Bom dia, 26 de Janeiro de 2020


Cantora de forró morre após passar mal em show

Segunda - 30/12/2019 - 08h00
Foto: Divulgação

A cantora e compositora Andreia Ribeiro morreu na manhã deste domingo (29), após passar mal durante um show em José de Freitas, cidade a 48 km de Teresina. O vice-prefeito da cidade, Antônio Abreu, disse que a cantora participava de um evento de pré-réveillon na cidade. "Andreia tirou uma foto que iria ser mandada para a mãe dela, começou a cantar uma outra música quando desmaiou", relatou. A cantora foi socorrida e levada para o Hospital Nossa Senhora do Livramento. Em seguida, foi transferida para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde chegou às 5h30, e morreu três horas depois, segundo a assessoria da unidade de saúde. A prefeitura de José de Freitas emitiu uma nota de pesar lamentando a morte da cantora. Leia a nota abaixo: A Prefeitura de José de Freitas, em nome do prefeito Roger Linhares se solidariza com a família e amigos pelo falecimento da cantora Andreia Ribeiro, no Hospital de Urgências de Teresina na manhã deste domingo. Uma artista dedicada e talentosa que por diversas vezes se apresentou em José de Freitas, contagiando a todos com sua alegria e irreverência. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares reiterando nosso voto de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestados a nossa população.

Contas de luz: bandeira tarifária continuará amarela em janeiro

Segunda - 30/12/2019 - 07h00
Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou no último dia (27) que a bandeira tarifária para janeiro de 2020 continuará amarela, o que significa um custo extra de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. De acordo com a Aneel, “a bandeira permanece amarela em razão do baixo nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo regime de chuvas significativamente abaixo do padrão histórico”. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado no ano de 2015 e utiliza as mesmas cores dos semáforos (verde, amarela e vermelha) para indicar se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final, em função das condições de geração de eletricidade. No caso da bandeira amarela, a indicação é de condição intermediária de geração de energia nas usinas hidrelétricas, por causa do volume de água nos reservatórios. A previsão é de que as chuvas no primeiro mês de 2020 vão elevar gradativamente o nível de água dos principais reservatórios, mas ainda em patamares abaixo da média histórica. A situação exige o acionamento das usinas termelétricas, movidas a petróleo e mais onerosas, “com impactos diretos na formação do preço da energia (PLD) e nos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF)”, assinala a Aneel. Assim a tarifa terá acréscimo de R$ 0,01343 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido em relação aos preços quando a bandeira é verde. Janeiro é mês de verão e apresenta aumento de temperaturas, inclusive no litoral brasileiro - mais procurado no período por causa das férias escolares. O calor da temporada pode elevar o consumo de energia com o aumento do uso de equipamentos como o ar-condicionado. Para uso desses aparelhos, a Aneel recomenda: “não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado; manter os filtros limpos; diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado; e colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto”.

Família de Gugu afirma que não se pronunciará mais sobre herança

Segunda - 30/12/2019 - 06h00
Foto: Reprodução | TV Record

A família do apresentador Gugu Liberato se pronunciou neste domingo (29) por meio de nota e afirmou que não vai mais tratar publicamente sobre a divisão da herança dele. A medida, segundo o comunicado, é para preservar os filhos de Gugu. “Familiares de Gugu Liberato (mãe e irmãos) vêm à público comunicar que, em virtude da presença de menores de idade na herança do apresentador, os membros da família não mais se pronunciarão publicamente sobre assuntos envolvendo trâmites da herança/testamento”. A nota vem logo após a viúva de Gugu, a médica Rose di Matteo, ter apresentado um requerimento à Justiça pedindo para ser a inventariante dos bens deixados por ele. O comunicado diz ainda que o caso segue seu curso “tramitando na Justiça, em sigilo, aguardando as decisões legais que se fizerem necessárias”.

Bancos irão abrir em horário especial nesta terça-feira (24)

Segunda - 23/12/2019 - 12h00
Foto: Informe Sudoeste

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o horário de funcionamento amanhã (24), será das 9h às 11h, pelo horário de Brasília. Hoje (23), os bancos funcionam normalmente. O último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será 30 de dezembro. Já no dia 31 (terça-feira), as instituições financeiras não abrem para atendimento, nem nos dias de Natal (25/12) e da Confraternização Universal (01/01). A federação orienta a população a utilizar os canais alternativos de atendimento bancário para fazer transações financeiras, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes. Os carnês e contas de consumo (como água, energia e telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

Arena Prime: ingressos já estão à venda

Segunda - 23/12/2019 - 11h40

Já estão à venda os ingressos da festa mais esperada: Arena Prime, que traz, pela primeira vez em Brumado, Unha Pintada, e ainda o show de Betão. A festa acontece no dia 10 de janeiro, às 22h, no mais novo espaço de eventos, Arena Show, na Avenida Ápio Cardoso da Paixão. Pontos de vendas de ingressos: Altas Horas Distribuidora (meia-entrada), Rei de Domingão, Top Cell, comissário Wellber Godoy (77) 9.9902.4092. Em Livramento os ingressos estão sendo vendidos no Restaurante Boca's Grill. 

Polícia flagra mais de 40 homens em rinha de galo no município de Itabuna

Segunda - 23/12/2019 - 11h30
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Após denúncia de poluição sonora, o 15º Batalhão da Polícia Militar (PM) flagrou 44 homens participando de uma rinha de galo, neste domingo (22), no município de Itabuna. De acordo com a publicação do G1, a PM informou que um galo morreu e 49 foram apreendidos com ferimentos.  No local foi montado um ringue, no qual os galos eram colocados para brigar. Além disso, alguns animais estavam com esporas nas patas, com intuito de machucar durante a briga. Ainda conforme a publicação, os policiais encontraram os homens, que participação da ação criminosa, realizando apostas e bebendo. Segundo a polícia, os homens foram detidos, os galos, 16 pássaros silvestres, remédios veterinários, esporas e o equipamento de som foram apreendidos.  O caso foi registrado na 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Itabuna. 

Foto: Divulgação | Policia Militar

Saiba o que fazer se sua renda mudou e você paga pensão

Segunda - 23/12/2019 - 11h00
Por: VLV Advogados - Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos
Foto: Reprodução

Ao contrário do que muitos acreditam, não existe um valor mínimo para a pensão alimentícia. Logo, os valores pagos mudam de caso para caso, uma vez que os critérios para a fixação da verba alimentar variam de família para família e até mesmo com o passar do tempo. A pensão alimentícia é fixada, portanto, de acordo com as necessidades de quem irá recebê-la e com as possibilidades de quem irá pagá-la, através de um critério de razoabilidade. Ou seja, o filho não pode receber um valor tão alto que prejudique o sustento do pai nem tão baixo que prejudique seu sustento. Como dissemos anteriormente, esses critérios variam de família para família e com o tempo. Por conta disso, o valor fixado para o pagamento da pensão não é eterno. Assim, quando há uma mudança nos critérios de fixação da pensão, é possível entrar com um  processo de revisão de alimentos. Nele, o juiz irá analisar sua renda, seu estilo de vida e do seu filho para decidir se o valor realmente deve ser alterado ou não. Lembrando que a revisão de pensão pode, também, aumentar o valor da verba alimentar. Então, caso a sua renda tenha diminuído, procure um advogado especializado em pensão alimentícia. Este profissional é o mais qualificado para te ajudar a ter êxito no processo, considerando que ele possui todas as ferramentas necessárias, além do conhecimento, para mostrar ao juiz que a verba paga não é mais justa. Por fim, lembramos que enquanto não houver nenhuma decisão que mude o valor da pensão, você não pode deixar de pagá-la ou atrasá-la, porque correrá o risco de se tornar devedor. Dentre as consequências para quem deve a pensão estão: prisão civil, penhora de bens e protesto
 

Vereador João de Ogum deseja um feliz natal a todos os Livramentenses

Segunda - 23/12/2019 - 10h30
Foto: Divulgação

Chegamos ao final de mais um ano. Passamos por momentos de alegrias e muitos obstáculos foram superados. Agora é hora de confraternizar na expectativa de um novo ano, com esperanças de grandes realizações. Que neste Natal as Famílias sintam mais forte ainda o significado da palavra "Amor". Que sejamos iluminados pelas luzes da Paz, da União e da Solidariedade, transformando os nossos dias, em dias de felicidade. É tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para a nossa querida Livramento fique cada vez mais Próspera e o povo cada vez mais Feliz. É tempo de Paz, é tempo de um futuro Venturoso. Que as festas Natalinas sejam de Fraternidade em todos os lares, e que em 2020 as Famílias estejam unidas pela Paz e pelo Amor. Feliz Natal, Feliz e Abençoado Ano Novo. Mensagem do Vereador João de Ogum,  às Famílias Livramentenses.

Guanambi: Jovem de 23 anos morre após sofrer AVC em festa

Segunda - 23/12/2019 - 10h00
Foto: Reprodução

A jovem de 22 anos, identificada como Natália Lavínia Moraes Alves, morreu na tarde deste domingo (22), após sofrer um Acidente Vascular Cerebral em decorrência de um aneurisma cerebral, na madrugada deste sábado (21), enquanto ela participava de uma festa no Spaço Brasil, em Guanambi (BA).  Levada imediatamente ao Hospital Geral, os médicos constataram que o estado da paciente era gravíssima, pois a extensão do dano sofrido resultou em morte encefálica, causando um quadro irreversível.  Após decisão dos pais de Natália pela doação dos seus órgãos, ela sofreu uma parada cardíaca no fim da tarde deste domingo (22), momento no qual foi a óbito, de modo a impossibilitar a realização do procedimento. Natália era estudante formanda em Direito e funcionária da prefeitura de Guanambi.

Acidente deixa 5 mortos da mesma família na Bahia; carro ficou destruído

Segunda - 23/12/2019 - 09h30
Por: .
Foto: Divulgação | Polícia Civil de Remanso

Cinco pessoas da mesma família morreram em um grave acidente na BR-235, trecho entre as cidade de Remanso e Pilão Arcado, no norte da Bahia, na noite de sábado (21). Entre os mortos está uma criança de 5 anos. De acordo com o registro feito na Delegacia de Remanso, as vítimas são pai, mãe e três filhos. Sete pessoas que estavam em outro veículo ficaram feridas e foram levadas para o Hospital Municipal São Pedro, que fica em Remanso. Conforme informações da delegacia, o estado de saúde delas não é grave, de acordo com o G1. Segundo a delegacia, dois carros de passeio bateram de frente, por volta das 23h, após o condutor de um deles perder o controle da direção do veículo e invadir a pista contrária. Quatro pessoas morreram no local do acidente e uma a caminho do hospital. Os corpos de três vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro, e os de duas seguem no hospital de Remanso. A identidade delas não foi divulgada. Na delegacia consta, por enquanto, a idade apenas da criança de 5 anos que morreu. Segundo informações registradas na delegacia, as pessoas que estavam nos dois carros envolvidos no acidente seguiam para uma vaquejada que acontecia na região, a 12 km de Remanso. Um dos veículos estava com 7 passageiros, número maior do que o permitido.

Soldado PM Keliane Nunes é agraciada com título de Cidadã Livramentense

Segunda - 23/12/2019 - 09h00
Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Livramento, na sessão do dia 13 de dezembro, última do ano, aprovou Projeto de Decreto Legislativo, que outorga à Soldado PM Keliane dos Santos Nunes o titulo de Cidadã Livramentense. A proposta foi de iniciativa do Presidente do Legislativo, Vereador Aparecido Lima e foi aprovada por unanimidade. Keliane é natural de Senhor do Bonfim, norte da Bahia, viveu sua infância em Campo Formoso. Aos 18 anos conheceu Livramento e aos 22 mudou-se definitivamente, encantada por suas belezas naturais. Na cidade que adotou Keliane foi locutora nas duas rádios da cidade, trabalhou na Prefeitura como Assessora de Comunicações e hoje faz parte do quadro de policiais da 46ª CIPM. Mesmo tendo a opção de servir em sua terra, optou pela sua cidade adotiva. Segundo Aparecido Lima, Keliane prestou excelente serviço em todas suas funções passadas e hoje desempenha com muita dedicação e carisma suas funções de soldado da PM. “Presta belíssimo serviço na Polícia Militar, uma pessoa super educada, prestativa e que leva segurança às comunidades, como recentemente em Iguatemi. Sua visita ao colégio deixou os alunos superfelizes, até também por ver uma mulher vestindo a farda da Polícia militar”, concluiu Aparecido Lima. A honraria lhe será entregue em data a ser marcada, durante o ano legislativo de 2020.

Percentual de domésticas com carteira assinada é o menor desde 2013

Segunda - 23/12/2019 - 08h30
Foto: Reprodução

As empregadas domésticas estão mais velhas, mais escolarizadas e menos protegidas, informa reportagem do jornal O Globo. Segundo a publicação, estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que traçou o perfil dessas trabalhadoras mostra que a formalização ficou em 28,6% no ano passado, o menor nível desde 2013. Ainda de acordo com a reportagem, naquele ano, o percentual de domésticas com carteira tinha ultrapassado os 30% pela primeira vez, atingindo o pico em 2016 (33,3%). Como consequência da crise, as famílias passaram a optar pelas diaristas — hoje, 44% das domésticas estão nessa categoria, sem carteira assinada, contra 36,8% em 2016. A categoria vem passando por uma reestruturação com o crescimento do número de diaristas, afirma Luana Pinheiro, que assina o estudo ao lado das pesquisadoras Fernanda Lira, Marcela Rezende e Natália Fontoura. O estudo mostra que, desde 1995, mudanças no mercado de trabalho, na economia e no acesso à educação levaram a uma transformação no perfil dessa categoria, que ocupa 5,7 milhões de brasileiras e responde por 14,6% do emprego feminino. Se, há duas décadas e meia, quase metade das empregadas eram jovens com até 29 anos, hoje elas representam pouco mais de 13% do total. Enquanto isso, a proporção de idosas (60 anos ou mais) subiu de 2,9% para 7,4%. Atualmente, 79,2% das domésticas têm entre 30 e 59 anos, contra 50,2% em 1995.

Livramento: Homem é detido na comunidade do Monteiro acusado de perturbação do sossego e desobediência

Segunda - 23/12/2019 - 08h00
Foto: Informe Sudoeste

Na tarde deste domingo (22), foi solicitada via central a Polícia Militar para deslocar até o povoado de Monteiros, fim de verificar perturbação do sossego alheio. No local, um veículo Fiat/Strada tinha em sua carroceria um som automotivo de grande porte e, aparentemente, em alto volume. Neste momento, foi solicitado pela polícia ao condutor do veículo que fosse diminuído o volume do som para que se procedesse a verbalização policial a respeito da perturbação do sossego, no entanto, o condutor do veículo recusou-se e respondeu, segundo a polícia, em tom de deboche "que se a guarnição quisesse que ela mesmo abaixasse o som dele". Momento este que o homem foi conduzido até a delegacia Local para ser apresentado a autoridade policial de Plantão, juntamente, com aparelhagem de som para que as medidas cabíveis fossem tomadas. Segundo a polícia Militar, o condutor do veículo portava CNH e nesta continha um número de RG divergente de seu Registro Geral. 

Motos apreendidas são retiradas de delegacias da região e levadas para a 18ª Ciretran em Brumado

Segunda - 23/12/2019 - 07h30
Foto: Reprodução | Achei Sudoeste

Na quinta-feira (19), policiais militares da 34ª CIPM encaminharam para a 18ª Ciretran, em Brumado, diversas motocicletas que se encontravam apreendidas em delegacias da região. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, os veículos foram apreendidos por policiais em operações de fiscalização e blitz realizadas no entorno devido a inúmeras irregularidades. Entre as infrações mais comuns: a condução de veículos sem a CNH, veículos sem documentos ou atrasados e com a numeração do chassi adulterada. A transferência de mais de 30 motos foi viabilizada em razão da falta de espaço físico nas delegacias.