Bom dia, 21 de Outubro de 2020

Exame de DNA confirma que tio estuprou e engravidou menina de 10 anos no ES

Sexta - 28/08/2020 - 10h30
Foto : Reprodução / TV Globo

Um exame de DNA confirmou que o tio de 33 anos estuprou e engravidou a sobrinha de 10 anos em São Mateus, no Espírito Santo. O resultado, obtido pela Rede Gazeta, afiliada da TV Globo no estado, revelou que o DNA do acusado é compatível com o do feto. A análise ficou pronta na última terça-feira (25) e foi enviada ao Ministério Público. O homem, que é réu pelo crime, está preso desde 18 de agosto. Se for condenado, a pena pode chegar a 15 anos de prisão. A gestação da criança foi interrompida com autorização da Justiça.

Caculé: Três pessoas morrem em acidente de caminhão na região de Mortugaba

Sexta - 28/08/2020 - 10h00
Foto: Reprodução

Um acidente ocorreu no fim da manhã desta quinta-feira (27), com um caminhão de Caculé. As informações são que que os três ocupantes do veículo morreram: Sebastião de  Jesus Pinheiro, Francisco de Jesus Pinheiro e Nemias Pinheiro Guimarães, todos da mesma família. A acidente ocorreu na BA-156, próximo à cidade de Mortugaba, na divisa com Minas Gerais. O caminhão, um Ford Cargo prata, que estava carregado com eucalipto, retornava para Caculé.  Os corpos das vítimas ficaram presos nas ferragens e aguardam a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros, os quais realizarão o procedimento de extração.  O DPT também foi acionado para a realização dos procedimentos previstos e da perícia, que apontará as causas do grave acidente. Alguns familiares das vítimas, que seguiam em outro caminhão e presenciaram o acidente, entraram em estado de choque e foram encaminhados para o atendimento médico.

Eleições 2020: TSE amplia horário de votação em uma hora

Sexta - 28/08/2020 - 09h30
Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu ampliar o horário de votação das eleições municipais de 2020. As seções serão abertas às 7h, uma hora antes do habitual, e fecharão às 17h. O primeiro turno está marcado para 15 de novembro, e o segundo, onde for necessário, para 29 de novembro. A ampliação do horário visa reduzir a possibilidade de aglomeração nos locais de votação, em meio à pandemia do coronavírus. O TSE também definiu, por orientação de consultoria sanitária formada por Fiocruz, Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein, que haverá horário de votação preferencial, entre 7h e 10h, para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para a covid-19. Eleições 2020: veja como fica o novo calendário eleitoralEleições 2020: veja como fica o novo calendário eleitoral Segundo o ministro Barroso, serão disponibilizados, em parceria com a iniciativa privada, 7,5 milhões de máscaras e 1,8 milhão de proteções faciais (face shields) aos mesários. Além disso, 1 milhão de litros de álcool gel devem ser distribuídos para que os eleitores limpem as mãos na entrada e na saída das seções eleitorais. O ministro acrescentou ainda ter abandonado a ideia inicial de estender a votação para além das 17h após consultas aos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, "porque em muitas partes do Brasil, após essa hora, há dificuldades de transporte e problemas de violência".

Rio de Contas tem 05 casos ativos da Covid-19

Sexta - 28/08/2020 - 09h00
Por: Agora Sudoeste
Foto: Informe Sudoeste

Por meio de Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde de Rio de Contas informou que o município conta atualmente com 35 casos registrados da Covid-19, sendo 05 ativos. São 355 casos suspeitos notificados, 41 descartados e 30 curados.

Petrobras anuncia reajuste de 5% no gás de cozinha a partir desta sexta (28)

Sexta - 28/08/2020 - 08h30
Foto: Informe Sudoeste

A partir desta sexta-feira (28), os preços do GLP, mais vendido em botijões de 13 quilos para consumo residencial, estarão 5% em média mais caros nas refinarias da Petrobras. Este é o sexto aumento consecutivo de preços desde maio. Com este reajuste o produto acumula uma alta média no ano de 5,77%. Além da disparada na cotação do dólar, que impacta nos preços da Petrobras no mercado internacional, os valores do GLP estão em alta, de acordo com executivos do setor, especialmente nos Estados Unidos. Esse reajuste é válido também para o GLP consumido  pelo comércio e indústria.

Obras de recuperação da BA-148 estão chegando ao município de Abaíra

Sexta - 28/08/2020 - 08h00
Foto: Divulgação

A obras de recuperação da BA-148, do entroncamento da BR-242 até Rio de Contas, já estão chegando no município de Abaíra, localizado no centro da Chapada Diamantina. O trabalho, que é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), faz parte do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias Estaduais (Premar II). Além de atender à população da região, a recuperação da estrada, que soma mais de 196 quilômetros, terá grande impacto positivo na retomada da atividade turística na Chapada Diamantina, considerada um dos principais destinos do país.  A obra vai beneficiar diretamente 223 mil habitantes dos municípios de Seabra, Boninal, Piatã, Abaíra, Jussiape e Rio de Contas. Outros trechos já estão com obras em andamento pelo Premar. São eles: BA-142, Entroncamento da BR.242 - Andaraí - Entroncamento BA.245 - Mucugê - Barra do Estiva - Ituaçu - Tanhaçu - Entroncamento BR.407 (Sussuarana); BA.046 / BA.245, Itaberaba - Iaçu - Marcionílio Souza - Itaetê - Entroncamento BA.142; e BA-160, Ibotirama - Bom Jesus da Lapa.

Secretaria de Saúde confirma três falecimentos de pacientes por Covid-19

Sexta - 28/08/2020 - 07h00

A Secretaria Municipal de Saúde registrou, até esta quinta-feira (27), os óbitos de 99 pessoas do município por Covid-19. Hoje, foram divulgados os falecimentos de mais três pacientes por complicações da doença. 97º óbito – Mulher de 64 anos, moradora do bairro Morada dos Pássaros, portadora de Hipertensão e Diabetes Melito; foi internada no dia 24 de agosto no IBR Hospital, onde veio a falecer no dia 27 de agosto. 98º óbito – Homem de 80 anos, morador do povoado de Itapirema, portador de Hipertensão e Diabetes Melito; estava internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) desde o dia 21 de agosto e veio a óbito no dia 27 de agosto. 99º óbito – Homem de 86 anos, morador do bairro Boa Vista, portador de Hipertensão, Insuficiência Renal Crônica (ICR), Insuficiência Cardíaca (ICC); desde o dia 26 de julho estava internado no Hospital São Vicente, onde veio a óbito no dia 23 de agosto.

Coletores de lixo encontram mais de R$ 35 mil em cofre descartado pela polícia

Sexta - 28/08/2020 - 06h00
Foto: Reprodução

A Associação de Coletores de Recicláveis encontrou cerca de R$ 35 mil em dinheiro, em um cofre que foi descartado pela Polícia Civil, em Araçatuba, no interior de São Paulo. O caso aconteceu nesta quinta-feira (27). De acordo com a entidade, o dinheiro teria sido localizado quando os catadores desmontaram o cofre para ser vendido como sucata. O objeto teria sido deixado pela polícia no local, quando encontraram a quantia em um fundo falso. A Acrepom chamou a polícia para devolver o montante. A Polícia Civil não soube informar de qual ocorrência esse cofre pertence. O objeto e o dinheiro foram levados para a delegacia, que vai investigar o caso. O cofre vai passar por perícia para analisar também se esse fundo falso era fácil de ser identificado ou não — o intuito é saber se houve negligência da polícia ao entregar o objeto para a associação. O dinheiro ficará em juízo. Em junho deste ano, a sede da associação pegou fogo e ficou completamente destruída. Um laudo apontado pela Polícia Civil diz que o incêndio foi criminoso. Este caso continua sendo investigado.

Barreiras registra o 58º óbito causado pela Covid-19

Segunda - 24/08/2020 - 09h30
Foto: Reprodução

O 58º óbito em consequência da Covid-19 foi registrado pela Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras, no Oeste da Bahia. A vítima tinha 94 anos, era diabético e hipertenso e veio a falecer no Hospital do Oeste, onde foi internado no dia 20 de agosto. Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou 75 óbitos em decorrência da doença causada pelo novo Coronavírus. O registro é um novo recorde diário para o Estado que conta, até então, com 4.832 vítimas. De acordo com o mais recente boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), no sábado (22), o número supera o registrado na última quinta-feira (20), quando a Bahia contabilizou 72 mortes notificadas em 24 horas. O órgão esclarece que o número de óbitos se referem a registros tardios e acumulados desde o dia 20 de abril até a presente data.

Adab alerta para o surgimento de moscas que matam animais e até humanos

Segunda - 24/08/2020 - 09h00
Foto: Reprodução/ Diptera.info

Um poderoso vetor de transmissão de doenças tem se multiplicado por várias regiões da Bahia e os produtores contabilizam os prejuízos dos reincidentes ataques que já ultrapassam noventa dias, tempo muito maior do que o registrado em anos anteriores. É a mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans), que molesta gado, equinos, galináceos, cachorros, gatos e também o ser humano com picadas dolorosas e capazes de provocar definhamento e até a morte das vítimas que perdem peso rapidamente. O diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Maurício Bacelar, informou que tem intensificado a realização de blitzes fixas e móveis para averiguar o transporte correto e a apresentação das Guias de Transporte Residuais (GTR) das camas-de-aviário. Os especialistas reforçam que nos períodos chuvosos, quando são registradas alta umidade e baixa temperatura, também é alta a proliferação dos insetos, considerados vampiros, pois se alimentam do sangue das vítimas, especialmente os animais de criação. Ações educativas também estão programadas, a exemplo da distribuição de folders orientando o manejo adequado para conter a proliferação da espécie, responsável ainda pelo ataque às lavouras de mamão, café, cana-de-açúcar, entre outras culturas em Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Valença, Tancredo Neves, Mucuri e outras cidades.

Simaria, da dupla com Simone, cancela viagem após diagnóstico de coronavírus

Segunda - 24/08/2020 - 08h30
Foto: TV Globo

A cantora Simaria, da dupla com Simone, foi diagnosticada com coronavírus. De viagem marcada para a Espanha, a baiana precisou cancelar o compromisso para poder se tratar em isolamento em sua casa em São Paulo. Em nota divulgada pela assessoria no final de semana, os representantes da artista afirmaram que Simaria está totalmente assintomática e vem sendo acompanhada pelo médico David Uip. Para o colunista Leo Dias, a sertaneja confessou que a maior dificuldade vem sendo ficar afastada dos filhos. “Me sinto bem, sem nenhum sintoma, porém o mais difícil está sendo ficar isolada dos meus filhos sem poder abraçá-los”, lamentou. Simaria, que é mãe de Giovanna, de 9 anos e Pawel, de 3, iria aproveitar o período de pausa na carreira devido a pandemia, para passar uma temporada ao lado do marido, o espanhol Vicente Escrig.

Livramento: Homem morre atropelado no Povoado Várzea Grande

Segunda - 24/08/2020 - 08h00
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na noite deste domingo (23), por volta das 22h40min a Central de Operações da 46ª CIPM recebeu um telefonema de que um homem havia sido atropelado e vindo a óbito, na localidade de Várzea Grande,povoado de Livramento de Nossa Senhora. A PM deslocou até o local junto ao SAMU 192, onde constatou o fato e ainda que o condutor do veículo acusado do atropelamento havia fugido, deixando a  motocicleta. A motocicleta foi apresentada na Delegacia local.

Vitória da Conquista: Jovem é assassinado em freta a Bar

Segunda - 24/08/2020 - 07h30
Foto: Reprodução | Blog do Anderson

Um jovem foi assassinado na porta de um bar, em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, na noite deste sábado (22). De acordo com informações do Blog do Anderson, Arnaldo Alves de Oliveira Neto, de 18 anos, foi morto a tiros em frente a um estabelecimento comercial situado na localidade de Jardim Copacabana, no bairro Jatobá. Segundo o site, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e constatou o óbito, registrado em seguida pela 78ª Companhia Independente de Polícia Militar. O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal e o crime será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Idoso de 82 anos é a primeira vítima do coronavírus em Guanambi

Segunda - 24/08/2020 - 07h00
Foto: Divulgação

Morreu na madrugada do último sábado (22), o idoso de 82 anos que estava internado em Vitória da Conquista lutando contra o coronavírus há mais de duas semanas. Este foi o primeiro óbito de paciente de Guanambi com Coronavírus. A informação foi confirmada por familiares e pela secretaria municipal de Saúde, que emitiu uma nota de pesar. A vítima possui comorbidades (doença de alzheimer) e estava em uma UTi de referência para o tratamento da Covid-19, com suporte de respirador mecânico e hemodiálise. Ele foi internado no último dia 4 em no Pronto Atendimento da Covid-19, em Guanambi, sendo transferido dois dias depois para o Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista.

Há 66 anos, Getúlio Vargas cometia suicídio no Rio de Janeiro

Segunda - 24/08/2020 - 06h00
Foto: Reprodução

Há 66 anos, em 24 de agosto de 1954, o presidente Getúlio Vargas suicidou-se no Rio de Janeiro. O fato trágico chocou o Brasil e mudou os rumos da política. Nascido em 1882, na cidade de São Borja (RS), o advogado e militar Getúlio Dornelles Vargas liderou a Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, e assumiu o Governo Provisório. De acordo com dossiê do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, mantido pela Fundação Getúlio Vargas, dois anos após a eclosão da Revolução Constitucionalista em São Paulo, ocorrida em 1932, foi promulgada a nova Constituição, e Vargas foi eleito presidente. Em 1937, após a denúncia de que haveria um plano comunista em andamento, denominado Plano Cohen, foi instaurada a ditadura do Estado Novo. Até 1945, quando o regime esteve em vigor, Vargas deu continuidade à estruturação do Estado, orientando-se cada vez mais para a intervenção estatal na economia e para o nacionalismo econômico. Nessa época, foram criados o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Fábrica Nacional de Motores (FNM), entre outros. Após a Segunda Guerra Mundial, cresceram as pressões pela redemocratização e Vargas acabou deposto. Ele seguiu atuando como deputado e senador, até se candidatar à presidência, em 1950, e vencer a eleição. Em seu segundo governo, Vargas retomou a orientação nacionalista, com ênfase na luta para a implantação do monopólio estatal sobre o petróleo, com a criação da Petrobrás. Também houve uma progressiva radicalização política. Vargas enfrentava oposição cerrada por parte da UDN, em especial do jornalista Carlos Lacerda, dono do jornal carioca Tribuna da Imprensa. Em agosto de 1954, a guarda pessoal de Vargas se envolveu em um atentado contra Lacerda, no qual foi morto o major-aviador Rubem Florentino Vaz. O ocorrido detonou a crise final do governo. Para a investigação do que ficou conhecido como Atentado da Toneleros, foi instaurado um inquérito policial-militar, pelo Ministério da Aeronáutica. Sob pressão das Forças Armadas, durante reunião ministerial realizada na madrugada de 23 para 24 de agosto, Vargas só teve duas opções: ou renunciava ou era deposto. Ele suicidou-se com um tiro no coração, deixando uma carta-testamento em que acusava os inimigos da nação como os responsáveis por seu suicídio.

Leia abaixo a íntegra da carta:

    Mais uma vez as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam; e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.
    Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci.
    Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo.
    A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a Justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios.
    Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobras, mal começa esta a funcionar a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre,não querem que o povo seja independente.
    Assumi o governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia a ponto de sermos obrigados a ceder.
    Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo e renunciando a mim mesmo, para defender o povo que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar a não ser o meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.
    Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos.
    Quando vos vilipendiarem, sentireis no meu pensamento a força para a reação.
    Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com perdão. E aos que pensam que me derrotam respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo, de quem fui escravo, não mais será escravo de ninguém.
    Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue terá o preço do seu resgate.
    Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história
.