Bom dia, 26 de Agosto de 2019

Brumado: OAB Realizará evento destinado aos estudantes de Direito e aos Jovens Advogados

Segunda - 19/08/2019 - 12h00
Foto: Divulgação

Continuando as comemoração pelo Dia do(a) Advogado(a), a 21ª Subseção da OAB/BA, em Brumado, realizará no dia 23/08 próxima sexta-feira, no auditório da sede, das 19h às 22h, evento destinado aos estudantes de Direito e aos jovens advogados, com o tema: “OS DESAFIOS DA ADVOCACIA NO INÍCIO DA CARREIRA – PLANEJANDO O FUTURO”. Serão 100 vagas disponíveis, ao custo simbólico de 02kg de ração animal, que será entregue à ONG AUAU, em Brumado. Os Palestrantes confirmados são: Murilo Nunes Araújo - Presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA) da Subseção de Vitória da Conquista. Tema: “Os primeiros passos do(a) Advogado(a) no início da carreira”. Ingrid Freire da Costa Coimbra Vieira – Conselheira Estadual da OAB/BA. Tema: “Prerrogativas Profissionais”. Kleber Lima Dias – Presidente da 21ª Subseção da OAB/BA – Brumado. Tema: “A importância da OAB para o(a) Advogado(a)”.

Ibicoara: Polícia apreende 60 metros de cabos de telecomunicações furtados

Segunda - 19/08/2019 - 08h30
Por: BU
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Os furtos de cabos de telecomunicações são cada vez mais praticados no Brasil, causando prejuízos e deixando muita gente incomunicável. Na região esse tipo de delito vem acompanhando o crescimento nacional e, cada vez mais, ocorrências desse gênero vêm acontecendo. A última foi no último sábado (17) no município de Ibicoara, onde após uma denúncia anônima, policiais militares se dirigiram a um matagal, onde foram encontrados 60 metros de cabos de telecomunicações, os quais, ao que tudo indica, foram produto de furto. O material foi recuperado e trazido para a delegacia para que os procedimentos cabíveis fossem tomados. Nenhum suspeito foi preso.

Brumado: Garoto de 5 anos é baleado por tiro acidental quando brincava com primos

Segunda - 19/08/2019 - 08h00
Foto: Reprodução | 97 News

Um garoto, de cinco anos, foi atingido de forma acidental, por um primo ao manusear uma arma de fogo na zona rural de Brumado, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano. Segundo o site 97 News, o acidente ocorreu na tarde deste domingo (18) na localidade de lamarão. Três crianças brincavam no momento do ocorrido. Uma ambulância do Samu foi acionada, e o garoto foi levado para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Na unidade de saúde, o menor passou por cirurgia. O estado de saúde dele é considerado estável. Ao site, a Polícia Militar informou que o proprietário do sítio tinha uma espingarda, tipo “chumbeira”, trancada em um depósito no local, que estaria guardada em uma parte alta. Ainda segundo a PM, o garoto contou que brincava com o primo e a prima, quando conseguiram pegar a chave. Depois, no manuseio da arma acabou ocorrendo o disparo. 

Foto: Divulgação | Policia Militar

Caetité: Mulher denuncia que explosões em obras da FIOL estão danificando casas

Segunda - 19/08/2019 - 07h30
Foto: Reprodução | Radar 030

Na manhã da última quinta-feira (15), uma mulher da comunidade de Curral Velho, fazenda Rio Grande na zona rural de  Caetité, denunciou em um programa de rádio, que operários da FIOL, (Ferrovia Oeste Leste), estão orientando as famílias a saírem de suas casas nos horários em que acontecem os manejos de explosões do empreendimento. A obra que acontece nesta localidade no setor 5 da ferrovia, utiliza explosivos para detonação de rochas, onde irão passar os trilhos. Segundo o Radar 030, a mulher informa que a Valec, empresa responsável pela obra, esta recomendando as pessoas a saírem de casa no horário das detonações. Ainda segundo a denunciante várias casas já apresentam rachaduras, o que trás grandes perigos a moradores da região. "Eles tão fazendo o detono e manda todas as famílias saírem de dentro de suas residencias. As casas já tão rachando e eles estão fazendo o detono, quando foi essa semana, as pessoas mais próximas da ferrovia, resolveram não mais sair de dentro de suas casas" Relatou a mulher. Segundo a mulher, até o Ministério Público já foi procurado pelos moradores, mas até o momento nenhuma medida foi tomada. No apelo ao vivo, a moradora do Curral Velho, sem saber mais a quem recorrer pede ajuda a mídia regional para resolver a problemática. Lavouras estão sendo prejudicadas e populares sendo diretamente prejudicadas pelo empreendimento. 

Livramento: Prefeitura inaugura praça na comunidade de São Timóteo; veja vídeo

Segunda - 19/08/2019 - 07h00
Foto: Divulgação

Com as bênçãos de Senhora D'Ajuda, a Praça de São Timóteo foi inaugurada na noite deste sábado (17).  A inauguração contou com a presença do Prefeito Ricardinho Ribeiro, Vice-prefeita Joanina Sampaio, secretários, vereadores e moradores da localidade. A praça era uma reivindicação antiga dos moradores que agora possui um local agradável para realizar as festas religiosas, mas também conversar com amigos. O Prefeito destacou que além da praça a lagoa da comunidade que passou por limpeza e ampliação também foi entregue. A praça foi construída pela Secretaria de Infraestrutura com recursos próprios do município. Veja Vídeo: 

Guanambi: Carro invade pista de competição e mata paratleta baiano

Segunda - 19/08/2019 - 06h30
Por: G1
Foto: Reprodução | Facebook

Um carro invadiu a pista onde estavam atletas participando de uma competição em Guanambi, na região sudoeste da Bahia, e matou o paratleta Jacson Silva Santos, de 38 anos. Ele participava como competidor da 13ª edição da Corrida do Suruá na tarde deste sábado (13), quando foi atingido pelo carro. A vítima chegou a receber atendimento, mas morreu a caminho de um hospital. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. O motorista do carro tentou fugir do local, mas foi localizado por agentes do 17º Batalhão da Polícia Militar e encaminhado para a delegacia da cidade.

Polícia encontra mais 125 mil pés de maconha no interior da Bahia

Segunda - 19/08/2019 - 06h00
Foto: Divulgação | SSP

Uma tonelada de maconha pronta para ser comercializada e outros 125 mil pés plantados da erva foram localizados por equipes das polícias Civil e Militar, na tarde de sábado (17), no Povoado de Juá, município de Canudos. Com a chegada das equipes, os responsáveis pela manutenção da roça, com aproximadamente 25 mil metros quadrados, conseguiram fugir. No local, os policiais encontraram uma megaestrutura para o cultivo da droga, com sistema de irrigação, poços artesianos e acampamentos para abrigar os criminosos. "Já inicianos as investigações para identificar os responsáveis pela plantação. Pela quantidade de alojamentos e suprimentos encontrada no local, estimamos que cerca de 20 pessoas cuidavam do plantio", afirmou o titular da 25a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Euclides da Cunha), delegado Paulo Jason. Uma denúncia sobre movimentação noturna de veículos na fazenda levou as equipes da 25a Coorpin, do 5° Batalhão da Polícia Militar e da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica, sediada em Euclides da Cunha, até a plantação ilegal. "Apuramos as denúncias e deflagramos a operação. Já temos algumas informações sobre a origem do pessoal, que seria de outros estados", finalizou o delegado. 

Brumado: Faculdade Pitágoras realizará aula magna nesta segunda-feira (19)

Sábado - 17/08/2019 - 12h00

A Faculdade Pitágoras de Brumado realizará nesta Segunda-feira às 19h uma Aula Magna do curso Presencial de Pós Graduação MBA em Gestão de Pessoas. Os Palestrantes da noite serão os Professores Julivan Miranda, administrador e consultor empresarial e Maira Miranda, administradora, analista comportamental e coach pela empresa Sinergia Company, Ministrando o tema: ''Análise Comportamental, libere o potencial que existe em você''. O evento acontecerá na Faculdade Pitágoras em Brumado. Os interessados poderão fazer a inscrição pelo telefone 77 3453 1246 ou Whats App: 77 981245622.

PIS/Pasep: benefício para os nascidos em agosto já está liberado

Sexta - 16/08/2019 - 08h00
Foto: Informe Sudoeste

O abono salarial do calendário 2019/2020 do Programa de Integração Social (PIS ) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), para os beneficiários nascidos em agosto, já está liberado desde essa quinta-feira (15). Os trabalhadores com inscrição no PIS recebem na Caixa Econômica Federal. De acordo com o banco, o valor total disponibilizado para os nascidos em agosto é de R$ 1,4 bilhão destinado a 1,6 milhão de beneficiários. O trabalhador com inscrição no Pasep recebe o pagamento no Banco do Brasil. O dinheiro do benefício pode ser sacado até 30 de junho de 2020 e pode ser consultado, no caso do PIS, pelo Aplicativo Caixa Trabalhador, no site do banco (www.caixa.gov.br/PIS) ou pelo telefone 0800 726 0207. Os titulares de conta individual na Caixa, com cadastro atualizado e movimentação na conta, recebem o crédito de forma automática. Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias, em 2018, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. É necessário ainda que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2018.

Paramirim: Homem é preso acusado sob crime de receptação

Quinta - 15/08/2019 - 20h30
Foto: Divulgação | Polícia Civil

Na última quarta-feira (14), por volta das 16:00h, investigadores da Polícia Civil, lotados na Delegacia de Paramirim (20ª COORPIN), tomaram conhecimento, de que uma motocicleta havia acabado de ser furtada no referido município. Após investigação preliminar, descobriram que um rapaz conhecido como CHEIRO, estaria furtando motocicletas e as levando para a cidade de Érico Cardoso. De imediato foi solicitado apoio da Polícia Militar de Érico Cardoso, cujos prepostos conseguiram apreender, na casa dos pais do referido suspeito, uma motocicleta, placa JMU-2275, que havia sido furtada em Botuporã, no dia 06/08/19. Enquanto os militares conduziam o veículo para a Delegacia de Paramirim, os Investigadores, juntamente com prepostos da Guarda Municipal, continuaram a diligência e conseguiram localizar Everlândio Pina Silva, conhecido por “Cheiro", de 18 anos, na Rua Lorminda de Jesus, Bairro São José, em Paramirim. Everlândio foi autuado em flagrante delito pela Delegada Maria Helena Tenório Teixeira pela prática do crime de receptação.

Caculé: Homem de 73 anos morre após ser atropelado por motocicleta em estrada vicinal

Quinta - 15/08/2019 - 17h30
Foto: Aloísio Costa

Na manhã da última terça-feira (13), um homem identificado como Eujácio José Cardoso, 73 anos, morreu após ser atingido por uma motocicleta na estrada vicinal que liga Caculé ao Distrito de Paiol, município de Jacaraci. Segundo o site Informe Cidade, o próprio da motocicleta, que não teve sua identidade revelada, teria solicitado o socorro. Uma equipe do SAMU-192 se deslocou para o local, que fica na divisa entres os dois municípios, para prestar os primeiros atendimentos à vítima, mas já encontrou o senhor em óbito. A Polícia Militar de Jacaraci esteve no local e por sua vez comunicou o ocorrido à Polícia Técnica que se dirigiu para o local para a retirada do corpo.

Rio de Contas: Vereador propõe Projeto de Lei que torna identificação obrigatória de veículos utilizados pela prefeitura e Câmara Municipal

Quinta - 15/08/2019 - 17h00
Foto: Informe Sudoeste

O vereador riocontense apresentou o Projeto de Lei n° 275/2019 que busca tornar obrigatória a colocação de identificação visual com o símbolo de ente público nas portas dianteiras dos veículos. Em contato com o site Informe Sudoeste, o vereador informou que a medida tem como objetivo a moralização do uso dos veículos pagos com o erário público. Ainda segundo o vereador a lei abrange todos os carros de propriedade do município, bem como os locados ou outros que prestem serviços ao município, bem como os veículos da câmara municipal.

MPF denuncia cinco por invasão de área federal para construção de aeródromo

Quinta - 15/08/2019 - 16h00
Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou cinco pessoas por invasão de terreno público e desmatamento de área de Mata Atlântica em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, para a construção do aeródromo particular Fly Club Ninho das Águias. De acordo com o MPF, o terminal foi implantado em terreno que integra o Projeto de Assentamento Amaralina (PA Amaralina), destinado ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Como garantia para sanar o dano ambiental causado pelo desmatamento de 15 hectares de Mata Atlântica, o órgão requer a penhora de cinco aeronaves, cinco imóveis e um veleiro. Segundo avaliação pericial da Polícia Federal (PF), o valor para reparar o dano ambiental foi calculado em cerca de R$ 803,9 mil. Além disso, foi solicitado mandado de reintegração de posse em favor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a ser cumprido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), e a destruição das benfeitorias instaladas, com o apoio do Exército caso seja necessário o uso de explosivos. As ilegalidades apontadas foram descobertas em 2013, conforme o MPF, quando agentes do Incra iniciaram a titulação dos beneficiários do projeto de assentamento e localizaram uma pista de pouso e decolagem com aproximadamente 1,2 mil metros. A apuração dos fatos culminou na deflagração da Operação Overbooking, em outubro de 2016, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão no aeródromo e em quatro residências.

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 9 milhões nesta quarta

Quarta - 14/08/2019 - 09h30
Foto: Reprodução

O concurso 2.179 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 9 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio acontecerá às 20h (horário de Brasília) desta quarta (14). As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Jussiape: mais de 4 mil títulos podem ser cancelados pela Justiça Eleitoral

Quarta - 14/08/2019 - 09h00
Foto: Alan Rich | Informe Sudoeste

Mais de quatro mil eleitores do município de Jussiape poderão ter seus títulos cancelados. Na cidade, que está em fase de revisão biométrica obrigatória, 4.325 cidadãos ainda não atenderam a convocação da Justiça Eleitoral. Conforme o TRE baiano, a suspensão do documento provoca outras diversas penalidades, a exemplo do impedimento de tirar passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargo público e ter acesso a programas sociais. O prazo para regularização é 18 de fevereiro de 2020. Em Jussiape, dos 6.639 eleitores convocados, apenas 2.314 (34,85%) realizaram a coleta dos dados. No decorrer deste ano, o TRE da Bahia realizou uma série de audiências públicas para alavancar o recadastramento eleitoral em 24 municípios do estado. O objetivo é realizar as Eleições Municipais de 2020 com eleitorado 100% biometrizado. O agendamento, que pode ser realizado por meio de site (agendamento.tre-ba.jus.br) ou telefone 0800 071 6505.