Boa noite, 11 de Agosto de 2020

Ônibus de São Paulo entra no interior baiano com 10 infectados pela covid-19

Quarta - 10/06/2020 - 07h00
Foto: Divulgação

Um ônibus saiu de São Paulo com destino a nove cidades baianas, com, pelo menos, 10 contaminados pela covid-19. Dos infectados, nove tinham como destino final a cidade de Nova Soure. O município, que antes tinha 15 casos, ganhou também um décimo vindo de São Paulo, em outro veículo, passando para 25 no boletim epidemiológico divulgado no último domingo. O ônibus da empresa Moacir Tur, que fez a viagem de forma clandestina, saiu do lado de fora da rodoviária de Socorro, na capital paulista, na sexta-feira de manhã, com 32 passageiros. Desses, 14 (nove contaminados e cinco que tiveram contato com eles) desembarcaram no sábado à noite em Nova Soure. As outras 18 pessoas desembarcaram em outras oito cidades: um homem em Santo Estevão, um homem em Feira de Santana, um homem em Alagoinhas, um homem em Sátiro Dias, quatro mulheres e três homens em Inhambupe, duas mulheres em Cipó, uma mulher e um homem em Crisópolis, e três homens em Olindina. Essa última cidade também teve um caso de coronavírus vindo do veículo, o que foi confirmado pela secretária de saúde do município, Sheila Matos de Oliveira. Nova Soure e Olindina fazem divisa entre si e estão localizadas no nordeste da Bahia, com uma população de cerca de 25 mil cada. Já a secretaria de Saúde de Cipó, cidade de 15 mil habitantes, informou que as duas passageiras testaram negativo e estão sendo monitoradas. A cidade possui cinco casos de coronavírus, três vieram de São Paulo.

Chapada Diamantina: 55 cidades completam dez dias sem homicídios

Segunda - 08/06/2020 - 10h00
Foto: Informe Sudoeste

Cinquenta e cinco municípios que compõem a região da Chapada Diamantina, na Bahia, completaram na última quinta-feira (04), dez dias sem homicídios, de acordo com um levantamento da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O órgão informou que o último caso foi notificado no dia 25 de maio, no município de Barra. Flávio Góis, diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), ressaltou a integração entre as forças de segurança e as operações recentes em Itatim e Seabra. "Redobramos os esforços contra o tráfico de drogas. Infelizmente o consumo existe e isso desencadeia uma disputa por pontos de venda. Continuaremos combatendo com inteligência policial", afirmou o delegado. Fazem parte da Chapada Diamantina as cidades de América Dourada, Uibaí, Bonito, Ibititá, São Gabriel, Irecê, Xique-Xique, Barra, Canarana, Gentio do Ouro, Mulungu do Morro, Buritirama, Barro Alto, Ibipeba, Cafarnaum, Central, Jussara, João Dourado, Lapão, Presidente Dutra, Itaguaçu da Bahia, Morro do Chapéu, Barra do Mendes, Boa Vista do Tupim, Wágner, Ibiquera, Itatim, Marcionílio Souza, Mundo Novo, Itaberaba, Itaetê, Lajedinho, Macajuba, Ruy Barbosa, Milagres, Baixa Grande, Iaçu, Utinga, Pintadas, Ipirá, Abaíra, Boninal, Ibitiara, Novo Horizonte, Iraquara, Ipupiara, Mucugê, Piatã, Souto Soares, Andaraí, Palmeiras, Nova Redenção, Lençóis, Seabra e Brotas de Macaúbas.

Homem é expulso de Posto de Saúde após entrar usando calcinha como máscara

Segunda - 08/06/2020 - 09h30
Foto: Reprodução | Giro Ipiaú

Uma situação inusitada foi registrada na última quinta-feira (05), na cidade de Ipiaú. Um homem, identificado como Florisvaldo, foi expulso do local pela Polícia Militar após entrar no local utilizando uma calcinha como máscara. Ao site Giro em Ipiaú ele contou que foi ao local para tomar uma injeção. Para isso, foi até o posto de saúde que fica em frente à sua residência, utilizando o acessório. Contudo, uma enfermeira deu a ordem para expulsá-lo. Após a confusão, a medicação que ele precisava foi aplicada em uma farmácia. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, e todos os postos existem máscaras de tecido para serem doadas a pacientes que estiverem sem. Mas no caso de Florisvaldo, a enfermeira teria tentado fazer a doação, mas ele não aceitou.

Foto: Reprodução | Giro Ipiaú

Secretários de saúde lançam site com divulgação 'paralela' de dados da Covid-19 e atualização até 17h

Segunda - 08/06/2020 - 09h00
Foto: Reprodução

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, que reúne os gestores dos 26 estados e do Distrito Federal, inaugurou ontem (7) um portal "paralelo" para divulgar os dados da pandemia de coronavírus no país. A entidade afirmou que os dados serão atualizados diariamente às 17h, horário em que as informações são enviadas ao Ministério da Saúde para consolidação do boletim nacional. Em nota, o presidente do conselho e secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame, afirma que as decisões de gestão em saúde devem ser pautadas por "ciência, verdade e informação precisa e oportuna". O balanço do site do Conass aponta que ontem o país registrou 680.456 casos confirmados e 36.148 óbitos de pessoas com a Covid-19. A decisão de criar um portal "paralelo" vem após mudanças nos métodos de divulgação dos números da pandemia por parte do Ministério da Saúde. Na última quinta (4), o governo federal passou a divulgar os dados só no fim da noite, depois das 21h30, para evitar a repercussão nos telejornais. Além disso, o Ministério retirou do site oficial sobre a pandemia do novo coronavírus os dados acumulados sobre o número de infectados e mortos, exibindo apenas resultados das 24 horas anteriores à atualização.

Empresário morre em grave acidente próximo a Anagé

Segunda - 08/06/2020 - 08h00
Foto: Reprodução | Whatsapp

Após perder controle da Motocicleta que pilotava,Gilmar Batista teve morte instantânea ao cair. Um grave acidente foi registrado na estrada entre Vitória da Conquista e Anagé, neste domingo (07). O proprietário de uma loja de celulares em Vitória da Conquista, identificado Gilmar Batista, morreu após perder o controle da moto em que estava. De acordo com as informações, ele teve morte instantânea.

Brumado: Família procura por Denílson dos Santos de 39 anos que está desaparecido

Segunda - 08/06/2020 - 07h30
Foto: Divulgação

A família de Denílson dos Santos Alves, de 39 anos, está a sua procura desde o último dia 03 de junho. O brumadense está desaparecido há seis dias. Um boletim foi registrado na delegacia de Brumado pelo irmão de Denílson. De acordo com os faimiliares, Santos foi visto pela última vez no Bairro Malhada Branca, saindo de sua residência. Segundo a família, Alves faz uso de bebidas alcoólicas. Quem tiver qualquer informação pode ligar para a polícia através do 190 ou entrar em contato através do número (77) 99807-9713.

Guanambi: Criança de quatro anos testa positivo para a Covid-19

Segunda - 08/06/2020 - 07h00
Foto: Reprodução

Uma criança de quatro anos testou positivo para a Covid-19, no município de Guanambi. A informação foi divulgada no último sábado (06) pela secretaria municipal de saúde. De acordo com a pasta, este foi o primeiro caso confirmado em criança na cidade. Segundo o boletim epidemiológico, Guanambi tem 59 casos positivos, sendo 54 homens e 5 mulheres. A secretaria informou 733 casos notificados, nenhum óbito e 24 pessoas recuperadas na doença. Das 167 coletas de exames realizadas pelo Laboratório Central (Lacen), 145 tiveram resultados negativos e 08 positivos. 10 pessoas ainda aguardam resultado.

Brumado: oficial da PM tem testagem positiva da Covid-19; 34ª CIPM será monitorada

Terça - 02/06/2020 - 09h30
Por: Brumado Urgente
Foto: Reprodução

Ao contrário do muitos imaginavam, já que Brumado ficou cerca de um mês sem apresentar um caso do novo coranavírus, o que levou à zona de conforto da população, hoje, os boletins emitidos pela SESAB e SESAU apontam já uma situação cada vez mais preocupante na cidade, já que, somente nesta segunda-feira (01), mesmo antes da divulgação oficial, já foram comprovados 06 novos casos, o que elevou o número total para 35, sendo que 14 pacientes já estão curados e 21 ativos, ou seja, a curva da contaminação comunitária está em constante elevação, o que leva a previsão de que junho poderá ser o pico doença na capital do minério. Dentre esses novos casos um é de um oficial da 34ª CIPM, o qual estava atuando juntamente com as equipes de vigilância sanitária visando o cumprimento do decreto municipal. Ele está sendo monitorado pela SESAU, juntamente com parentes e amigos que estiveram com ele nos últimos dias. Também será feita uma testagem rápida nos membros da companhia para ver se outros policiais podem ter sido contaminados. Se continuar dessa forma, o ano letivo está cada vez mais comprometido, pois, se aulas não voltarem no mês de julho, o cancelamento será inevitável. Outra projeção que está deixando os comerciantes muito preocupados é uma possível decretação de uma nova quarentena, mais isso, nesse momento, ainda estaria distante, já que a crise, especialmente no profissionalismo liberal, já se agravou. Então que a população continue tomando todas as medidas protetivas e evite sair de casa, a não ser por extrema necessidade.

Livramento e mais 22 cidades baianas adotam suspensão de transporte intermunicipal

Terça - 02/06/2020 - 09h00
Foto: Reprodução

O Governo da Bahia decretou hoje (2) suspensão do transporte intermunicipal em mais 23 cidades baianas. A medida, que visa combater a disseminação do coronavírus no estado, passa a valer a partir de amanhã (3). Passam a adotar a restrição os municípios de Alcobaça, Antas, Araçás, Barra, Cabaceiras do Paraguaçu, Candiba, Filadélfia, Ibipeba, Ibitiara, Inhambupe, Ituaçu, Jaguarari, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Mansidão, Milagres, Mulungu do Morro, Pedrão, Pindaí, Pindobaçu, Santa Cruz da Vitória e Santa Luzia. Com a determinação, ficam proibidas a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. O decreto também autoriza a retomada do transporte em Bom Jesus da Serra, Caldeirão Grande, Itaquara, Mundo Novo, Poções e Tanhaçu, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. 

Governo do Estado prorroga suspensão das aulas e eventos na Bahia

Terça - 02/06/2020 - 08h30
Foto: Informe Sudoeste

O decreto n° 19.586, que determina a suspensão das aulas na rede estadual e a realização de eventos com mais de 50 pessoas em todo o território baiano, foi prorrogado até o dia 21 de junho.  O decreto venceria nesta terça-feira (2), mas, nesta data, foi publicada, no Diário Oficial do Estado (DOE), a prorrogação das medidas por mais 19 dias, com a finalidade de conter o avanço do novo coronavírus na Bahia. O decreto também mantém suspenso o transporte coletivo intermunicipal em 247 cidades baianas que registraram casos da Covid-19 recentemente. O governador, Rui Costa, lembrou que os dados da doença são analisados diariamente. “Essas medidas de proteção são necessárias para que possamos diminuir a taxa de crescimento. Antes da antecipação dos feriados, por exemplo, a média de crescimento diário do número de novos casos e da necessidade de novos leitos era superior a 5%, agora conseguimos baixar os casos para 4,6% e a necessidade de novos leitos para 2%. A nossa expectativa é controlar esse avanço da doença para que possamos, em breve, voltar à normalidade”, disse Rui. As suspensões previstas no decreto incluem as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, inclusive jogos de campeonatos de futebol, profissionais e amadores, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, além da abertura e do funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros. Também ficam suspensas até 21 de junho a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano. A suspensão do transporte coletivo intermunicipal é adotada nas cidades que não possuem mais de 14 dias sem registros de casos do novo coronavírus. A medida envolve a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal coletivo, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

Rio de Contas: Barragem Luiz Vieira aproxima de 50% da capacidade total

Terça - 02/06/2020 - 08h00
Foto: Reprodução | Kal Comunicação

A Barragem Luiz Vieira, localizada no município de Rio de Contas, registrou nesta terça-feira (02), a marca dos 46.522.246 m³. Esse registro corresponde a 46,46% de sua capacidade total, que é de 105 milhões de metros cúbicos de água. Além de atender a demanda de Rio de Contas, o reservatório também atende os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio. 

Operação Pegasus recupera celulares roubados na cidade de Brumado

Terça - 02/06/2020 - 07h30
Por: Achei Sudoeste
Foto: Informe Sudoeste

Na última sexta-feira (29), a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) deflagrou em Brumado uma operação que resultou em diversos celulares recuperados. Batizada de “Pegasus”, operação conseguiu recuperar cerca de seis dos dez celulares que haviam sido roubados. Os aparelhos foram devolvidos aos donos. Os policiais ainda investigam outros celulares que, possivelmente, estão com receptadores nas cidades de Ibicoara e Livramento de Nossa Senhora. A Polícia Civil ressaltou que é importante guardar o número do IMEI (International Mobile Equipment Identity) do seu aparelho e incluir o mesmo nas ocorrências de furto/roubo.

Mulher morre com suspeita de Coronavírus no Centro de Atendimento ao Covid-19 em Brumado

Terça - 02/06/2020 - 07h00
Foto: Informe Sudoeste

Na noite da última segunda-feira (1º), uma mulher morreu com suspeita do Novo Coronavírus, no Centro de Atendimento ao Covid-19 (UPA), em Brumado. A mulher tinha 40 anos de idade, estava internada desde de domingo (31/05) mas o quadro de saúde agravou, vindo a falecer. Foi feito o teste e em breve a secretaria de Saúde do município irá confirmar se ela foi vítima do vírus. Se a vítima testar positivo, essa será a primeira morte pelo Coronavírus em Brumado.

Urandi confirma 2º óbito por coronavírus e cidade tem 73 infectados

Segunda - 01/06/2020 - 14h00
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Urandi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou o segundo óbito em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19) no município. A vítima foi um paciente do sexo masculino, idoso, que havia sido transferido para Vitória da Conquista, após complicações em seu estado de saúde. A informação foi confirmada por meio do Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (1º). O paciente possuía comorbidade. De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, quatro pessoas de Urandi, com Covid-19, foram internadas em Vitória da Conquista. Duas faleceram, incluindo o último óbito, uma continua internada e outra teve alta. Todos os pacientes transferidos para Conquista possuíam ou possuem comorbidades. O óbito anterior por Covid-19 de paciente de Urandi registrado, ocorreu neste domingo (31). Uma idosa de 72 anos, moradora da Zona Rural do município. Ela chegou a ficar internada no Hospital Geral de Guanambi (HGG), antes de ser transferida para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde não resistiu às complicações da doença. Segundo a secretaria de Saúde do município, a vítima tinha histórico de doenças cardiovasculares. O Boletim Epidemiológico divulgado na manhã desta segunda-feira (1º), informou que o município registrou mais 5 novos casos e agora tem 73 casos confirmados da Covid-19. Destes, 12 já estão curados.

Com dois novos casos, Livramento de Nossa Senhora tem 7 casos confirmados de Covid-19

Segunda - 01/06/2020 - 12h40
Foto: Informe Sudoeste

O município de Livramento de Nossa Senhora registrou nesta segunda-feira (01), dois novos casos de Covid-19. Com isso, o município chega a sete casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus. Os novos casos foram informados através de boletim divulgado pela SESAU. Além dos dois novos registros, que constam como curados, dos 5 registrados anteriormente. Segundo a SESAU, foram detectados, em exames de RT-PCR, pelo LACEN, em duas pessoas residentes do município a presença do coronavírus da COVID-19. Um homem motorista que veio de Salvador e uma mulher, gestante, que retornou de São Paulo. Ambos já estão sendo acompanhados pela SESAU e estão seguindo todas as recomendações e orientações da SESAB e Ministério da Saúde.