Boa noite, 29 de Maio de 2020

Pindaí: criança de 6 anos morre afogada em lagoa

Quarta - 13/05/2020 - 07h30
Foto: Reprodução

Na manhã da última segunda-feira (11), uma criança foi encontrada morta dentro de uma Lagoa na comunidade de Pedra Grande em Pindaí. A criança de nome Ítalo Samuel Moreira Barbosa, de 6 anos, morreu após cair em uma lagoa nas proximidades da casa dos pais e encontrada pelo primo. Uma guarnição da Polícia Militar foi fez a preservação do local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi foi acionado e encaminhou o corpo para Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

Novos 13 municípios passam a ter transporte suspenso a partir de quinta (14)

Quarta - 13/05/2020 - 07h00
Foto: Reprodução

Os municípios de Cairu, Catu, Encruzilhada, Entre Rios, Itamaraju, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Ouriçangas, Prado, Quixabeira, Rodelas, Santaluz e Senhor do Bonfim terão o transporte intermunicipal suspenso a partir desta quinta-feira (14). A medida tem o objetivo de conter o avanço do Coronavírus na população baiana. A Bahia totaliza 139 municípios com restrição de transporte. Ficam suspensas, nesses municípios, a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (13). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Aracatu e Seabra, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de COVID-19.
Cidades com transporte suspenso
São elas: Abaíra, Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Anguera, Arataca, Barra do Choça, Barreiras, Barrocas, Boa Vista do Tupim, Buerarema, Cachoeira, Caetanos, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Castro Alves, Catu, Coaraci, Conceição do Coité, Coração de Maria, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Eunápolis, Feira de Santana, Gandu, Governador Mangabeira, Guaratinga, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirataia, Ilhéus, Ipiaú, Irará, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itamaraju, Itaparica, Itapé, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itatim, Ituberá, Jacobina, Jaguarari, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Juazeiro, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Lauro de Freitas, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Manoel Vitorino, Maracás, Maragogipe, Maraú, Mata de São João e Morpará. Também estão com transporte suspenso: Nazaré, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Soure, Nova Viçosa, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Paramirim, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Pojuca, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Ribeira do Pombal, Rio Real, Rodelas, Salvador, Santa Bárbara, Santa Cruz Cabrália, Santa Teresinha, Santaluz, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Saubara, Senhor do Bonfim, Serra do Ramalho, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Tucano, Ubaitaba, Ubatã, Umburanas, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Várzea Nova, Vera Cruz e Vitória da Conquista.

Livramento: Prefeitura constrói estrada que ligará pau-a-pique a pernambuco

Segunda - 11/05/2020 - 10h00
Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, iniciou a construção de uma estrada vicinal. Finalizada, a estrada ligará as comunidades de Pau a Pique a Pernambuco e será a realização de um sonho das comunidades de Itaguaçu, Rocinha e Pernambuco, principalmente, durante os festejos de São Gonçalo quando os devotos teriam que atravessar um percurso mais longo, além disso facilitará o deslocamento, da população de Canabrava e Pau-a-Pique, para o atendimento médico na UBS de Itaguaçu.

Gerente de banco tem carro apedrejado durante tentativa de assalto na BA-148 em Dom Basílio

Segunda - 11/05/2020 - 09h00
Foto: Informe Sudoeste

Um gerente de um banco localizado na cidade de Paramirim, sofreu uma tentativa de assalto na manhã desta segunda-feira (11), nas proximidades da estrada que dá acesso ao município de Dom Basílio. Segundo o Achei Sudoeste, o profissional saiu com seu veículo particular da cidade de Brumado com destino ao município de Paramirim, quando sofreu o ataque na BA-148, no distrito de Fazendinha, na ponte do Rio São João. Ao perceber a ação de meliantes, ele conseguiu empreender fuga, não sendo alcançado. O carro foi apedrejado por indivíduos ainda desconhecidos. De acordo com o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), o local é bastante conhecido da polícia, pois diversos motoristas sofrem com as tentativas de assalto na localidade. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada para registrar a ocorrência.

Conquista: jovem morre vítima de acidente e depois é descoberto que ele tinha coronavírus

Segunda - 11/05/2020 - 08h30
Foto: Informe Sudoeste

Um jovem de apenas 17 anos morreu na manhã de ontem (sábado) no Hospital de Base de Vitória da Conquista. Segundo informações obtidas pelo Blog do Rodrigo Ferraz, ele foi vítima de um acidente automobilístico na cidade de Potiraguá. Após constada a morte cerebral, foi feito o teste para coronavírus e testou positivo Em um vídeo que reproduzimos abaixo, a secretária de saúde de Potiraguá confirma o fato. Durante todo esse fim de semana buscamos a assessoria do Hospital de Base de Conquista para obter mais informações, mas, infelizmente, não obtivemos resposta sobre o fato. O nome do jovem não foi divulgado.

Paramirim tem primeira morte por coronavírus

Segunda - 11/05/2020 - 07h00
Por: Agora Sudoeste
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Paramirim informou o óbito da paciente paramirinhense de 80 anos que foi regulada para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, com suspeita de Coronavírus (Covid-19), vindo a se confirmar posteriormente o diagnóstico. Provinda do estado de São Paulo, a paciente chegou ao município dia 12/04, apresentando sintomas a partir do dia 20/04. Foi dada entrada no Hospital Aurélio Justiniano Rocha dia 22/04 apresentando-se com quadro de dispneia (dificuldade respiratória), febre e tosse. A paciente era acometida de doenças crônicas (cardiopatia e DPOC-Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). A paciente foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Vitória da Conquista dia 23/04, onde permaneceu até sábado (09/05) vindo a óbito. As pessoas que tiveram contato com a paciente estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica.

Dom Basílio: Dois casos do novo coronavírus são confirmados no município

Domingo - 10/05/2020 - 07h00
Foto: Informe Sudoeste

A secretaria de saúde de Dom Basílio, anunciou na noite do último sábado (09) dois casos confirmados de Covid-19, o novo coronavírus. Segundo informações estes são os primeiros exames positivos testados no município. De acordo com a secretaria, três amostras coletadas aguardam os resultados, sendo que duas foram confirmadas para a doença. O prefeito da cidade Roberval Cássia Meira (PL) e o secretário de saúde, Valmor Félix, gravaram um vídeo informando a população sobre os testes positivos. Segundo eles, os pacientes e todos os familiares já estavam sendo monitorados pela equipe de vigilância epidemiológica. Ambas as pessoas, estavam em isolamento domiciliar. A feira municipal desta segunda-feira (11) foi suspensa. Até o momento, 153 pacientes estão sendo monitorados, e sete casos suspeitos de síndrome gripal. 05 pessoas testaram negativo para o vírus e nenhum resultado é aguardo.  confirma dois casos de Covid-19, o novo coronavírus

Inscrições para o Enem 2020 começam na próxima segunda-feira

Sexta - 08/05/2020 - 17h30
Foto: Reprodução

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começam na próxima segunda-feira (11) e vão até o dia 22 de maio. Elas poderão ser feitas por meio da página do Enem na internet. A partir deste ano o Enem terá duas modalidades de provas, as impressas, com aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, para os dias 22 e 29 de novembro. O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção. A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol. Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.

Auxílio Emergencial: pagamento da 2ª parcela será mais rápido, diz Caixa

Sexta - 08/05/2020 - 17h00
Foto: Reprodução

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse nesta quarta-feira (6) que o pagamento da segunda parcela do Auxílio Emergencial deve acontecer mais rápido, já que existe uma base de dados das pessoas que devem receber o benefício. “O segundo lote de pagamentos será feito de uma maneira muito mais eficiente. Nós já temos uma base de dados das pessoas que receberão”, disse Guimarães. Pedro Guimarães ainda disse que há a possibilidade de que o pagamento da próxima parcela que ainda não tem datas oficiais, seja feito de maneira diferente, justamente para que a demanda muito grande não seja um obstáculo para a população. “Na segunda parcela, poderemos pagar de maneira diferente. Estamos discutindo com o Ministério da Cidadania, mas uma maneira onde já temos a base de dados. E a grande maioria das pessoas terá essa organização com datas espaçadas, ou seja, não faremos a forma de pagar janeiro e fevereiro em um dia ou maio e junta em outro dia”, analisou. “Porque pagar 20 milhões de pessoas que tenham um conhecimento muito baixo da questão de tecnologia acabava gerando demanda muito grande”, acrescentou o presidente da Caixa.

TJ-BA concede liminar e suspende corte de energia em hotéis, bares e restaurantes

Sexta - 08/05/2020 - 16h30
Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) concedeu uma liminar que suspende o corte de energia elétrica em hotéis, bares e restaurantes pelo período de 120 dias. A decisão foi dada após um pedido feito pela Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), por causa dos efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia, em ação contra a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). De acordo com Silvio Pessoa, presidente da FeBHA, a decisão foi concedida na quinta-feira (7) e é retroativa. Ou seja, começa a contar desde março, quando a pandemia da Covid-19 chegou ao nosso estado, e seguirá até junho deste ano. “Essa medida vai beneficiar 4 mil hotéis e 26 mil bares e restaurantes. Lembrando que a energia é um dos três principais custos fixos de um empreendimento. O turismo foi o primeiro a ser prejudicado e será o último a ter a sua recuperação”, contou Silvio. De acordo com o G1, com isso, durante esse intervalo, ou enquanto a liminar estiver em vigor, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) não poderá cortar a energia desses estabelecimentos e nem poderá cobrar juros quando uma negociação for feita para liquidar os pagamentos. Silvio falou ainda sobre o problema que o setor enfrenta com a demanda contratada. Muitas vezes os estabelecimentos são cobrados por algo que não consome. “[A] demanda contratada é extremamente prejudicial para os empreendimentos. A demanda contratada é quantos quilowatts você planeja consumir durante determinado período. Caso você não atinja esse consumo, ela vai cobrar o que você contratou”, contou. Por meio de nota, a Coelba disse que é uma empresa regulada e que atende as recomendações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que apresentará recursos a essa liminar. Em relação à demanda contratada, disse que está ciente da situação e que acompanha de perto. A empresa não deu mais detalhes sobre a questão.

Livramento: Por descumprimento de decreto estadual PM apreende dois ônibus clandestinos

Sexta - 08/05/2020 - 16h00
Foto: Reprodução | Blog Regional

Na manhã desta sexta-feira (08), a 46ª CIPM recebeu informações de que dois ônibus estariam se deslocando pela BA 152, no sentido a Livramento de Nossa Senhora. De imediato uma guarnição foi deslocada para averiguar o fato. Os veículos foram interceptados e conduzidos à barreira sanitária localizada no Bairro Taquari. Onde os condutores e todos os passageiros passaram por atendimento médico e deverão seguir as diretrizes relativas ao combate e prevenção ao COVID-19.  A ação da 46ª CIPM, contou com o apoio da AGERBA - Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia, PRE – Polícia Rodoviária Estadual e SESAU - Secretaria Municipal de Saúde.

Livramento: Comarca contabiliza produção de 878 atos durante teletrabalho

Sexta - 08/05/2020 - 10h30
Foto: Informe Sudoeste

Um total de 373 sentenças, 293 despachos, 152 baixas e 60 decisões foram proferidos durante março e abril na Vara Cível da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, correspondendo à produção de 878 atos. Neste período, a unidade e toda a Justiça estadual atuam em regime de teletrabalho, por conta da pandemia do Coronavírus (Covid-19). De acordo com o Juiz Titular da unidade, Gleison dos Santos Soares, a produção dos dois meses analisados supera em mais de 250% o quantitativo somado de todos os processos julgados no PJe ao longo dos dois últimos anos (2018 e 2019). Vale ressaltar que o trabalho realizado nos sistemas paralelos (SISCONDJ, RENJUD, E-PREC) e atendimentos via meios eletrônicos não estão registrados nesta análise. À frente da unidade desde outubro de 2019, o Juiz Gleison Soares destaca que para alcançarem o resultado foi “indispensável e de imensa importância a participação e o empenho de todos os servidores da Vara Cível da Comarca de Livramento de Nossa Senhora por meio do teletrabalho, em atuação digna de elogios”. Teletrabalho – Desde meados do mês de março, magistrados e servidores atuam em teletrabalho e sistema de rodízio, durante idêntico horário ao expediente regular. Além da apreciação das matérias, realizam expedientes internos, como elaboração de despachos, decisões, sentenças e atividades administrativas, seja nos processos eletrônicos, seja nos físicos, estes mediante carga.

Botuporã: Homem é atingido pelo próprio irmão com disparo de espingarda

Sexta - 08/05/2020 - 07h00
Foto: Reprodução

Na última quarta-feira (06), por volta das 19:40h, uma guarnição da polícia militar, em Botuporã, foi solicitada a comparecer ao posto médico municipal, onde estava um homem com ferimento na altura da boca. Os familiares relataram que o mesmo havia sido atingido por um disparo de arma de fogo tipo espingarda, desferido pelo irmão. Segundo a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o fato aconteceu no Povoado de Queimadinha, na zona rural. De imediato, a guarnição deslocou-se para tentar capturar o acusado. No local, constatou-se que se fazia presente apenas a genitora do envolvidos. Quando questionada sobre o agressor, a mãe disse ter tomado destino ignorado, de posse de uma espingarda. Os familiares foram orientamos a comparecer à delegacia para serem adotadas as medidas cabíveis.

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 80 milhões

Sexta - 08/05/2020 - 07h00
Foto: Reprodução

Nenhum apostador acertou os seis números da Mega-Sena sorteados nesta quinta-feira (07) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo. Os números sorteados no concurso 2.259 foram: 20 - 27 - 41- 54 - 56 - 58. Na quina, 31 apostadores ganharam R$ 99.682,34. Os 3.356 ganhadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 1.315,40. A estimativa de prêmio do próximo concurso,  que será sorteado no sábado (9) é de R$ 80 milhões para quem acertar as seis dezenas da Mega-Sena.  As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em lotéricas ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$4,50.

Livramento: PM apreende Van com passageiros oriundos de São Paulo

Quarta - 06/05/2020 - 12h00
Foto: Divulgação

Na noite da última terça-feira (5), uma guarnição da Polícia Militar da 46ºCIPM apreendeu uma Van que transportava passageiros de São Paulo para a região. Segundo a polícia, o fato ocorreu após a coordenação da Barreira Sanitária montada na entrada da localidade de Barrinha na BA-148. Após averiguar o transporte irregular de passageiros a Van placa policial EPU-9774 licenciada no Estado de São Paulo transportando 8 passageiros oriundos do mesmo para os municípios de Livramento, Rio de Contas e o Distrito de Inubia. O motorista e passageiros foram encaminhados Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24 Horas), onde foram monitorados pela por uma equipe de saúde e logo após, o veículo foi removido para o pátio da 46ªCIPM por estar em desacordo com o Art. 231, VIII do CTB. (Transportar pessoas ou bens de forma remunerada.)