Bom dia, 04 de Abril de 2020


Presa dupla que aplicava golpe com dinheiro falso em Vitória da Conquista

Segunda - 16/03/2020 - 09h00
Foto: Divulgação | SSP

A Polícia Militar apreendeu, no sábado (14), cerca de R$ 4.400 em cédulas falsas, com dois homens, no município de Vitória da Conquista. De acordo com comandante da unidade, major Nivaldo Oliva, durante procedimento de abordagem a dupla estava com uma parte do valor, momento em que os policiais perceberam se tratar de dinheiro falsificado: "Eles acabaram confessando às guarnições que tinham mais cédulas no hotel onde estavam hospedados". Ainda segundo o oficial, a dupla comprava pequenos produtos em diferentes estabelecimentos comerciais para receberem o troco em cédulas verdadeiras. Com eles também foram encontrados alguns materiais adquiridos aplicando o golpe. A dupla e todo valor foram apresentados à Polícia Federal.

Livramento: Acidente com vitima fatal é registrado na BA-148

Segunda - 16/03/2020 - 08h00
Foto: Reprodução | Whatsapp

Um homem identificado como Mailton Malheiro, natural da cidade de Macaúbas, que atua em um posto de combustíveis, em Brumado, morreu vítima de um acidente na noite do último domingo (15), na BA-148, na comunidade de Patos, no município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo o site Achei Sudoeste, a vítima fatal pilotava sua motocicleta quando foi atingido por um automóvel na rodovia. De acordo com testemunhas, o veículo tentou realizar uma ultrapassagem e acabou colidindo com a moto de Mailton. Devido a gravidade da lesão, ele morreu na hora. O motorista do veículo, que não teve o nome revelado, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) com ferimentos leves para o Hospital Municipal de Dom Basílio e passa bem. A Polícia Militar isolou o local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou a perícia no local. O corpo de Malheiro foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora já abriu um inquérito civil para investigar o caso. Mailton deixa uma filha recém-nascida.

Rio de Contas: Vereador entra com representação no Ministério Público por crime contra a honra

Segunda - 16/03/2020 - 07h00
Por: Radio 88FM
Foto: Informe Sudoeste

O Vereador Vinicius Costa do Município de Rio de Contas, que no último dia 02 foi à tribuna da Câmara denunciar atos que teriam sido praticados ilicitamente no Hospital do Município, foi atacado pelo Diretor Adílio Aparecido Domingos da Silva contra sua honra. Após viralizar na impressa da região a denúncia de que um recém-nascido teria sido sepultado sem declaração, guia de sepultamento, certidão de óbito e sem ter sido o seu corpo encaminhado ao IML da cidade de Brumado-BA, o Diretor administrativo do Hospital do Município de Rio de Contas – BA solicitou á aquela casa o uso da tribuna livre com o fim de prestar esclarecimentos. No ultimo dia 09 fazendo o uso da tribuna livre o Diretor administrativo do Hospital ao invés de elucidar a população sobre a denúncia, optou por ofender a honra do Vereador Vinicius Costa acusando-o da prática de crime injúria racial. A redação do Jornal da 88, em contato com o Vereador obtivemos  informações que o mesmo já adotou as medidas jurídicas cabíveis através de representação por cometimento de crime contra a honra no Ministério Público da Comarca de Livramento de Nossa Senhora – BA.      E ainda informou que “Sou conhecido por toda a região e todos sabem que sou um cidadão, advogado e cristão que primo pelo respeito mútuo e que não adotei e jamais adotaria qualquer prática discriminatória contra qualquer pessoa e mesmo por este fato não abrirei mão de aguardar a resposta do judiciário.” disse o vereador.

Ipiaú: Jovem é preso por tentar matar rival, suspeito de tráfico de drogas

Segunda - 16/03/2020 - 06h00
Foto: Reprodução

Um jovem de 23 anos foi preso por mandado judicial, após tentar matar um homem suspeito de traficar drogas na cidade de Ipiaú, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, os dois são rivais. Ele foi preso na sexta-feira (13) e levado para um presídio da região. Ainda segundo a polícia, a tentativa de assassinato foi em agosto de 2019. Um adolescente, suspeito de ser o responsável pelo transporte da arma até o local do crime, está sendo procurado pela polícia, para prestar depoimento
 

Bahia teve quase 800 casos de HIV no ano passado

Quinta - 05/03/2020 - 08h00
Foto: Divulgação

Somente nos seis primeiros meses do ano passado a Bahia registrou cerca de 800 casos de HIV. Já a Aids, doença causada pelo HIV, atingiu mais de 31 mil baianos nos últimos 20 anos. Os dados são do último Boletim Epidemiológico HIV/Aids, divulgado pelo Ministério da Saúde, e revelam que os baianos precisam se prevenir mais das Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs, como HIV, sífilis, gonorreia, HPV e hepatites. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a OMS, todos os dias, ocorrem 1 milhão de novas Infecções Sexualmente Transmissíveis no mundo e a maior preocupação das autoridades em Saúde brasileiras é com os jovens. As ISTs podem ser prevenidas com uso de preservativo. No entanto, esse cuidado está diminuindo entre as pessoas de 15 a 29 anos e a tendência é de aumento dos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis nos estados, como alerta o Ministério da Saúde.

Galvão Bueno anuncia que não irá narrar Copa de 2022: ‘Não vai dar’

Quarta - 04/03/2020 - 10h30
Foto: Divulgação | Tv Globo

A Copa do Mundo de 2022 pela Globo terá uma outra voz. Isso porque o narrador Galvão Bueno anunciou sua despedida da competição. Durante sua participação no programa ‘Altas Horas’ que deve ir ao ar no sábado (7), o veterano revelou que após 39 anos de Rede Globo, não irá participar da competição. “Acho que narrar a de 22 não vai dar, não. O projeto é estar lá. São 12 Copas, e está bom ter narrado 12 Copas, mas eu vou estar lá”, contou. Em novembro do ano passado, o narrador desfalcou a equipe que faria o jogo da final da Libertadores entre Flamengo e River Plate após sofrer um infarto no Peru. O veterano foi substituído por Luís Roberto.

Poções: Criança de dois anos morre afogada em piscina

Quarta - 04/03/2020 - 10h00
Foto: Informe Sudoeste

Uma criança de aproximadamente 2 ano morreu vítima de afogamento na tarde desta terça-feira (03), na cidade de Poções, a 270 km de Livramento de Nossa Senhora. A vítima chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu. Informações ainda não confirmadas pela polícia dão conta de que a criança teria se afogado em uma piscina, nos fundos de uma residência, no bairro Lagoa Grande. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) já foi acionado e o corpo encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista.

Rio de Contas: Vereador faz denuncia de parto de recém-nascido em via pública, sepultado sem autópsia, guia de sepultamento e até hoje os pais estão sem Certidão de Óbito

Quarta - 04/03/2020 - 09h00
Por: Sertão Hoje
Foto: Reprodução

Na sessão desta segunda-feira, dia 02, o Vereador Vinícius Costa denunciou um fato grave, ocorrido no Hospital de Rio de Contas. Segundo o Vereador, no dia 15/02, deu entrada no referido hospital uma criança recém nascida, que tinha sido parida pela mãe em via pública e levada pelo pai, nos braços, tamanho era o seu desespero naquele momento. Ainda segundo o vereador, não se sabe ao certo se o recém-nascido chegou ou não com vida ao Hospital de Rio de Contas, mas o fato é que, ao invés de encaminhar o corpo para o IML de Brumado, o mesmo foi entregue à família para que fosse sepultado, sem que, contudo, fosse fornecida a guia de sepultamento. “Sabe quando essa guia foi expedida? Até hoje ainda não foi e a criança foi sepultada sem guia de sepultamento”, disparou o Vereador Vinícius Costa. Ainda segundo ele, o caso estaria sendo mantido em sigilo pelo Diretor Administrativo do Hospital de Rio de Contas, Adílio Aparecido da Silva. “O Diretor pediu a algumas pessoas que aguardassem, sob a justificativa de que estaria pensando numa solução. Pediu ainda que não comentassem com ninguém para que o assunto não chegasse ao conhecimento da oposição. Se não quer que a oposição saiba, é porque boa coisa não é”, afirmou o Vereador. Ao final da sua fala, o Vereador Vinícius Costa fez um requerimento solicitando a convocação do Diretor Administrativo para prestar esclarecimentos, solicitando ainda que o Município fosse oficiado a dar acesso aos vereadores do livro onde ficam registrados os nascimentos e óbitos do Hospital de Rio de Contas, bem como pediu que uma cópia da sua fala seja encaminhada para o Ministério Público e para a Polícia Civil para que investiguem o caso. “Eu não sou polícia, não sou promotor e não sou juiz. A minha obrigação é levar as denúncias ao conhecimento das autoridades para que investiguem. Por isso, criei um canal de denúncia, através do qual qualquer pessoa pode denunciar e tenho garantido a essas pessoas o total anonimato, de forma que elas se sintam seguras em fazer suas denúncias”, destacou Vinícius Costa.

Com cerca de 115 anos, moradora de Brumado é uma das pessoas mais idosas do mundo

Quarta - 04/03/2020 - 08h30
Foto: Reprodução | Achei Sudoeste

Antônia Amélia Dias, mais conhecida como Dona Antônia do Morro, já não enxerga e fala com muita dificuldade. Moradora da região do André, na entrada da comunidade do Jacaré, zona rural de Brumado, ela possui cerca de 115 anos, conforme relatos dos familiares. As informações são do Achei Sudoeste. A nora de Dona Antônia, Cleusa, conta que, no documento de identidade, pode não constar a idade correta da idosa, visto que, no passado, costumava-se registrar as pessoas muito tempo depois do nascimento. Apesar das dificuldades da idade, a idosa é ativa, tem a saúde em dia e come perfeitamente. “Quero inteirar 120 anos”, declarou Dona Antônia. Caso seja confirmada a idade da baiana, ela pode ser reconhecida como uma das pessoas mais velhas do mundo. A mulher mais idosa do planeta, segundo o Guinness World Records (o livro dos recordes), é a japonesa Kane Tanaka, de 117 anos.

Barra da Estiva: Família de criança de 3 anos com autismo realiza bingo para mudar de cidade e realizar tratamento

Quarta - 04/03/2020 - 08h00
Por: Jornal da Chapada
Foto: Reprodução | Arquivo Familiar

A família do pequeno Kalleby, de três anos, que mora em Barra da Estiva, município da Chapada Diamantina, realizará um bingo, no próximo dia 29 de março, às 15h, no distrito de Capão da Volta, em Ibicoara, para ajudar a financiar a mudança para Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Lá, a criança iniciará um tratamento na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) após ser diagnosticada com autismo. O pai de Kalleby, Pedro Honorato Neto, explica que em decorrência da medicação que vem tomando, a criança apresenta um quadro de ansiedade e alterações no metabolismo. Isso faz com o que Kalleby coma mais do que o normal para idade. Dessa forma, ele desenvolveu outros problemas de saúde, inclusive com a elevação do peso. Hoje o pequeno está com quase 38 quilos. “Ele é autista, a medicação que utiliza causa ansiedade que faz com que coma muito e isso altera o metabolismo dele. Por conta dessa disfunção, está com alterações no fígado, nos níveis de açúcar e gordura. Ele precisa ir para Luís Eduardo Magalhães para passar por uma bateria de exames na Apae”, disse Pedro. Além do bingo, que terá como prêmio uma bicicleta ergométrica e cartelas no valor de R$10, doações de qualquer valor pode ser feitas em contas do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Os telefones para contato são (77) 9 9909-2884 e (77) 9 98318700, falar com Pedro Neto e/ou Ivonete Pires Barbosa.

Guanambi: Embasa peita justiça e continua cobrando 80% de taxa de esgoto

Quarta - 04/03/2020 - 07h00
Foto: Reprodução

Mesmo após uma decisão proferida em 7 de janeiro pela Justiça de Guanambi, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) continua cobrando 80% de taxa de esgoto das residências e comércios na cidade. A decisão foi concedida a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), baseada na Lei Municipal 990/2015 e da sua Regulamentação, no dia 21 de janeiro de 2019. O magistrado rejeitou os embargos de declaração impetrados pelos representantes da Embasa em Ação Civil Pública, delimitando a taxa de esgotamento sanitário em 40%  na cidade. Nossa redação manteve contato com a Embasa mas não obteve exito, até o fechamento dessa matéria. Como em outras cidades o contrato de concessão dos serviços de água e esgoto celebrado entre a Prefeitura de Guanambi e a Embasa expirou em junho de 2019. A empresa segue prestando os serviços normalmente, só que de forma irregular no município. Um novo acordo entre as partes só deve acontecer quando o município concluir o seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Este plano descreve o regulamento e as metas quanto à questão do tratamento da água, coleta e tratamento de esgoto, gerenciamento de resíduos sólidos e drenagem de água pluviais. A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) do Estado da Bahia está financiando os projetos nos municípios de Caetité, Guanambi, Jequié e Macaúbas irão ganhar seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A ação mais recente da iniciativa foi a criação dos comitês de acompanhamento.

CNH digital já foi baixada por cerca de 5 milhões de motoristas

Quarta - 04/03/2020 - 06h00
Foto: Reprodução

Desde a implantação do sistema, que substitui os documentos físicos pelos digitais, mais de 5 milhões de downloads da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e 2 milhões da CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), documento que garante o direito de circulação dos veículos no país, foram registrados pelo governo. O aplicativo Carteira Digital, que reúne as principais informações de trânsito dos condutores brasileiro e emite os documentos digitais, teve mais de 8 milhões de downloads. O sistema passou a valer em todo o país em abril de 2018. O aplicativo permite criar e exportar a CNH ou CRLV com assinatura digital válida juridicamente que poderá ser utilizada em outros órgãos públicos, serviços do governo eletrônico ou em situações que exijam a comprovação de autenticidade dos documentos O aplicativo Carteira Digital pode ser baixado em smartphones e tablets nas lojas de aplicativos Google Play ou App Store e funcionam nos sistemas operacionais iOS, versão igual ou superior a 10 e Android, versão igual ou superior a 4.0.3.

Livramento: Sessão da Indignação

Terça - 03/03/2020 - 12h00
Por: Informe Sudoeste
Foto: Informe Sudoeste

Indignação, esta foi a tônica que marcou a última sessão da Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, realizada na sexta-feira (28). A começar por uma indicação do vereador Zemar Miranda, que solicitava ao prefeito “regularizar a situação dos feirantes, especificamente os que trabalham com venda de carnes e miúdos de bovinos, suínos e caprinos o mais breve possível”. Em explicação o vereador se disse preocupado, pois os feirantes receberam aviso de que não poderiam mais vender seus produtos como tradicionalmente o fazem. Segundo o vereador estes pequenos comerciantes estão sendo tratados como se fossem traficantes e que tal tipo de fiscalização só ocorre na feira da cidade de Livramento e que, talvez, nem mesmo o frigorífico fornecedor tenha a higiene cobrada dos feirantes. Quando a palavra foi franqueada o Vereador Zemar voltou a tratar de assuntos indesejáveis à administração municipal. Relatou o vereador que o fato que o município perdeu ação judicial em que se torna obrigado a pagar aos professores de creche que tiveram seus direitos retirados e, agora, reconhecido pela Justiça. Mostrando revolta com o trabalho da empresa contratada para a limpeza pública o vereador João de Ogum iniciou sua fala mandando um recado: “O bairro Benito Gama pertence a Livramento, Taquari pertence Livramento, Jurema pertence Livramento, só não tem onça porque felizmente Livramento não tem onça de quatro pés, tem de duas pernas”. Seguiu dizendo que quer “seus” bairros limpos e que, se necessário irá ao Ministério Público. Continuando, Ogum lembrou que, no carnaval, mais de vinte e cinco mil pessoas estiveram no vizinho município de Rio de Contas e que todo aquele esgoto cai no manancial em que a cidade de Livramento é abastecida, mas que a Embasa não tem capacidade de tratar a água como deveria, onde fez duras críticas ao governo do estado e a Embasa(Veja aqui): “enquanto alguns persegue a tripa de um boi a água está pior que que a tripa de um boi, a água tá pior que um bofe, a água tá pior que tudo, que é uma vergonha”. Mais adiante falou do “elefante branco, a máquina”, que está a praticamente seis meses parada, enquanto o Bairro Benito Gama não recebeu nenhum benefício. Em seus sete minutos e meio de fala João de Ogum conseguiu atrair a atenção de todos seus pares. Concluindo a sessão marcada pela indignação dos vereadores o presidente Aparecido Lima (Cidão Aracatu), falou sobre a nova versão da embasa de que não começaria os serviços da adutora de Iguatemi, como planejado inicialmente, porque a obra teve majoração de valores. Cidão reclamou de deputados que recebem votos no município e que nada fazem pela terra, disse, ainda, que há quem trabalhe contra a obra para se beneficiar politicamente. Indignação maior Cidão demonstrou com críticas que recebeu de um jornalista e um funcionário público por ter publicado fotos em sua rede social, mostrando trabalho de tapa buracos feitos em Iguatemi, sua base eleitoral. Vale ressaltar que em seu perfil na rede social tem outras imagens mostrando outros trabalhos realizados em outras localidades, mas só agora, em véspera de eleição os críticos aparecem. Cidão concluiu sua fala dizendo: “tenho certeza, que no município de Livramento, não teve um deles dois que fez algo por alguém’.
Veja na Integra a fala de Cidão Aracatu

Spa Acqua Bronze recebe em mais um ano consecutivo titulo de destaque 2020 em Livramento

Terça - 03/03/2020 - 11h30
Foto: Divulgação

A empresa SPA ACQUA BRONZE representada pela Personal Bronze, Tamyres Andrade, recebeu em mais um ano consecutivo o premio destaque 2020 no segmento bronzeamento natural em Livramento de Nossa Senhora. O SPA ACQUA BRONZE, recebeu o certificado da empresa Objetiva Pesquisa & Divulgação, uma empresa seria e de credibilidade em todo país. "Quero agradecer a todos que votaram e elegeram o Spa Acqua Bronze, isso demonstra a qualidade e aceitação no serviço e respeito que venho prestando não só em Livramento como em toda região". Disse Tamyres Andrade. Dentre os diferenciais que motivaram a escolha, estão à sofisticada estrutura que oferece ao público feminino um atendimento exclusivo e personalizado nos serviços.

Bahia registra 65 infecções diárias de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Terça - 03/03/2020 - 11h00
Foto : Bruno Concha / Secom

A Bahia registrou 2.292 casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegyptinas primeiras cinco semanas deste ano. Os dados são do Ministério da Saúde. O número apresentado corresponde a uma média diária de 65 infecções. Do total de vítimas, 1.815 foram diagnosticadas com dengue, 441 com chikungunya e 36 com zika. De acordo com o Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), no ano passado o estado apresentou 65,5 mil ocorrências de dengue, o que significa um crescimento de 603% em relação a 2018.