisão era a medida correta a se tomar diante da probabilidade do direito invocada pela Câmara Municipal e de possível ocorrência da prescrição para o exercício do direito de nova ação. Em trecho da decisão, o Desembargador assim se posicionou sobre a nova ação movida por Carlão: “Muito embora a nova demanda traga como pedido a nulidade do Parecer Prévio do TCM/BA nº 07579-12, o que se pretende, em verdade, e por via transversa, é a suspensão dos efeitos do Decreto Legislativo nº 02/2013, sendo evidente a existência de conexão entre as demandas, a atrair a competência do Juízo da Comarca de Livramento, sob o risco de decisões conflitantes, o que revela a fumaça do bom direito em favor do recorrente, a demandar a suspensão dos efeitos da decisão recorrida. Outrossim, também é relevante a tese da prescrição da pretensão anulatória, posto que o Decreto 20.910/1932 fixa o prazo de 5 anos para o exercício de direito sem face da Fazenda Pública, e, expedido o Parecer Prévio que se pretende anular pelo TCM em 2012, se não restar configurada a litispendência, a ser analisada pelo Órgão Colegiado, é provável a ocorrência da prescrição para o exercício do direito de ação. Ante o exposto, defiro o efeito suspensivo pretendido, sobrestando os efeitos da decisão recorrida até a manifestação do Órgão Colegiado”. O relator entendeu ainda que a Comarca de Livramento de Nossa Senhora é a competente para julgar a matéria, pois já existe processo idêntico em que Carlão não obteve êxito para suspender os efeitos da rejeição de suas contas públicas. Com a decisão de hoje o Decreto Legislativo 02/2013 volta produzir seus efeitos, impactando diretamente na capacidade eleitoral passiva de Carlão e no seu pedido de registro de candidatura que ainda tramita no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

Estado de saúde de Jotinha é ‘muito grave’, diz perfil do humorista

Quarta - 04/11/2020 - 16h30
Foto: Reprodução

O estado de saúde de Jotinha é “muito grave”, segundo publicação no perfil pessoal do humorista. A postagem feita na tarde desta quarta-feira (4), pediu a oração dos seguidores. “Família e amigos, venho pedir a todos vocês, orações para o nosso querido Jotinha, no momento é muito grave o estado de saúde dele”, diz a publicação. O humorista, de 52 anos, foi internado em um hospital particular de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo da Bahia, com suspeita de ter contraído o novo coronavírus, nesta terça-feira (03). Segundo familiares, o locutor estava com falta de ar e não conseguia falar.