Boa tarde, 27 de Fevereiro de 2020


Caixa anuncia financiamento imobiliário com juros fixos

Sexta - 21/02/2020 - 05h00
Foto: Informe Sudoeste

A Caixa Econômica Federal anunciou hoje (20) o lançamento de uma nova linha de crédito habitacional com taxa fixa. As contratações podem ser feitas a partir de amanhã (21) com juros de 8% a 9,75% ao ano, dependendo do tempo de financiamento e do relacionamento do cliente com o banco. "Vamos permitir que as pessoas tomem empréstimos por 20 anos, 30 anos, sabendo desde o primeiro dia quanto elas vão pagar”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, durante cerimônia de lançamento da nova linha de crédito, no Palácio do Planalto. As condições são válidas para imóveis residenciais novos e usados, com quota de financiamento de até 80% do valor do imóvel. O cliente poderá escolher entre os sistemas de amortização SAC (com parcelas decrescentes), para contratos de até 360 meses, ou Price (parcelas fixas), para financiamento de até 240 meses. No ano passado, o presidente da Caixa havia adiantado a intenção do banco em adotar o crédito habitacional pré-fixado. Nesta quinta-feira, ele explicou que agora, os clientes têm três opções de contratação: com correção pela Taxa Referencial (TR), definida pelo Banco Central; pela inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA); ou sem correção.

Livramentense João Neto é convocado para a seleção Brasileira SUB-17

Quarta - 19/02/2020 - 07h00
Por: Portal Livramento
Foto: Divulgação

O livramentense João Neto, atacante do Fluminense do Rio de Janeiro, foi convocado na tarde desta terça-feira(18) para a Seleção Brasileira Sub-17. O atleta se apresentará ao técnico Dudu Patetuci, para semana de treinamentos na Granja Comary, de 1º a 7 de março, com o objetivo de preparar o grupo para o próximo Sul-americano da categoria, em 2021. Rui Sports, empresário do atleta, recebeu a notícia com muita felicidade, mas sem surpresas, pois sempre confiou no potencial de João Neto, incluive, já havia dito para o Portal Livramento que o livramentense chegaria a Seleção Brasileira e ao futebol europeu. João Neto, está ótima fase tendo conquistado vários títulos e premiações individuais em 2019, no âmbito nacional e internacional. 

Bolsonaro pode sofrer impeachment por xingar repórter

Terça - 18/02/2020 - 16h30
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (18), o Presidente da República Jair Bolsonaro fez insinuações sobre o trabalho da jornalista Patrícia Campos Mello, repórter do jornal 'Folha de S.Paulo', e causou enorme polêmica pelo tom do comentário. "Ela queria um furo. Ela queria dar o furo a qualquer preço contra mim", disse Bolsonaro aos risos na saída do Palácio da Alvorada sobre uma declaração na CPI das Fake News que citava a profissional. O comentário surgiu após um ex-funcionário de uma agência de disparos de mensagens em massa por WhatsApp, Hans River, dizer na CPI das Fake News no Congresso que a jornalista da 'Folha' teria se insinuado sexualmente para obter informações de Bolsonaro. No entanto, o jornal informou que as alegações são falsas e que a profissional teria provas de que River foi quem teria mandado mensagens para a jornalista. Após o xingamento de Bolsonaro, a 'Folha de S.Paulo' emitiu nota informando que "o presidente da República agride a repórter Patrícia Campos Mello e todo o jornalismo profissional com a sua atitude". "Vilipendia também a dignidade, a honra e o decoro que a lei exige do exercício da Presidência", diz o texto. Com a repercussão do caso, o jurista Miguel Reale Jr., autor dos pedidos de impeachment contra Collor e Dilma, comentou o assunto e disse que Bolsonaro pode sofrer impeachment.  Em entrevista para a revista 'Veja', Reale Jr. disse que a forma como Bolsonaro se referiu à repórter fere o decoro presidencial e permite que um processo de impeachment seja aberto contra ele. “Bolsonaro desrespeitou a jornalista, a mulher e o ser humano. É algo que ofende mais profundamente a dignidade humana, e não só o decoro. Sem dúvida, isso se enquadra como crime de responsabilidade”, afirmou. O jurista disse que embora veja a possibilidade de Bolsonaro perder o mandato, que não formulará nenhuma representação contra o presidente. “Já redigi o [pedido de impeachment] do Collor e o da Dilma. Agora quero assistir ao do Bolsonaro”, finalizou.

Homem surta e arranca pedaço de rosto de médico com mordida

Terça - 18/02/2020 - 16h00
Foto: Reprodução

Dois médicos ficaram feridos após um paciente ter atitudes agressivas dentro da Unidade de Urgência e Emergência, em Araçatuba, São Paulo, no último domingo (16). O caso aconteceu quando uma médica plantonista foi examinar o ferimento no braço de um paciente, mas ele reagiu empurrando a profissional, fazendo com que ela caísse no chão. Posteriormente, um médico foi tentar ajudar, e recebeu uma mordida, que resultou em parte do rosto arrancada. De acordo com o hospital, o paciente apresentava sinais de embriaguez. Ainda segundo informações da Santa Casa, o homem passou a correr dentro da unidade, quebrou a porta do banheiro da recepção e agrediu um paciente. O homem, que não teve a identidade divulgada, foi detido e encaminhado pela Polícia Militar. Ele foi atuado por lesão corporal e dano. De acordo com o boletim de ocorrência, o homem alegou que o médico o teria xingado, e por isso o fez “perder a cabeça”. Em nota enviada ao G1, a unidade hospitalar informou que o médico agredido passará por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). A administração da Santa Casa de Araçatuba e a direção clínica ressaltaram que estão tomando as providências legais em relação à responsabilização criminal e civil em relação ao caso.

Bahia tem 15 vítimas por dia de golpe com clonagem do número do WhatsApp, estima polícia

Terça - 18/02/2020 - 15h30
Foto: Reprodução

Golpes financeiros que são feitos por meio da clonagem do número do WhatsApp fazem 15 vítimas por dia no estado, de acordo com reportagem do Correio publicada hoje (18). Ao menos duas pessoas, entre as dezenas que receberam as mensagens, caíram no golpe e fizeram depósitos de R$ 1.500 e R$ 1.850 em nome de Jeffeson Augusto Mariano, em uma conta da Caixa Econômica Federal de São Paulo. “Registramos queixa na polícia, meu WhatsApp já foi desbloqueado, mas até hoje ninguém foi preso. E continuo recebendo ligações. Hoje mesmo [quinta-feira da semana passada] recebi uma ligação de São Paulo com a mesma conversa”, disse uma das vítimas, que trabalha como esteticista de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado.  De acordo com o delegado João Cavadas, coordenador do Grupo Especial de Repressão a Crimes por Meios Eletrônicos, da Polícia Civil da Bahia, os golpes têm se tornado cada vez mais frequentes no estado. No entanto, a Bahia, não há uma delegacia especial para apuração de crimes do tipo. Somente o grupo que Cavadas coordena serve como suporte de orientação para delegados de todo o estado. Nas delegacias, os casos são caracterizados como crimes de estelionato, virtuais ou não. Com isso, não há uma estatística certa de quantos golpes do tipo ocorrem, apenas a estimativa. “Há várias modalidades de crimes virtuais, mas pelo que temos visto a maioria é por meio do envio de um link para o WhatsApp ou e-mail e no qual a pessoa que clica já está fornecendo para o golpista os dados dela, como a senha do WhatsApp”, disse o delegado. A partir da obtenção dos dados das vítimas, o golpista passa a assumir o controle da conta e tem acesso a todos os contatos da pessoa.  Nos contatos, os golpistas questionam se a pessoa está em um banco ou usa aplicativo de banco, e solicita  que faça transferência bancária, usando alguma justificativa para tal. Também há casos em que o golpista faz um depósito bancário falso, com envelope vazio, na conta da pessoa e no mesmo dia entra em contato para pedir que faça o estorno.  “Importante a pessoa que está sendo procurada ligar e ver se a pessoa atende. É necessário também prestar atenção se a conta que está enviando é em nome de outra pessoa”,explica o delegado.

Sudoeste: Quatro são presos após apreensão de 32 celulares roubados em festas

Terça - 18/02/2020 - 15h00
Foto: Divulgação | Polícia Rodoviária Federal

Quatro pessoas foram presas e 32 aparelhos celulares, apreendidos durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-116, trecho de Milagres, na região sudoeste. O caso ocorreu na noite de segunda-feira (17). De acordo com a PRF, os celulares estavam escondidos embaixo do banco do motorista, em sacolas plásticas. Os presos são dois homens e duas mulheres. Questionados, os dois homens informaram ter roubado os aparelhos de pessoas que participavam de festas populares que ocorreram no último fim de semana nas cidades de Lapão e Belo Campo, ambas no interior da Bahia. Segundo a PRF, um dos homens, de 25 anos, tinha um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de estupro, expedido pela Vara Crime de Ribeira do Pombal, cidade no norte da Bahia. Não há mais detalhes sobre o crime. Também foi encontrada maconha no veículo, mas a quantidade não foi detalhada pela polícia. Todos os materiais e os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Itaberaba, para adoção de medidas cabíveis.

MEC divulga resultado da segunda chamada do ProUni nesta terça

Terça - 18/02/2020 - 08h30
Foto: Reprodução | Agência Brasil

O resultado da segunda chamada do ProUni (Programa Universidade para Todos) para o primeiro semestre deste ano será divulgado nesta terça-feira (18) pelo Ministério da Educação. Os estudantes selecionados para receber a bolsa de estudos precisam comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. A documentação solicitada deve ser apresentada às instituições de ensino até o dia 28 de fevereiro. De acordo com o governo federal, as bolsas que não forem preenchidas poderão ser ocupadas pelos participantes que aguardam na lista de espera. Para esta lista, o prazo de inscrição vai 9 de março. O resultado sai no dia 12 do mesmo mês. Neste semestre, o ProUni está oferecendo 252.534 bolsas. O sistema registrou mais de 1,5 milhão de inscrições, feitas por 782.497 estudantes. O número de inscrições é maior que o de inscritos porque cada participante pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno. O resultado pode ser conferido na página do ProUni .

Livramento: Familiares buscam por homem de 29 anos desaparecido

Terça - 18/02/2020 - 08h00
Foto: Divulgação | Arquivo Familiar

Está desaparecido desde a última quinta-feira (13), José Carlos Souza de Lima, 29 anos. A irmã do jovem Elaine Lima, disse que o irmão é alcoólatra e foi visto pela última vez na "Curva da Horta", em Livramento de Nossa Senhora, correndo descalço, sem camisa e usando um short preto desbotado. Ela fez um apelo a comunidade para quem tiver informações do paradeiro do seu irmão entrar em contato com a Rádio 88 FM ou por meio do telefone (77) 9.9900-1088. Veja o Vídeo

Acusado de assediar menores de idade professor é preso em Rio de Contas

Terça - 18/02/2020 - 07h30
Foto: Informe Sudoeste

Agentes da Polícia Civil (20ª Coorpin) de Livramento de Nossa Senhora cumpriram mandado de prisão  em Rio de Contas contra um  professor de 59 anos, acusado de assediar menores de idade. De acordo com informações da polícia, o acusado foi detido  em sua residência, situada na Rua do Cruzeiro, bairro Vermelhão. Ainda segundo a polícia, o acusado já estava sendo investigado pelos supostos crimes e o mandado foi expedido pela Vara Criminal da Comarca de Livramento. O preso está preso a disposição da justiça.

Livramento: Homem é preso em flagrante depois de esfaquear dono de bar

Terça - 18/02/2020 - 07h00
Foto: Informe Sudoeste

No último domingo (16), um homem identificado como Luiz Carlos Cordeiro Silva, popular Luiz Coral, sofreu uma tentativa de homicídio no Bairro Caixa D’água, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com o Livramento Manchete, o suspeito de cometer o crime seria vizinho da vítima. Antônio Ele teria discutido com Luiz Carlos e, após a confusão, desferiu um golpe de faca na região do peito do mesmo. Informações preliminares apontam que a vítima teria se recusado a servir bebida para o autor da ação. Luiz Carlos foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado para UPA 24h de Livramento. Depois, foi transferido para um Hospital em Vitória da Conquista, onde teve de ser submetido a uma intervenção cirúrgica. O suspeito foi preso em flagrante pela Polícia Militar e apresentado na Delegacia de Polícia Territorial de Livramento.

Lei que proíbe canudos de plástico começa a ser aplicada em São Paulo

Terça - 18/02/2020 - 06h30
Foto: Reprodução | Agência Brasil

Nesta segunda-feira (17), começou a aplicação da lei de proibição do fornecimento ou venda de canudos plásticos por estabelecimentos comerciais no estado de São Paulo. A fiscalização e autuação são de responsabilidade do Procon-SP e a multa pode chegar a R$ 5,5 mil. A lei veda a distribuição de canudos de plásticos, além de orientar para que sejam substituídos por canudos de papel reciclável, material comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material. A lei não contempla a fabricação de canudos de plásticos, mas sim o fornecimento pelos estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, padarias, clubes, hotéis, mercados, lojas, entre outros. Caso haja descumprimento, na primeira autuação, a multa será de 20 Unidades Fiscais do Estado do São Paulo (UFESPs), o que equivale, hoje, a R$ 552,20; a cada reincidência o valor será dobrado podendo alcançar 200 UFESPs (R$ 5.522). De acordo com o governo do estado, do valor arrecadado das multas, 50% será destinado ao Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição, e a outra metade seguirá para o Procon-SP, para aplicação em programas de educação, prevenção e fiscalização relacionados ao consumo sustentável.

Batida entre carro e carreta deixa dois mortos e dois feridos na BA-263 na região Sudoeste

Terça - 18/02/2020 - 06h00
Foto: Reprodução | Redes Sociais

Duas pessoas morreram e duas ficaram feridas após o carro em que estavam bater com uma carreta, na manhã desta segunda-feira (17), na BA-263, em trecho próximo à cidade de Itambé, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu por volta das 6h30. Não há informações sobre as circunstâncias da batida. Todas as vítimas estavam no carro. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itapetinga, onde serão periciados. O motorista da carreta saiu ileso.

Choppada Privilege: Corra e adquira seu ingresso no segundo lote; vem aí virada de preço

Terça - 18/02/2020 - 05h30
Foto: Reprodução

Acontecerá no próximo domingo dia (23), na Arena Prime Estrela da Chapada, durante o Carnaval de Rio de Contas, a Choppada Privilege, que terá as seguintes atrações: Dj Erika Luz, Kevy Jhonny, O Escoes e Betão. A Choppada Privilege está sendo a festa mais aguardada do carnaval, um evento totalmente dinâmico, com All Inclusive e muita modernidade. Na praça de alimentação contará com Churrasco, Krepe, Mini Pizza e Acarajé. Na área das bebidas open bar: Cerveja, Vodka Orloff, Catuaba,  água e refrigerante. A Choppada Privilege está sendo idealizada com uma produção de qualidade para oferecer o que há de melhor para os foliões que irão participar do evento. Vale ressaltar que a Choppada Privilege, acontecerá dentro do circuito do carnaval. Adquira seu ingresso, o 2º lote já está à venda com preço promocional. Mais corra que vem aí virada de preço. Realização: Ney Eventos.

Pode penhorar a casa da família?

Terça - 18/02/2020 - 05h00

Os bens de família possuem proteção especial pela legislação. O principal objetivo do instituto da família é resguardá-la, evitando a dilapidação do bem ao mesmo tempo que lhe dá asilo. Por conta disso, acredita-se que os bens de família não podem ser penhorados ou alienados em nenhuma hipótese. No entanto, não é bem assim que a legislação funciona.
O que são os bens de família?
A impenhorabilidade dos bens de família provém da Lei 8.009/90. Além disso, o Código Civil também traz o instituto do Bem de Família . Logo, os bens de família são regulados de duas formas:

  • Bem de família voluntário ou convencional: essa modalidade é instituída pelo Código Civil e pode ser instituído pelos cônjuges, pela entidade familiar ou por terceiro, através de um testamento ou escritura pública.
  • Bem de família Legal ou Obrigatório: por sua vez, essa possibilidade é instituída pela Lei 8.009/90, que determina a impenhorabilidade de um bem familiar independente de sua instituição como bem de família convencional.
Quando os bens de família podem ser penhorados?
Imagine que você precisa de dinheiro para abrir  um negócio e, portanto, vai até o banco e solicita um empréstimo. Como garantia da operação, você oferecer o imóvel no qual mora com sua família, através de um contrato de alienação fiduciária.
Você nunca paga as parcelas do empréstimo e, quando o banco procura penhorar o imóvel, você entra com uma ação na justiça alegando que, por ser bem de família, o imóvel não pode ser penhorado.
Em casos como esses, para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), há a violação do princípio da boa-fé e da conduta ética em um negócio. Ou seja, sempre que alguém ofertar o imóvel da família de maneira voluntária, ele poderá ser usado para pagar a execução de uma dívida.

Livramento: Jovem diagnosticada com câncer de mama pede ajuda para custear tratamento

Quinta - 13/02/2020 - 10h00
Foto: Divulgação

Uma jovem identificada por Cláudia Costa Camelo, 23 anos de idade, moradora de Livramento de Nossa Senhora, foi diagnosticada com um Câncer de Mama e atualmente esta em São Paulo, onde realiza exames e segue o tratamento de quimioterapia. A Jovem abriu uma conta no site www.vakinha.com.br (click no link e faça doação), que visa arrecadar dinheiro para custear todo tratamento. De acordo com Cláudia, o câncer foi diagnosticado no dia 7 de setembro do ano passado, e por isso ela precisou parar os estudos por conta da doença, considerada agressiva. Ainda de acordo com ela, os médicos recomendaram que ela não fizesse esforços, e que não utilize transportes público, devido a baixa imunidade. Em áudio divulgado nas redes sociais, ela pede a ajuda e a colaboração de seus conterrâneos, para vencer o câncer.