Boa noite, 16 de Julho de 2019

Dom Basílio: Policia procura acusado de tentativa de roubo no povoado de Lençóis

Quinta - 04/07/2019 - 06h30
Foto: Alan Rich | Informe Sudoeste

Por volta de 10:00h da manhã desta quarta-feira (03), um trabalhador rural foi vítima de tentativa de roubo, no povoado de Lençóis, zona rural de Dom Basílio. Segundo apurou o Informe Sudoeste, a vítima percebeu um indivíduo trajando calça preta e camisa próximo da sua motocicleta. Ao questionar o porque ele estava mexendo na moto, o indivíduo disse: “você vai me dar a moto, por bem ou por mal?”, Investindo contra o rapaz, que se defendeu das agressões e conseguiu derrubar o ladrão. Ao pedir ajuda, o indivíduo fugiu, em direção a vegetação e não foi mais visto. As Polícias Civil e Militar procuram pelo autor, que deve estar com lesões. A Policia Civil informa que qualquer informação que leve ao autor pode está passando para o disque denúncia 77 9856-6557.

Riacho de Santana: Família procura por jovem desaparecido durante festa em Igaporã

Quinta - 04/07/2019 - 06h00
Foto: Divulgação

A família de Aramízio Alves continua as buscas desde o seu desaparecimento na noite do último sábado para domingo, após ser visto na Praça do Forró, durante o São Pedro 2019 em Igaporã. Familiares informaram ao site Informe Sudoeste, que Aramizio saiu de casa por volta da meia-noite, em Riacho de Santana, dizendo que visitaria uma amiga no Hospital Municipal Amália Coutinho. O fato foi confirmado por funcionários que o viram entrar na unidade de saúde. Ele foi visto por populares em uma das praças da cidade durante a madrugada do domingo (1º), na festa em Igaporã, onde perguntou a amigos em que cidade estava, aparentando desorientação. Ainda segundo familiares, Aramizio é alcoólatra e tem episódios de perda de memória devida ao consumo de bebidas. Ele trajava bermuda e short e não foi mais visto após a festa de Igaporã. Qualquer informação sobre o seu paradeiro pode ser fornecida à família pelos números (77) 9.9913-3550 ou 9.9832-3490.

Apenas 43 das 417 cidades baianas possuem aterro sanitário para destinar lixo, aponta estudo

Quarta - 03/07/2019 - 08h00
Por: Marcello Casal Jr. | Agência Brasil
Foto: Informe Sudoeste

Um estudo feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) revelou que dos 417 municípios da Bahia apenas 43 possuem aterro sanitário. A pesquisa apontou ainda que no estado, há pelo menos 216 lixões, no entanto, o número pode ser maior porque 105 municípios não responderam os questionametos da Sedur. A lei federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabeleceu prazos para os municípios acabarem com os lixões a céu aberto. Para capitais e municípios das regiões metropolitanas, o prazo encerrou no 31 de julho de 2018. Já as cidades com mais de 100 mil habitantes têm até o dia 31 de julho deste ano. Os municípios que têm entre 50 e 100 mil habitantes têm um prazo maior, até 31 de julho de 2020. As cidades com menos de 50 mil habitantes é 31 de julho de 2021.

Policia faz apreensão de 1 tonelada de maconha por dia em Iraquara

Quarta - 03/07/2019 - 07h00
Foto: Divulgação | SSP

Ações conjuntas alcançaram a marca de uma tonelada de maconha apreendida por dia, na cidade de Iraquara, nos últimos três dias. O flagrante mais recente aconteceu, na manhã de segunda-feira (1), quando pouco mais de 1.000 kg foram encontrados. Equipes da Cipe Semiárido, da 42ª CIPM e dos Destacamentos de de Iraquara e Souto Soares receberam denúncias e foram até o distrito de Caatinguinha. Após varreduras localizaram seis roças de maconha com aproximadamente 220 mil pés. Nenhum criminoso foi encontrado no local. Com ajuda de um trator os pés foram retirados e queimados. Ferramentas usadas para o cultivo da erva acabaram apreendidas. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Seabra.
Histórico
No dia 29, em um sítio na zona rural de Iraquara, a polícia localizou uma plantação com 250 mil pés. Além da erva no solo, mais 72 kg do entorpecente colhidos e 40 kg da droga prensada eram armazenadas em uma dependência do imóvel. No flagrante, um traficante reagiu e acabou não resistindo ao confronto.

Brasil vence a Argentina por 2 a 0 e passa para final da Copa América

Quarta - 03/07/2019 - 06h00
Foto: Reprodução

O Brasil é finalista da Copa América 2019. Na noite de hoje (2), a equipe comandada pelo treinador Tite venceu a Argentina por 2x0, gols de Gabriel Jesus e Roberto Firmino. O resultado garantiu a Seleção Brasileira na final da competição. No começo da primeira etapa, superioridade do Brasil. O placar foi inaugurado aos 18 minutos. Daniel Alves fez grande jogada ao dar um lençol em Acuña e driblar Paredes, Roberto Firmino recebeu o passe e cruzou rasteiro para Gabriel Jesus bater firme na bola e vencer o goleiro Armani. O jogo ficou mais equilibrado e a Argentina teve duas oportunidades de bola na trave. A primeira com Aguero e a segunda com Lionel Messi. Porém, os argentinos não conseguiram marcar gols. Aos 25 minutos do segundo tempo, Gabriel Jesus ganhou na velocidade para cima do zagueiro Otamendi e cruzou rasteiro para Roberto Firmino, que não desperdiçou a chance. Essa foi a 32ª vitória do Brasil sob o comando de Tite. O treinador disputará pela primeira vez uma partida no Maracanã. Classificado, o Brasil voltará a decidir a competição após 12 anos. A grande final da Copa América será no domingo (7), às 17h. O adversário da Seleção Brasileira sairá do confronto entre Chile e Peru, que será na quarta-feira (3), às 21h30, na Arena do Grêmio.

Filho é preso em flagrante por assassinar pai e mãe a golpes de facão

Terça - 02/07/2019 - 22h00
Foto: Reprodução | Berimbau Notícias

Nesta segunda-feira (1º), um jovem de 22 anos foi detido após assassinar os pais dentro de casa, na localidade Coqueiros de Arembepe, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. O edredom encharcado de sangue ainda estava no corredor da casa na manhã desta terça-feira (2). O cobertor foi usado para amarrar o policial militar da reserva Rinaldo César Bezerra, 62 anos, e a mulher dele, Raimunda da Conceição Souza, 45. O rapaz foi preso em flagrante pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Policiais da unidade foram acionados ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde ele deu entrada na noite de segunda. O caso é investigado pela 26ª Delegacia (Vila de Abrantes).

Homem é preso suspeito de matar sogro após confundir vítima com ladrão de galinhas

Terça - 02/07/2019 - 18h38
Foto: Ilustração

Um homem de 46 anos foi preso após matar o sogro com tiros de espingarda, na zona rural de Rafael Jambeiro. Conforme a Polícia Civil, o suspeito confundiu o sogro com um assaltante de galinhas. Segundo a polícia, o suspeito preparou uma emboscada durante a madrugada de domingo (30) para um homem que estaria roubando galinhas da fazenda dele. A vítima, identificada como João Gonçalves do Santos, de 77 anos, entrava na fazenda quando foi baleada. De acordo com a polícia, o suspeito descobriu que o homem baleado era o sogro quando foi até a porta da propriedade. Segundo o G1, o corpo de João Gonçalves foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, a 200 quilômetros de Salvador. Não há informações sobre o velório e sepultamento do idoso. A Polícia Civil informou que o suspeito confessou o crime, mas disse que ficou arrependido de ter feito a emboscada. Ele está preso na Central de Flagrante do Complexo de Delegacias do Sobradinho.j

Rio de Contas: Aposta feita na cidade fatura quase R$ 100 mil na quina de São João

Terça - 02/07/2019 - 13h00
Foto: Informe Sudoeste

Um apostador do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, é um dos ganhadores da Quina de São João. Segundo apurou o site Informe Sudoeste, a Caixa Econômica Federal (CEF) realizou o sorteio da quina, no dia 24 de junho e ninguém acertou os cinco números sorteados. Já em Rio de Contas o apostador realizou o jogo em uma Loteria da cidade e acertou 04 dezenas da Quina de São João, levando para casa o prêmio de R$ 97.451,79. Foram 1,5 mil apostas em todo Brasil e ninguém acertou as 05 dezenas. Os números sorteados foram: 17- 27 - 53 - 78 - 79. A CEF não informou o nome do ganhador.

Brumado: Polícia recupera motocicleta furtada no Bairro Olhos d’Água

Terça - 02/07/2019 - 12h00
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Por volta das 20h desta segunda-feira (01), após informações passadas pelo CICOM, o GRUPO B do PETO se deslocou até a zona rural, nas proximidades da entrada do Povoado de Campo Seco, para averiguar uma situação de uma motocicleta abandonada. No local, com orientação de populares, a guarnição encontrou, em meio à vegetação nativa, numa área de difícil acesso, uma motocicleta sem placa. Ao averiguar o chassi, foi constatado que a mesma foi furtada na última sexta-feira, 28, nas proximidades dos festejos de São Pedro do Bairro Olhos D’água. A guarnição encaminhou o veículo para a Delegacia Territorial para que as medidas cabíveis fossem adotadas.

Livramento: Prefeitura realiza mais pavimentações na área central do município

Terça - 02/07/2019 - 11h30
Foto: Divulgação

Foram iniciados na manhã da última segunda-feira (01), os serviços de terraplanagem para a pavimentação da Ladeira do Bonfim, suas travessas, e todas as ruas do Bairro Santa Teresinha, em Livramento de Nossa Senhora. A Ladeira do Bonfim, suas travessas e o bairro Santa Teresinha serão pavimentados simultaneamente. Todo trabalho está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Livramento com recursos próprios do município.

Foto: Divulgação

Festejos de São Pedro em Rio do Pires teve total segurança da Polícia Militar

Terça - 02/07/2019 - 11h00
Foto: Divulgação | Polícia Militar

O tradicional São Pedro da cidade de Rio do Pires aconteceu de 28 a 01 de julho. Varias atrações se apresentaram durante os quatro dias de festa. A 46ª CIPM atuou no Policiamento Ostensivo. De acordo informações do Comandante, Cap PM Vandilson Araújo,  duas ocorrências de vias de fato foi registrada e uma motocicleta roubada, sendo localizada nas imediações do evento.

Livramento: Homem sofre infarto fulminante em via pública no Bairro Estocada

Terça - 02/07/2019 - 10h00
Foto: Arquivo | Informe Sudoeste

Na noite desta segunda-feira (01), por volta das 22:00h, um homem identificado sendo Raimundo Almeida Santos, sofreu um infarto fulminante na Av. Gabriel do Santos Meira no Bairro Estocada em Livramento. Segundo informações passadas ao site Informe Sudoeste, uma equipe do SAMU 192 chegou a ser acionada, foi até o local e constatou o óbito. A Polícia Técnica esteve no local e removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

O 02 de Julho e a Independência da Bahia

Terça - 02/07/2019 - 09h00

A Independência do Brasil não se definiu com o discurso de D. Pedro I em Sete de Setembro de 1822. A Guerra da Independência ocorreu principalmente no Nordeste do País. As lutas no Recôncavo Baiano tiveram um papel chave na consolidação da Independência do Brasil. Em fevereiro de 1822, chegou de Portugal a designação do Brigadeiro Madeira de Mello para o comando das Armas, na Bahia. A Câmara Municipal negou-se a dar posse ao novo comandante. A partir de então, iniciou-se as lutas entre portugueses e brasileiros. Os soldados lusos tomaram Salvador. Os brasileiros cercaram a cidade e intensificaram a guerrilha urbana. O exército brasileiro conquistou gradativamente o controle das cidades do Recôncavo. Em Dois de julho de 1823, as tropas brasileiras entraram em Salvador, por isso, o decreto Imperial de 12 de agosto de 1831 declarou o dia 2 de julho de festividade nacional na Província da Bahia. A guerra pela Independência do Brasil na Bahia foi um conflito relativamente curto (pouco mais de um ano), mas foi um dos episódios mais importantes para a consolidação da ideia de unidade do território brasileiro. Basta lembrar que, sem a Bahia, o novo país perderia uma das mais ricas e estrategicamente bem localizadas províncias do território, comprometendo a adesão de todo o Norte (Maranhão e Pará) à causa da Independência. Para Portugal, o controle da Bahia poderia, por exemplo, permitir possíveis investidas de reconquistar o Brasil. Ou seja, o desfecho do conflito no solo baiano interessava muito a ambos os lados, e a vitória dos partidários da causa do Brasil na Bahia foi fundamental para definir o que somos hoje como nação.

Livramento: Após denúncia anônima homem é preso com drogas no Bairro Jurema

Terça - 02/07/2019 - 08h00
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Um homem foi preso por tráfico de drogas no bairro Jurema em Livramento, depois que a Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima. Nesta segunda-feira (01), por volta das 21:40h uma guarnição da 46ª CIPM incursionou à pé, para o local informado, afim de constatar a veracidade do fato. Chegando ao local dois indivíduos evadiram, dispensando uma sacola durante a fuga, contendo maconha e cocaína. Um deles foi alcançado ao entrar na casa de uma senhora e se esconder debaixo da cama. Após busca pessoal foi encontrado mais trouxas de cocaína. O material apreendido foi; 9 trouxas de maconha, 12 trouxas de cocaína, a quantia de 22 reais e Embalagens para entorpecentes. O material e o individuo foram levados pela policia para Delegacia de Brumado para que fosse tomada as medidas cabíveis.

Mulher é encontrada morta dentro de casa em Vitória da Conquista

Terça - 02/07/2019 - 07h00
Foto: WhatsApp | Informe Sudoeste

Uma mulher de 48 anos foi encontrada morta em sua residência neste domingo, 30, no bairro da Patagônia, em Vitória da Conquista. Segundo informações passadas ao Informe Sudoeste via Polícia Militar, o corpo foi encontrado após informações do Centro Integrado de Comunicação (Cicom). A vítima, ainda sem identificação, teria apresentado escoriações pelo corpo. Os PMs informaram que a mulher estaria desaparecida há um dia. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.