Boa noite, 16 de Julho de 2019

Brumado: MEC e UniFG firmam termo de compromisso para instalação de curso de medicina

Sexta - 05/07/2019 - 08h30
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

A edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial da União trouxe a publicação do termo de compromisso para a implantação e funcionamento de curso de medicina no município de Brumado. O termo assinado pelo Centro de Educação Superior de Guanambi (Cesg), mantenedora do Centro Universitário UniFG e pelo Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, estabelece obrigações e deveres entre as partes para a implantação do curso, conforme previsto no Edital nº 2/2017. Vigência 01/07/2019 até a publicação do ato regulatório de reconhecimento do curso de graduação em medicina. O Centro Universitário UniFG foi escolhido para ofertar o curso em Brumado ao ser classificado em primeiro lugar no edital nº 2/2017.

Ibicoara: Homem é preso após agredir mulher por ciúmes

Sexta - 05/07/2019 - 08h00
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Em rondas ostensivas pelo Bairro Renascer, na cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina, na noite desta quarta-feira (03), a polícia foi acionada por uma criança, que comunicou que sua mãe estava sendo agredida pelo seu padrasto. De imediato, a guarnição deslocou-se ao local e confirmou as agressões. A vítima relatou aos policiais que é a segunda vez que o companheiro a agride por motivo de ciúmes. Segundo ela, o acusado chegou do trabalho e a agrediu com um soco na boca e a ameaçou de morte. A guarnição realizou uma varredura na casa e encontrou uma espingarda tipo chumbeira, além de uma faca grande, localizada em cima do guarda roupas. Diante dos fatos, o acusado foi conduzido à delegacia de Brumado, onde foi apresentado a autoridade para serem tomadas as medidas legais cabíveis.

Placa Mercosul terá mudanças nas regras a partir de agosto

Sexta - 05/07/2019 - 07h30
Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) alerta os proprietários de veículos que a resolução 780, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), alterou as regras do emplacamento Mercosul nos estados que já implantaram o novo sistema, como é o caso da Bahia. As mudanças passam a valer em 28 de agosto. O padrão Mercosul será obrigatório para veículos novos, os que forem transferidos de município ou estado e em casos de placa cinza danificada ou roubada. A transferência de propriedade do carro ou da moto não acarretará em troca de placas. O visual da nova placa foi modificado, com a retirada das ondas sinuosas e da pintura reflexiva, o que deve reduzir o custo de produção. Foram mantidos os sete caracteres ( quatro letras e três números), o código de barras bidimensional (QR Code), a marca d'água, bandeira do Brasil e emblema do bloco econômico. As placas Mercosul já instaladas não precisarão ser substituídas. O credenciamento das empresas fabricantes da identificação veicular continua sendo feito no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão do governo federal, enquanto os estampadores deverão estar credenciados ao Detran. Para o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel, as mudanças trazem benefícios. " O objetivo da resolução do Contran é simplificar e dar transparência ao processo de emplacamento, principal reivindicação dos proprietários de veículos, sem comprometer os avanços nos itens de segurança".

Tanque Novo: Ex-prefeito é punido pelo TCM por contratação irregular de cooperativas

Sexta - 05/07/2019 - 07h00
Por: Bahia Notícias
Foto: Reprodução | Jornal O Eco

O ex-prefeito de Tanque Novo, no sudoeste, José Messias Carneiro, foi punido por irregularidades na contratação de cooperativas nos anos 2015 e 2016. Em sessão desta quinta-feira (4), a Corte de Contas determinou multa de R$ 25 mil. O conselheiro Fernando Vita, relator do parecer do caso, ainda encaminhou o caso para investigação do Ministério Público do Estado (MP-BA). As entidades Cooperativa de Trabalho Especializada em Serviço – CTES e da Cooperativa dos Profissionais de Saúde – COORDR foram contratadas para a prestação de diversos serviços, via terceirização de mão de obra. Ainda segundo o TCM-BA, o relatório apontou o descumprimento à norma que impõe a realização de concurso público para ingresso no serviço público, uma vez que as cooperativas foram contratadas para fornecer mão de obra para funções originariamente estatais ou ainda àquelas dispostas na estrutura administrativa municipal. A denúncia ainda apontou nepotismo com a nomeação de Thomas Felipe Pereira Carneiro e Paulo Neves Gomes para os cargos de assessor administrativo e tesoureiro. Os dois são sobrinhos do prefeito e vice-prefeito, respectivamente. No caso da filha do prefeito Lívia Oliveira Carneiro Cardoso, para o cargo de secretária de Educação, e do seu marido, Osvaldo Júnior Carneiro Cardoso, como secretário de Finanças, o TCM não apontou nepotismo. Afirma a Corte que se tratam cargos políticos que não são alcançados pela vedação prevista na Súmula Vinculante nº 13 do STF. No entanto, o então gestor também não comprovou a capacidade técnica dos nomeados para os cargos, o que viola os princípios da moralidade e impessoalidade. Ainda cabe recurso da decisão.

Prefeito de Livramento entrega ordem de serviço para construção de colégio em Itanagé e bairro Jurema

Sexta - 05/07/2019 - 06h30
Foto: Divulgação

Na manhã de quarta-feira (03), o prefeito Ricardo Ribeiro deu a ordem de serviço para construção de dois colégios, um no distrito de Itanagé e outro no bairro Jurema, ambos os colégios contaram com 12 salas e uma quadra poliesportiva. A ordem para inicio das obras foi entregue para as empresas que iram construir os prédios. Estima-se um grande investimento da prefeitura. Outra ação importante do governo municipal foi à assinatura e publicação do Ato Administrativo, para conceder gratificação por incentivo à formação aos servidores, que passam a fazer parte do quadro permanente da carreira conforme o Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais de Educação Municipal. Um passo importante para valorização dos profissionais da rede de ensino do município.

Foto: Divulgação

Está de férias e vai viajar de avião? Tudo o que você precisa saber!

Sexta - 05/07/2019 - 06h00
Por: VLV Advogados - Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos
Foto: Reprodução

Você está de férias e decidiu viajar? Sempre é bom ficar atento a algumas coisas, como autorização de viagem, tamanho da bagagem e saber seus direitos em casos de atrasos, por exemplo. Pensando nisso, vamos tirar as principais dúvidas sobre viagens nacionais, internacionais de avião!
Vou fazer uma viagem internacional com meus filhos. Preciso de quais documentos?
Os documentos básicos que você irá levar dependem muito do país. Se você estiver indo para países que fazem parte do Mercosul, só precisa de seu documento oficial com foto. No entanto, para outras nações, será necessário levar o passaporte. Também é importante lembrar que alguns lugares exigem visto de entrada, portanto, antes de comprar as passagens, é importante verificar este detalhe. Além disso, se o outro genitor não for embarcar com vocês e seus filhos sejam menores de idade,  será necessária uma autorização de viagem com firma reconhecida em cartório.
Minha viagem é nacional. Também preciso de autorização para levar meus filhos?
Se seu filho estiver indo viajar com você, ele não precisará de de nenhuma autorização. Em viagens nacionais, a autorização só é solicitada quando a criança tem entre 0 e 11 anos e irá viajar desacompanhada dos pais.
Vou viajar de avião. O que preciso saber?
Se você vai viajar de avião, é importante saber que desde 2017 as empresas aéreas podem cobrar pelo despacho de bagagem. No entanto, a bagagem de mão continua sendo gratuita e constitui uma opção para viagens mais curtas. As regras para que você possa alocar sua bagagem dentro do avião são as seguintes:
 A mala deve possuir um máximo de 10 kg;
 O tamanho da mala, o que inclui não apenas o corpo da mala, mas também as rodinhas e alça recolhida, deve ser de 55 cm x 35 cm x 25 cm. O processo de fiscalização acontece antes do passageiro passar pelo raio x e se a mala estiver fora dos padrões, você será obrigado a despachá-la imediatamente. Normalmente, as taxas para despacho de malas no momento do check-in sempre são mais caras do que quando ele é solicitado antecipadamente, por isso, é importante medir o tamanho da sua bagagem de mão antes mesmo de comprar a passagem. Lembrando que as companhias aéreas permitem que você carregue um item pessoal, além da bagagem de mão, como bolsa, mochila para notebook, sacola de compras do próprio aeroporto, etc. Além disso, é proibido o transporte, na bagagem de mão, de objetos cortantes, produtos inflamáveis, explosíveis ou qualquer outro item que esteja classificado oficialmente como perigoso,podendo o passageiro sofrer as devidas sanções pela infração. 
E se meu vôo atrasar?
Seja qual for o motivo do cancelamento ou atraso do vôo, todos os passageiros têm direitos garantidos desde o momento da compra da passagem até o seu desembarque. No momento da compra, a companhia aérea tem uma responsabilidade contratual com você, ou seja, qualquer imprevisto que surgir, seja ele por condições climáticas ou manutenção na aeronave,  é possível acionar a empresa requerendo
assistência. Assim, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o passageiro que comparecer ao embarque e ocorrer algum imprevisto com o seu vôo tem direito à assistência material que envolve comunicação, alimentação e acomodação. Estas medidas têm como objetivo minimizar o desconforto dos clientes, atendendo às suas necessidades imediatas. Além disso, se o problema for em conexões, a empresa pode arcar com a hospedagem, caso necessário. Importante ressaltar que, após 4 horas de espera ou cancelamento, você pode pedir o reembolso ou uma indenização, caso se sinta totalmente desconfortável com a situação. Para que isso ocorra, no entanto, é necessária a contratação de um advogado, que irá lhe auxiliar durante todos os trâmites legais.
VLV Advogados - Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos.

Concurso Público sob suspeita de irregularidades em Bom Jesus da Serra

Quinta - 04/07/2019 - 11h00
Foto: Reprodução

O concurso público realizado no último dia 16 de junho em Bom Jesus da Serra, região sudoeste da Bahia, e teve o resultado publicado nesta semana, está dando o que falar no município e cidades vizinhas. Isso porque um grupo de candidatos está entrando com um mandado de segurança e ação no Ministério Público contra o resultado, uma vez que haveria indícios de irregularidades durante o processo seletivo. Segundo apurou o Informe Sudoeste, o grupo que está entrando com a causa na justiça, disse que o que levanta maior suspeita é o fato da maioria dos candidatos aprovados terem relação com os políticos de Bom Jesus da Serra. Ainda segundo informações diversas pessoas que não estariam inscritas realizaram a prova. Alterações no edital durante o processo. E limites de recursos caso o candidato percebesse alguma irregularidade.

Garoto bate no pai com capacete para proteger a mãe de agressões

Quinta - 04/07/2019 - 10h30
Foto: Reprodução

BRASIL - Nesta quarta-feira (3), um menino de apenas 13 anos bateu no próprio pai com um capacete para impedir que a mãe fosse agredida, em Cuiabá, no Mato Grosso. Segundo informações do jornal 'Extra', James Luiz de Araujo, de 43 anos, foi atingido pelo filho depois de entrar na casa e arrombar a porta do quarto da mulher com uma faca na mão. A polícia foi chamada ao local por outros familiares e encontrou o homem no fundo da casa com o lábio e a testa inchados. Os agentes apreenderam com o homem uma  faca "tipo de açougueiro" que teria sido utilizada na ocasião.  A vítima registrou um boletim de ocorrência na base da Polícia Militar do bairro Santa Isabel. James foi encaminhado à Central de Flagrantes de Cuiabá. Ainda segundo a publicação, a mulher já tinha uma medida protetiva contra o ex-companheiro. O caso foi registrado como desobediência à decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito, ameaça e dano.

Grupo chinês compra complexo eólico de Cristalândia

Quinta - 04/07/2019 - 10h00
Foto: Arquivo | Informe Sudoeste

Capaz de gerar cerca de 350 GW/h por ano – energia suficiente para atender o consumo anual de mais de 170 mil residências –, o Complexo Eólico Cristalândia, na região sudoeste da Bahia, foi comprado pelo grupo chinês CGN Energy International Holdings Co. Limited (CGNEI). Em plena operação comercial desde setembro de 2017, com capacidade instalada de 90 MW e implantado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio, o Complexo Eólico Cristalândia recebeu investimentos de R$ 733,4 milhões e gerou 1,3 mil empregos em toda a cadeia produtiva, na fase de implantação. A Enel Green Power Brasil, que ficará responsável pela operação das plantas até 2021, vendeu outros dois parques renováveis em operação no Estado, por cerca de R$ 2,9 bilhões. São eles: o Complexo Solar Lapa (158 MW), localizado em Bom Jesus da Lapa, e o Complexo Solar Nova Olinda (292 MW), localizado no Piauí. O complexo solar LAPA, composto pelas plantas Bom Jesus da Lapa (80 MW) e Lapa (78 MW), entrou em funcionamento em junho de 2017 e na fase de implantação do empreendimento, a Enel investiu R$ 675,5 milhões com geração de aproximadamente 3,6 mil empregos em toda a cadeia produtiva.

Estudante com Síndrome de Down é trancada em escola

Quinta - 04/07/2019 - 09h30
Foto: Reprodução | Facebook

Uma estudante de 29 anos, que tem síndrome de Down, ficou trancada por quase 6 horas, dentro de uma escola estadual de Serra do Ramalho, no oeste do estado, após a direção da instituição cancelar o dia de aula e fechar o local, sem perceber que a aluna estava dentro de uma das salas de aula. Segundo informações do G1, Ivandeide Rodrigues dos Santos foi levada por um dos irmãos ao Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy, por volta das 13h de segunda-feira (1º). A aluna entrou na unidade e foi direto para a sala de aula. Quando foi buscar a filha, por volta das 17h30, a mãe dela ficou desesperada ao encontrar a filha trancada na unidade. A mulher então acionou a Guarda Municipal, que foi até o local e, por volta das 18h40, arrombou os cadeados do colégio, para que Ivandeide pudesse sair.O G1 entrou em contato com a direção da escola, que informou que a mãe da estudante a deixa todos os dias no pátio da escola, e ela é encaminhada para a sala de aula com a ajuda de um funcionário. Na segunda-feira, ela foi levada pelo irmão, que a deixou na frente da instituição e eles não perceberam a presença dela no colégio. Ainda de acordo com a nota da direção, a escola estava aberta, embora tenha sido “ponto facultativo”. Segundo eles, os funcionários saíram da instituição às 16h10. A direção também informou que a escola se retratou com a família, pedindo desculpas e afirmou que não possui um cuidador, mas tem funcionários que mantém cuidados necessários com a estudante e com um outro aluno com síndrome de Down.

Artigo: Brasil, Um País Ansioso; Como Superar a Ansiedade

Quinta - 04/07/2019 - 09h00
Por: Ulisses S. S. Filho - Igreja Apostólica Internacional Portal da Fé

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. - Bíblia, Carta aos Filipenses 4:6.

Entre tantos títulos que o Brasil ostenta, recebemos, também, o rótulo bizarro de “Pais mais ansioso do mundo”. As estatísticas são alarmantes, os números assombram; são consumidos em nossa nação cerca de 56 milhões de caixas de calmantes e medicamentos para ansiedade por ano, mais de 6 mil caixas são vendidas por hora e e quase um bilhão e meio de comprimidos por ano; sem contar o consumo de cigarros, bebidas alcóolicas e outras drogas para enfrentar a ansiedade.
Outras nações parecem lidar um pouco melhor com o problema da ansiedade, no entanto, já foi constatado que é um epidemia mundial. Cada povo tem seus próprios meios de encarar o drama da ansiedade. Alguns investem na meditação, nos esportes, no lazer, nas viagens, nos medicamentos e em outros meios, entretanto, a doença tem se destacado no Brasil pelo uso excessivo de remédios faixa preta.
As causas da ansiedade são diversas, desde problemas familiares, excesso de trabalho ou desemprego, crise econômica, sedentarismo, violência e todo tipo de insegurança. Podem ser hereditárias ou adquiridas e ainda evoluir para depressão ou suicídio.

Muitas pessoas buscam ajuda de profissionais como médicos, psicólogos, psiquiatras, religiosos, e terapeutas diversos. Toda ajuda é bem-vinda, mas alguns tratamentos têm efeitos colaterais agressivos. Diante dessa realidade, a Bíblia Sagrada, fala do poder da oração e da fé para vencer a ansiedade. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. - Bíblia, Carta aos Filipenses 4:6. Considerando que a ansiedade se manifesta na dimensão emocional e espiritual do ser humano, tem consequências psicossomáticas, ou seja, é gerada na alma e atinge o corpo; faz da oração e a fé recursos excelentes para superar o flagelo da ansiedade.
Muitas pessoas têm testemunhado que venceram a ansiedade com a oração e a fé em Deus em nome de Jesus Cristo, eu particularmente, conheço vários indivíduos que encontraram na Bíblia , na fé e na oração a cura e a superação das mais variadas aflições. E você, está enfrentando ansiedade, conhece alguém que está nessa situação? Crê no poder da oração? Deixe seus comentários!

Ulisses S. S. Filho
Pastor, Teólogo, Radialista, Apóstolo da Igreja Apostólica Internacional Portal da Fé

Homem morre em confronto com a polícia em Vitória da Conquista

Quinta - 04/07/2019 - 08h30
Foto: Divulgação

Um morreu na madrugada desta quinta-feira, 4, durante troca de tiros com policiais das Rondas Especiais (Rondesp Sudoeste), em Vitória da Conquista ( a 518 km de Salvador) . Isaque Jânio Santos Batista estava em posse de fuzis, pistola, drogas e munições. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), uma denúncia anônima sobre um veículo de passeio modelo Gol roubado, no bairro Vila Oeste, ajudou equipes das Rondas Especiais (Rondesp) Sudoeste na localização dos materiais ilícitos. Os policiais deram voz de prisão para Isaque, que atirou na guarnição. Durante o confronto, o suspeito foi baleado e levado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu os ferimentos. No veículo foram encontrados dois fuzis calibre 5,56, uma pistola calibre 9mm, nove carregadores, munições de diversos calibres, seis tabletes de pasta base de cocaína, capuzes, um porta algema e camisas impressas com a marca antiga da Polícia Civil.

Estudantes da rede estadual voltam às aulas após recesso junino

Quinta - 04/07/2019 - 08h00
Foto: Divulgação

Os cerca de 800 mil estudantes da rede estadual de ensino retornaram às aulas nesta quarta-feira (3), depois do recesso junino. De acordo com o calendário escolar, o ano letivo termina no dia 16 de dezembro, totalizando uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos. As aulas estão sendo reiniciadas com uma série de novidades. As aprendizagens estão sendo fortalecidas por meio de projetos estruturantes, entre os quais o ENEM 100%, com aulões de reforço para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); as feiras escolares de Ciências, Matemática e Empreendedorismo e dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP).  Os educadores da rede também estão mobilizados para a segunda etapa da Jornada Pedagógica 2019, no dia 27 de julho, com o tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”.

Livramento: Embasa suspende abastecimento de água em bairros para manutenção emergencial

Quinta - 04/07/2019 - 07h30
Foto: Alan Rich | Informe Sudoeste

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa foi realizada uma manutenção emergencial durante a correção de um vazamento na rede distribuidora que atende ao bairro Benito Gama, ficando o fornecimento de água suspenso na última quarta-feira (03) nos bairros, Piçarrão, Matinha, Taquari, Jurema e Benito Gama, em Livramento de Nossa Senhora. Após manutenção, o abastecimento deverá ser restabelecido, regularizado gradativamente. Enquanto realiza a intervenção, a Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios.

Foto: WhatsApp | Informe Sudoeste

Peru vence Chile e faz final da Copa América com Brasil

Quinta - 04/07/2019 - 07h00
Foto: Reprodução

A Seleção do Peru se classificou, nesta quarta-feira (03 de julho), para a final da CONMEBOL Copa América Brasil 2019, depois de vencer a segunda semifinal contra o atual campeão Chile por 3-0, em jogo disputado na cidade de Porto Alegre. Em uma partida digna de uma semifinal, o Clássico do Pacífico teve emoções do início ao fim, com um Peru sendo letal em seus ataques e um Chile que vendeu cara a derrota no estádio Arena do Grêmio. Os gols da partida foram marcados por Edison Flores (21 PT), Yosimar Yotún (38 PT) e Paolo Guerrero (ST 46). Com seu tanto, Paolo Guerrero chegou a 13 gols na CONMEBOL Copa América e é o jogador ativo com mais gols na competição. Foi um duelo com dois estilos marcados. O Chile controlando as ações e sempre indo para a frente, enquanto o Peru, agachado, esperava por sua oportunidade de lançar rápidos contra-ataques. A vitória da equipe liderada por Ricardo Gareca a classifica para disputar a final do torneio continental contra o anfitrião Brasil, no domingo, 7 de julho, no lendário estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.