Boa noite, 20 de Novembro de 2019


2º Retran de Livramento tem novo Chefe

Quarta - 19/06/2019 - 08h00
Foto: Informe Sudoeste

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (19), conforme a portaria de Nº 00070233 de 17 de Junho de 2019, a nomeação de Edilson Valdemar Silva Junior, para o cargo em comissão Coordenador IV, símbolo DAI-5, do(a) 2A- RET- Livramento de Nossa Senhora. O 2º Retran ficou sem coordenador desde o último dia 18 de fevereiro, quando à Operação Hot Doc, constatou diversas irregularidades e apreendeu em flagrante o coordenador da unidade, Edelson Dourado Castro. Edilson Junior foi Diretor de Departamento de Tributos da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, sendo exonerado por recomendação do  Ministério Público por ser sobrinho da Vice-Prefeita Joanina Sampaio.

Jornalista é preso em porta-malas e tem carro incendiado durante assalto

Quarta - 19/06/2019 - 07h30
Foto: Reprodução

Um jornalista foi agredido após sofrer um sequestro relâmpago na noite de segunda-feira (17), na zona rural da cidade de Esplanada, que fica a cerca de 155 km de Salvador. A ação começou como um assalto.A vítima é o repórter Jony Torres, da TV Bahia. Ele foi trancado no porta-malas do próprio carro, que foi incendiado pelos suspeitos. Jony conseguiu escapar antes que as chamas consumissem o veículo. Ele passa bem. O jornalista estava na cidade visitando a fazenda da família. Ele transitava com o veículo em uma estrada de terra e foi abordado por dois suspeitos no momento em que precisou diminuir a velocidade por conta de uma linha férrea. A ação durou cerca de 30 minutos. A dupla queria o celular do jornalista, que não estava com ele no momento do crime. Os homens então levaram a carteira do repórter e o trancaram no porta-malas. Depois disso, eles atearam fogo no carro. A vítima conseguiu sair porque o veículo tem um dispositivo que permite baixar o banco. Com isso, ele conseguiu sair pela porta traseira do carro. O jornalista não soube estimar quanto tempo ficou preso no porta-malas. Depois que ele conseguiu sair do carro, o repórter se escondeu em um matagal para ter certeza que os suspeitos já haviam saído. Ele, então, fugiu do local. O caso foi registrado na delegacia de Esplanada, que investiga o caso.

VAR anula dois gols e Brasil empata com a Venezuela na Fonte Nova

Quarta - 19/06/2019 - 07h00
Foto: Divulgação | CBF

A seleção brasileira de futebol masculina empatou em 0 a 0 com a Venezuela na segunda rodada da fase de grupos da Copa América 2019. A partida aconteceu hoje (18) na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). O atacante Gabriel Jesus chegou a fazer um gol aos 15 minutos do segundo tempo. Entretanto, o jogador Firmino, que havia tocado a bola para Jesus, estava em posição ilegal. Com a ajuda do VAR, o juiz anulou o gol. Aos 41 minutos do segundo tempo, Philippe Coutinho faz o segundo gol da seleção, mas a bola, antes de entrar, desvia em Firmino, novamente impedido. O juiz confirma com o VAR e cancela o segundo gol. O próximo jogo da seleção masculina acontece neste sábado (22) às 16h, contra a seleção peruana.

Postos de combustíveis podem ficar sem diesel S10

Quarta - 19/06/2019 - 06h30
Foto: Informe Sudoeste

Revendedores de combustíveis da Bahia afirmam que estão sem receber diesel S10 desde segunda-feira (17). Diante disso, o Sindicombustíveis Bahia informou nesta terça (18) que pode faltar o combustível nas bombas em postos de todo o estado. “A situação é preocupante, pois o produto move o transporte de carga e os caminhoneiros podem sofrer grandes transtornos”, disse Walter Tannus, presidente do sindicato dos revendedores de combustíveis. Segundo ele, as distribuidoras não estão comercializando o produto para os postos e alerta que a população e, principalmente, os motoristas precisam estar cientes da situação.

Quadro de saúde de Agnaldo Timóteo se agrava e cantor está em estado crítico

Quarta - 19/06/2019 - 06h00
Foto: Divulgação

O quadro de saúde do cantor Agnaldo Timóteo se agravou e ele está em estado crítico, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (18), pelo Hospital das Clínicas de São Paulo. Segundo o filho dele, Cícero Timóteo, o artista está respirando com a ajuda de aparelhos e está isolado no hospital. O artista está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde 8 de junho, após ter ficado quase 20 dias internado no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador. O cantor chegou à capital baiana após sofrer um princípio de AVC, em Barreiras, no interior da Bahia. No último dia 13 de junho, a família do artista chegou a proibir o hospital de divulgado o estado de saúde de Agnaldo. Um dia antes, em contato com o Varela Notícias, a unidade de saúde chegou a informar que o paciente estava em estado crítico na UTI, os familiares negaram a notícia e, por conta disso, proibiram o posicionamento do hospital.

Najila Trindade diz à polícia que não sabe onde estão celular e tablet

Terça - 18/06/2019 - 20h00
Foto: Reprodução

A modelo Najila Trindade, responsável pela acusação de estupro contra Neymar, informou à polícia nesta terça-feira (18) que não sabe onde estão o celular o tablet que conteriam vídeos e imagens importantes sobre o caso. As informações são do jornal O Globo. Segundo o seu novo advogado, o baiano Cosme Araújo, Najila “compareceu à delegacia espontaneamente para mostrar que é vítima”. Ela prestou depoimento nesta tarde na 6° Delegacia de Defesa da Mulher em São Paulo.

Marta faz gol histórico; Brasil vence Itália e avança no Mundial

Terça - 18/06/2019 - 19h00
Foto: Divulgação

A Seleção Brasileira Feminina está nas oitavas de final da Copa do Mundo 2019. A classificação veio nesta terça-feira (18) após a vitória de 1 a 0 para cima da Itália no Stade du Hainaut, em Valenciennes, na França. Autora do gol da vitória do Brasil, Marta entrou para a história dos Mundiais e se tornou a maior goleadora entre homens e mulheres. Com 17 bolas na redes, a rainha deixou o alemão Klose para trás e lidera as estatísticas de forma isolada. Com a vitória da Austrália por 4 a 1 em cima da Jamaica no outro duelo da terceira rodada, o Grupo C terminou com o empate triplo entre Brasil, Itália e Austrália. As três seleções acumularam seis pontos. Em desvantagem nos critérios de desempate, a Seleção Brasileira avançou como uma das quatro melhores terceiras colocadas.

Bebê com problema no coração aguarda transferência para ser atendido por especialista

Terça - 18/06/2019 - 13h30
Foto: Reprodução | Tv Sudoeste

Um bebê de 1 ano e 6 meses que nasceu com problemas no coração e pulmão aguarda, desde o início do mês, por uma transferência para ser atendido por um especialista, na Bahia. A especialidade médica é oferecida em Salvador. O pequeno Josué Abne está internado no Hospital Esaú Matos, na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste do estado. O problema foi descoberto na unidade de saúde, quando o menino tinha 3 meses. De acordo com a família do bebê, Josué passou por uma cirurgia em janeiro deste ano e recebeu alta, contudo, passou mal no início do mês e voltou ao hospital. "Eu via que ele estava com os batimentos cardíacos acelerados, ele vomitava, não dormia à noite, chorava muito à noite, ficava desconfortável", contou a dona de casa Aline Denise Santana, mãe de Josué. Segundo o laudo médico, o pequeno foi diagnosticado com arritmia. Ee precisa ser encaminhado a Salvador para o exame com um cardiopediatra. Após o procedimento, vai ser definido se ele precisa de uma nova cirurgia, ou não. Segundo o hopsital, a vaga é muito concorrida e, agora, a Central Estadual de Regulação deve se posicionar para informar quando vai surgir uma nova vaga. Enquanto isso, a família espera e o menino é tratado com medicamentos fortes. "Ele precisa da vaga, né. Pelo menos da enfermaria. Porque precisa ser retirada a medicação dele. Se passa um minutinho sem a medicação, ele começa a acelerar os batimentos", diz a mãe. Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informou que está aguardando a disponibilidade de um leito especializado para o menino.

Fora do ar: usuários dos Instagram relatam falha em aplicativo

Terça - 18/06/2019 - 13h00
Foto: Reprodução

Milhares de usuários do Instagram relataram que o aplicativo ficou fora do ar no início da tarde desta terça-feira (18). No Twitter, usuários do aplicativo em celulares Android e iPhone relataram instabilidade, lentidão no carregamento do feed de fotos e erro ao tentar conexão. Segundo o Tecmundo, o problema afeta usuários do Brasil,  Estados Unidos e Reino Unido. A falha acontece apenas cinco dias após o Instagram sofrer outra 'pane'. Na noite de quinta (13), usuários relataram instabilidade no serviço. No Twitter, várias posts falavam sobre Stories que não carregavam e que o feed aparecia mensagens que diziam não ser possível carregá-lo por um "erro desconhecido" ou "erro de rede".

Morre criança que teve 80% do corpo queimado após panela de pressão cair nela

Terça - 18/06/2019 - 12h30
Por: G1 Bahia
Foto: Divulgação

A criança de 2 anos que teve 80% do corpo queimado após uma panela de pressão cair sobre ela morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, na tarde de segunda-feira (17). A menina ficou internada por duas semanas e não resistiu aos ferimentos. O caso ocorreu no dia 2 de junho, no povoado de São Sebastião, localidade conhecida Cova de Onça, na cidade de Valença, baixo sul da Bahia, onde a criança morava. A menina foi levada para uma unidade de saúde do município, mas, por conta da gravidade dos ferimentos, foi transferida para Salvador em um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar, que foi acionado pela Central de Regulação do Estado. Não há informações sobre o sepultamento.

Consórcios regionais devem dar mais resolutividade às ações do antigo DERBA

Terça - 18/06/2019 - 12h00
Foto: Informe Sudoeste

A modernização da máquina pública governamental é uma das grandes necessidades para que os municípios venham a ter mais celeridade em obras importantes. Nesse contexto a área de infraestrutura é uma das que mais será beneficiada. Na Bahia, o governo do estado extinguiu o DERBA, que era considerado arcaico e obsoleto, então, nesse processo de transformações uma das grandes possibilidades é a substituição por consórcios regionais, assim como está sendo feito na área de saúde, já que o sistema vem comprovando uma boa efetividade. Foram feitos estudos sobre os impactos do custo/benefício para essa transição na forma de execução das obras de recuperação e manutenção das rodovias. O modelo tradicional tinha um custo estimado de 70% a mais do que os mesmos serviços sendo executados através das parcerias com os consórcios regionais, o que vai gerar economia de recursos, além do fato de que os municípios passarão a participar de forma direta na gestão das estradas, o que terá um resultado muito positivo, com estradas de melhor qualidade, além do fato do aquecimento da geração de emprego e renda, o que é outra grande urgência da atualidade. O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Vasconcelos, disse que a medida, caso seja confirmada, é positiva e fortalecerá os municípios da microrregião. “É uma medida muito positiva e esperamos que seja mesmo adotada pelo governo do estado, pois facilitará e muito, a conservação e qualidade das estradas, já que a gestão será local, livre das amarras burocráticas e das intervenções políticas”, destacou.

Menina de 6 anos morre após ser picada por escorpião

Terça - 18/06/2019 - 11h30
Foto: Divulgação

Uma menina de seis anos morreu após ser picada por um escorpião no domingo, 16, em Euclides da Cunha Paulista, no oeste do Estado de São Paulo. A menina Stefanne Rayane Muniz Santana brincava no quintal de casa quando pisou no bicho e sofreu a picada, segundo os parentes. A mãe da criança, Fernanda Santana, viu a filha chorando e constatou a presença do aracnídeo. A menina foi levada inicialmente para uma unidade de saúde da cidade, mas acabou transferida para o Hospital Estadual de Porto Primavera, na mesma região. Após cerca de dez horas de internação e tratamento, o quadro da criança se agravou e ele não resistiu. A causa da morte foi atestada como choque cardiogênico e edema agudo de pulmão pelo efeito tóxico do veneno. Stefanne fazia aniversário no domingo. O corpo da menina foi sepultado nesta segunda-feira, 17, no Cemitério Municipal de Euclides da Cunha. Este ano, até o final de fevereiro, tinham sido registrados 4.025 casos de acidentes com escorpiões, com duas mortes. Uma delas vitimou a menina Ana Sofia da Silva Santos, de 4 anos, em Tupã, no interior paulista. Ela sofreu uma picada no polegar direito. O jornal O Estado de S. Paulo mostrou que 2018 teve o maior número de acidentes em 30 anos.

Governo suspende por 1 ano exigência de aulas para tirar habilitação das 'cinquentinhas'

Terça - 18/06/2019 - 11h00
Foto: Hitaloan Riqueza | Informe Sudoeste

Passa a valer em 17 de setembro, resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que trata de mudanças no processo para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), além de confirmar o fim da exigência dos simuladores para quem está tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria B, para carros. Segundo informações do G1, com a nova resolução, durante 12 meses, quem quiser tirar a ACC, poderá realizar as provas teórica e prática sem a necessidade de fazer aulas antes. O documento é obrigatório para conduzir as "cinquentinhas", ciclomotores com motor de até 50 cm³. Se for reprovado, o candidato deverá passar pelas aulas práticas.

Seleção Brasileira Feminina enfrenta a Itália pela Copa do Mundo

Terça - 18/06/2019 - 10h30
Foto: Divulgação

Brasil x Itália se enfrentam nesta terça-feira, às 16h (horário de Brasília), em Valenciennes, na França, pela terceira rodada do grupo C da Copa do Mundo feminina 2019. A partida será transmitida pelos canais Rede Globo (tv aberta) e SporTV (tv fechada). Na vice-liderança da chave, a seleção de Vadão precisa de um empate para garantir vaga na próxima fase. Entretanto, como as brasileiras tem quatro gols a menos que as italianas no saldo e a Austrália, mesmo com dois atrás no critério, enfrenta a fraca Jamaica, só uma goleada livra o Brasil de passar em terceiro e enfrentar uma das favoritas, como França e Alemanha, já nas oitavas de final. Formiga, suspensa por cartões amarelos, é o único desfalque da equipe.

ProUni deve divulgar resultado de primeira chamada nesta terça

Terça - 18/06/2019 - 10h00
Foto: Reprodução | SISU

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) será divulgado nesta terça-ferira (18), na página do programa. Para assegurar a bolsa de estudos, os estudantes que foram selecionados devem, a partir desta terça-feira, ir às instituições de ensino e comprovar as informações fornecidas na hora da inscrição. No site do ProUni está disponível a lista da documentação necessária. Cabe aos estudantes verificar, nas instituições de ensino para as quais foram selecionados, os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. O prazo para que isso seja feito vai até o dia 25 de junho. Aqueles que não foram selecionados têm ainda outras chances. No dia 2 de julho seja divulgada a lista dos aprovados em segunda chamada. Os candidatos podem, ainda, participar da lista de espera nos dias 15 e 16 de julho. Ao todo, serão ofertadas para o segundo semestre deste ano 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, sendo 68.087 bolsas integrais, de 100% do valor da mensalidade e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade. As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.